Exerce Função De Sujeito O Termo Destacado Em

Reza July 21, 2021
"Ela apareceu na sala de repente." O termo a destacado exerce a função

Quando nos referimos à função de sujeito em uma oração, estamos falando da palavra ou conjunto de palavras que realiza a ação descrita pelo verbo. Em outras palavras, o sujeito é o elemento principal da oração, que indica quem ou o que está realizando a ação ou sofrendo a ação do verbo.

Na língua portuguesa, a posição do sujeito na oração pode variar. Ele pode vir antes ou depois do verbo, e pode ser representado por um substantivo, pronome, numeral, oração subordinada ou até mesmo ser oculto. Porém, uma forma de identificar o sujeito é destacando o termo que exerce essa função.

Identificando o sujeito na oração

Para entendermos melhor como funciona a identificação do sujeito na oração, é importante lembrarmos a estrutura básica de uma oração em português, que é:

Sujeito + Verbo + Complemento

O complemento pode ser um objeto direto, objeto indireto, predicativo ou adjunto adverbial. Mas, nesse caso, vamos focar apenas no sujeito.

Para identificar o sujeito em uma oração, podemos utilizar algumas estratégias:

For more information, please click the button below.
  • Procurar o verbo e perguntar “quem” ou “o que” está realizando a ação;
  • Verificar se há um substantivo, pronome ou numeral que concorda em gênero e número com o verbo;
  • Observar se há uma oração subordinada que funciona como sujeito;
  • Analisar a estrutura da frase e identificar qual termo poderia exercer a função de sujeito.

Veja alguns exemplos:

  • O menino correu no parque.
  • Eles chegaram atrasados na reunião.
  • Os livros que eu comprei chegaram hoje.
  • Fazer exercícios físicos todos os dias é importante para a saúde.

No primeiro exemplo, o sujeito é “o menino”, que concorda em gênero e número com o verbo “correu”. No segundo exemplo, o sujeito é “eles”, que também concorda com o verbo “chegaram”. No terceiro exemplo, o sujeito é a oração subordinada “que eu comprei”, que funciona como sujeito da oração e concorda com o verbo “chegaram”. Já no quarto exemplo, o sujeito é a expressão infinitiva “fazer exercícios físicos todos os dias”, que é o núcleo do sujeito e concorda com o verbo “é”.

Termo destacado como sujeito

Quando a questão pede para identificar qual termo exerce função de sujeito em uma oração, significa que um dos termos da oração está sendo destacado para que possamos identificar sua função sintática. Esse termo pode ser um substantivo, pronome, numeral, oração subordinada ou até mesmo uma expressão verbal.

Vamos analisar um exemplo:

  • Comer frutas e verduras é importante para a saúde.

Nessa oração, o sujeito é a expressão “comer frutas e verduras”, que está sendo destacada na questão. Essa expressão é formada por um verbo no infinitivo (comer) e dois objetos diretos (frutas e verduras). O verbo no infinitivo é o núcleo do sujeito, que indica a ação realizada. Já os objetos diretos complementam o verbo, indicando o quê está sendo comido.

Outro exemplo:

  • Que você estude para a prova é fundamental.

Nessa oração, o sujeito é a oração subordinada “que você estude”, que funciona como sujeito da oração principal. A oração subordinada é introduzida pela conjunção “que”, e o verbo “estude” concorda com o sujeito, que está no singular.

Conclusão

Identificar o sujeito em uma oração é fundamental para entendermos qual é o elemento principal que realiza ou sofre a ação do verbo. Para isso, é preciso analisar a estrutura da frase e identificar qual termo está exercendo a função de sujeito. Em algumas questões, um dos termos da oração é destacado para que possamos identificar sua função sintática, o que pode ajudar na compreensão do texto e na resolução de exercícios de gramática.

FAQs

1. O sujeito sempre vem antes do verbo na oração?

Não necessariamente. Na língua portuguesa, o sujeito pode vir antes ou depois do verbo, dependendo da estrutura da frase e do tipo de oração. Em algumas construções, como as frases interrogativas e as frases com inversão de ordem, o sujeito pode vir depois do verbo.

2. É possível ter mais de um sujeito na mesma oração?

Sim, em alguns casos. Na língua portuguesa, é possível ter orações com sujeito composto, ou seja, dois ou mais termos que realizam a ação descrita pelo verbo. Por exemplo: “João e Maria foram ao cinema”. Nessa oração, o sujeito é composto pelos nomes próprios “João” e “Maria”, que concordam com o verbo “foram”.

3. O sujeito oculto sempre é representado pelo pronome “ele”?

Não necessariamente. O sujeito oculto pode ser representado por qualquer pessoa gramatical (eu, tu, ele, nós, vós, eles) ou até mesmo por um substantivo ou pronome que já tenha sido mencionado anteriormente no texto. Por exemplo: “Comprei uma casa nova. Fica perto do parque”. Nessa segunda frase, o sujeito oculto é “a casa”, que já foi mencionada anteriormente.

Related video of exerce função de sujeito o termo destacado em

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait