Exemplos De Voz Passiva Analítica

Reza February 10, 2023
Voz Passiva Analítica

A voz passiva analítica é um recurso linguístico utilizado para dar ênfase no objeto da ação em vez do sujeito que executa a ação. Ela é formada por um verbo auxiliar “ser” (ou “estar”) conjugado no mesmo tempo verbal do verbo principal, seguido pelo particípio passado do verbo principal.

Exemplo 1:

O sujeito executa a ação:

Ativo: O menino quebrou o vaso.

Passivo Analítico: O vaso foi quebrado pelo menino.

Nesse exemplo, o objeto da ação (“vaso”) é colocado em foco, enquanto o sujeito da ação (“menino”) é colocado em segundo plano.

Exemplo 2:

O objeto da ação executa a ação:

For more information, please click the button below.

Ativo: A tempestade danificou a casa.

Passivo Analítico: A casa foi danificada pela tempestade.

Nesse exemplo, o objeto da ação (“casa”) é colocado em foco, enquanto o sujeito da ação (“tempestade”) é colocado em segundo plano.

Exemplo 3:

O verbo principal é transitivo direto:

Ativo: O professor explicou a lição.

Passivo Analítico: A lição foi explicada pelo professor.

Nesse exemplo, o objeto direto da ação (“lição”) é colocado em foco, enquanto o sujeito da ação (“professor”) é colocado em segundo plano.

Exemplo 4:

O verbo principal é transitivo indireto:

Ativo: A mãe deu um presente ao filho.

Passivo Analítico: Um presente foi dado ao filho pela mãe.

Nesse exemplo, o objeto indireto da ação (“filho”) é colocado em foco, enquanto o sujeito da ação (“mãe”) é colocado em segundo plano.

Exemplo 5:

O verbo principal é intransitivo:

Ativo: O pássaro voou para longe.

Passivo Analítico: Para longe foi voado pelo pássaro.

Nesse exemplo, o verbo intransitivo (“voou”) é transformado em transitivo para que a voz passiva analítica seja possível. O objeto da ação (“para longe”) é colocado em foco, enquanto o sujeito da ação (“pássaro”) é colocado em segundo plano.

Exemplo 6:

O verbo principal é reflexivo:

Ativo: Eu me machuquei.

Passivo Analítico: Fui machucado por mim.

Nesse exemplo, o verbo reflexivo (“me machuquei”) é transformado em transitivo para que a voz passiva analítica seja possível. O objeto da ação (“mim”) é colocado em foco, enquanto o sujeito da ação (“eu”) é colocado em segundo plano.

Exemplo 7:

O verbo principal é pronominal:

Ativo: Eles se casaram.

Passivo Analítico: Foram casados por eles.

Nesse exemplo, o verbo pronominal (“se casaram”) é transformado em transitivo para que a voz passiva analítica seja possível. O objeto da ação (“eles”) é colocado em foco, enquanto o sujeito da ação (“se”) é colocado em segundo plano.

Exemplo 8:

O verbo principal é de ligação:

Ativo: Ele se tornou um médico.

Passivo Analítico: Um médico foi tornado por ele.

Nesse exemplo, o verbo de ligação (“se tornou”) é transformado em transitivo para que a voz passiva analítica seja possível. O objeto da ação (“um médico”) é colocado em foco, enquanto o sujeito da ação (“ele”) é colocado em segundo plano.

Exemplo 9:

O verbo auxiliar é “estar”:

Ativo: O menino está comendo bolo.

Passivo Analítico: O bolo está sendo comido pelo menino.

Nesse exemplo, o verbo auxiliar “estar” é utilizado para formar a voz passiva analítica. O objeto da ação (“bolo”) é colocado em foco, enquanto o sujeito da ação (“menino”) é colocado em segundo plano.

Exemplo 10:

O verbo principal está no gerúndio:

Ativo: Ele está pintando o quadro.

Passivo Analítico: O quadro está sendo pintado por ele.

Nesse exemplo, o verbo principal (“pintando”) está no gerúndio, mas mesmo assim é possível formar a voz passiva analítica utilizando o verbo auxiliar “estar”. O objeto da ação (“quadro”) é colocado em foco, enquanto o sujeito da ação (“ele”) é colocado em segundo plano.

Conclusão

A voz passiva analítica é uma ferramenta útil para dar ênfase no objeto da ação em vez do sujeito que executa a ação. Ela é formada por um verbo auxiliar conjugado no mesmo tempo verbal do verbo principal, seguido pelo particípio passado do verbo principal. É importante lembrar que nem todos os verbos podem ser utilizados na voz passiva analítica, e que a escolha entre voz ativa e voz passiva depende do contexto e da ênfase que se deseja dar na frase.

FAQs

1. Qual é a vantagem de usar a voz passiva analítica?

A voz passiva analítica é útil para dar ênfase no objeto da ação em vez do sujeito que executa a ação. Isso pode ser útil em situações em que o objeto da ação é mais importante para a mensagem que se quer transmitir, ou quando se quer evitar mencionar o sujeito que executa a ação por algum motivo.

2. Todos os verbos podem ser utilizados na voz passiva analítica?

Não, nem todos os verbos podem ser utilizados na voz passiva analítica. Em geral, apenas verbos transitivos e alguns verbos intransitivos podem ser utilizados nessa forma. Além disso, é importante lembrar que a escolha entre voz ativa e voz passiva depende do contexto e da ênfase que se deseja dar na frase.

3. É possível utilizar a voz passiva analítica em todos os tempos verbais?

Sim, é possível utilizar a voz passiva analítica em todos os tempos verbais. A forma como a voz passiva é formada muda de acordo com o tempo verbal utilizado, mas em geral é possível utilizar essa forma em qualquer tempo verbal.

Related video of exemplos de voz passiva analítica

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait