Exemplos De Solidariedade Mecânica E Orgânica

Reza May 29, 2022
SOLIDARIEDADE MECANICA E ORGANICA EM DURKHEIM YouTube

A solidariedade é um conceito sociológico que se refere à forma como as pessoas se relacionam e se apoiam mutuamente em uma sociedade. A solidariedade pode ser classificada em dois tipos principais: mecânica e orgânica. A solidariedade mecânica é caracterizada por uma forte coesão social, em que as pessoas compartilham dos mesmos valores, crenças e costumes. Já a solidariedade orgânica é baseada em uma interdependência funcional entre as pessoas, em que cada uma contribui para o funcionamento da sociedade de acordo com suas habilidades e funções.

Exemplos de Solidariedade Mecânica

A solidariedade mecânica é mais comum em sociedades tradicionais e rurais, onde a vida social é mais simples e as pessoas compartilham das mesmas tradições e valores. Alguns exemplos de solidariedade mecânica incluem:

  • Comunidades religiosas, em que as pessoas compartilham da mesma fé e seguem os mesmos preceitos religiosos;
  • Comunidades rurais, em que as pessoas compartilham das mesmas atividades econômicas e trabalham juntas para o bem da comunidade;
  • Grupos étnicos, em que as pessoas compartilham da mesma origem cultural e mantêm suas tradições e costumes;
  • Famílias, em que os membros compartilham do mesmo sobrenome e mantêm laços de parentesco;
  • Pequenas cidades e vilarejos, em que as pessoas se conhecem bem e mantêm relações próximas.

Exemplos de Solidariedade Orgânica

A solidariedade orgânica é mais comum em sociedades modernas e urbanas, onde as pessoas têm funções e papéis diferentes na sociedade. Alguns exemplos de solidariedade orgânica incluem:

  • Empresas, em que cada funcionário tem uma função específica e contribui para o sucesso da empresa como um todo;
  • Cidades grandes, em que as pessoas têm diferentes profissões e trabalham juntas para manter o funcionamento da cidade;
  • Países, em que as pessoas têm diferentes funções na sociedade e contribuem para o bem-estar do país como um todo;
  • Redes sociais, em que as pessoas têm diferentes papéis e contribuem para a criação de uma comunidade virtual.

Conclusão

A solidariedade é um conceito importante para entendermos como as pessoas se relacionam e se apoiam mutuamente em uma sociedade. A solidariedade mecânica e orgânica são dois tipos diferentes de solidariedade, que podem ser encontrados em diferentes tipos de sociedades. É importante notar que a solidariedade não é algo imutável e pode mudar ao longo do tempo e das transformações sociais.

FAQs

1. Qual é a diferença entre solidariedade mecânica e orgânica?

A solidariedade mecânica é baseada em uma forte coesão social, em que as pessoas compartilham dos mesmos valores, crenças e costumes. Já a solidariedade orgânica é baseada em uma interdependência funcional entre as pessoas, em que cada uma contribui para o funcionamento da sociedade de acordo com suas habilidades e funções.

2. Qual é o papel da solidariedade na sociedade?

A solidariedade é importante para o funcionamento da sociedade, pois ela permite que as pessoas se ajudem mutuamente e trabalhem juntas para o bem comum. A solidariedade pode ajudar a criar uma comunidade mais unida e colaborativa, em que as pessoas se importam umas com as outras.

For more information, please click the button below.

3. A solidariedade é algo imutável?

Não, a solidariedade não é algo imutável e pode mudar ao longo do tempo e das transformações sociais. Por exemplo, uma sociedade que antes era baseada em solidariedade mecânica pode se transformar em uma sociedade baseada em solidariedade orgânica à medida que a economia e a tecnologia evoluem.

Related video of exemplos de solidariedade mecânica e orgânica

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait