Exemplos De Sinais Icônicos E Arbitrários Em Libras

Reza May 30, 2021
Libras Ensine Suas Mãos A Falar Sinais

A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é uma língua natural utilizada pelas pessoas surdas no Brasil. Assim como qualquer outra língua, a Libras possui sinais que são formados por meio de dois tipos de conexões: icônicas e arbitrários. Os sinais icônicos são aqueles que possuem uma relação direta com o objeto ou ação que representam, enquanto os sinais arbitrários são aqueles que não possuem uma relação direta com o objeto ou ação que representam.

Sinais Icônicos em Libras

Os sinais icônicos são sinais formados a partir de uma relação direta com o objeto ou ação que representam. Eles são formados a partir da imitação do objeto ou da ação que se deseja representar. Alguns exemplos de sinais icônicos em Libras são:

  • Árvore: o sinal da árvore é formado por meio da representação dos galhos e das folhas.
  • Comer: o sinal de comer é formado por meio da representação do ato de levar a comida à boca.
  • Bicicleta: o sinal de bicicleta é formado por meio da representação do movimento das pernas pedalando.
  • Telefone: o sinal de telefone é formado por meio da representação do formato do aparelho e do movimento dos dedos ao digitar.

Sinais Arbitrários em Libras

Os sinais arbitrários são sinais que não possuem uma relação direta com o objeto ou ação que representam. Eles são formados a partir de uma convenção estabelecida pela comunidade surda para representar determinado objeto ou ação. Alguns exemplos de sinais arbitrários em Libras são:

  • Amor: o sinal de amor é formado por meio da junção do sinal de coração com o sinal de fazer carinho.
  • Escola: o sinal de escola é formado por meio da junção do sinal de livro com o sinal de aprender.
  • Televisão: o sinal de televisão é formado por meio da junção do sinal de olhar com o sinal de caixa.
  • Computador: o sinal de computador é formado por meio da junção do sinal de tela com o sinal de digitar.

Conclusão

A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é uma língua natural que possui sua própria estrutura gramatical e um vasto vocabulário de sinais. Os sinais em Libras são formados a partir de duas conexões: icônicas e arbitrários. Os sinais icônicos possuem uma relação direta com o objeto ou ação que representam, enquanto os sinais arbitrários são formados a partir de uma convenção estabelecida pela comunidade surda. É importante destacar que, assim como qualquer outra língua, a Libras é uma língua em constante evolução e que novos sinais podem ser criados a partir da necessidade da comunidade surda.

FAQs

1. Os sinais em Libras são os mesmos em todo o país?

Não necessariamente. Assim como em qualquer outra língua, existem variações regionais na Libras. Alguns sinais podem ter variações dependendo da região do país.

2. A criação de novos sinais em Libras é uma ação individual ou coletiva?

A criação de novos sinais em Libras pode ser tanto individual quanto coletiva. Muitas vezes, novos sinais são criados por indivíduos que necessitam de uma forma de se comunicar em determinada situação. No entanto, esses novos sinais só se tornam parte do vocabulário da comunidade surda se forem amplamente utilizados e reconhecidos pela comunidade.

For more information, please click the button below.

3. Os sinais em Libras são universais, ou seja, são compreendidos por todas as pessoas surdas em todo o mundo?

Não. Assim como em qualquer outra língua, existem variações regionais na Libras e também em outras línguas de sinais utilizadas em diferentes países. Alguns sinais podem ter variações dependendo do país ou região onde são utilizados.

Related video of exemplos de sinais icônicos e arbitrários em libras

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait