Exame Coprológico Funcional Para Que Serve?

Reza July 29, 2022
ANALISIS COPROLÓGICO FUNCIONAL Heces Química

O que é exame coprológico funcional?

O exame coprológico funcional é um exame laboratorial que tem como objetivo avaliar a função intestinal do paciente. Ele é composto por várias etapas, como a análise microscópica das fezes, a pesquisa de parasitas e a dosagem de enzimas digestivas.

Para que serve o exame coprológico funcional?

O exame coprológico funcional é utilizado para auxiliar no diagnóstico de diversas doenças, tais como:

  • Doenças inflamatórias intestinais, como a retocolite ulcerativa e a doença de Crohn;
  • Infecções intestinais, como a giardíase e a amebíase;
  • Intolerâncias alimentares, como a intolerância à lactose e a doença celíaca;
  • Disbiose intestinal;
  • Síndrome do intestino irritável;
  • Câncer colorretal.

Além disso, o exame coprológico funcional também pode ser utilizado para monitorar a eficácia do tratamento de algumas dessas doenças.

Como é feito o exame coprológico funcional?

O exame coprológico funcional é feito a partir de uma amostra de fezes do paciente, que deve ser coletada em um frasco estéril e enviado ao laboratório. O paciente deve seguir as orientações do médico ou do laboratório para a coleta correta da amostra. No laboratório, as fezes são analisadas microscopicamente para a detecção de parasitas e a presença de sangue oculto. Além disso, é feita a dosagem de enzimas digestivas, como a tripsina e a quimotripsina, para avaliar a absorção de nutrientes pelo intestino.

Quando o exame coprológico funcional deve ser realizado?

O exame coprológico funcional deve ser realizado sempre que houver suspeita de alguma doença intestinal, como as mencionadas anteriormente. Além disso, ele pode ser solicitado como parte de um check-up para avaliar a saúde intestinal de forma geral.

Conclusão

O exame coprológico funcional é um exame laboratorial importante para avaliar a função intestinal do paciente e auxiliar no diagnóstico de diversas doenças. Ele é feito a partir de uma amostra de fezes e inclui a análise microscópica, a pesquisa de parasitas e a dosagem de enzimas digestivas. O exame deve ser realizado sempre que houver suspeita de alguma doença intestinal ou como parte de um check-up para avaliar a saúde intestinal.

For more information, please click the button below.

FAQs

1. O exame coprológico funcional é doloroso?

Não, o exame coprológico funcional não é doloroso. Ele é feito a partir de uma amostra de fezes, que deve ser coletada em um frasco estéril e enviado ao laboratório para análise.

2. É preciso fazer algum preparo para o exame coprológico funcional?

Sim, para o exame coprológico funcional é necessário seguir algumas orientações para a coleta da amostra de fezes, que podem incluir evitar o uso de laxantes e de alguns alimentos antes do exame. O médico ou o laboratório devem fornecer as orientações corretas.

3. O exame coprológico funcional é suficiente para o diagnóstico de doenças intestinais?

Não, o exame coprológico funcional é apenas um dos exames que podem ser utilizados para auxiliar no diagnóstico de doenças intestinais. Ele deve ser avaliado em conjunto com outros exames e com a avaliação clínica do paciente pelo médico.

Related video of exame coprologico funcional para que serve

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait