Estrada De Ferro Central Do Brasil Tarsila Do Amaral

Reza November 11, 2021
Observe a obra Estrada de Ferro Central do Brasil, da pintora Tarsila

A Estrada de Ferro Central do Brasil foi uma das principais ferrovias do Brasil, que teve grande importância para o desenvolvimento econômico do país, no final do século XIX e início do século XX. A artista Tarsila do Amaral, uma das mais importantes pintoras brasileiras, retratou em sua obra a paisagem e as pessoas que viviam nas regiões cortadas pela ferrovia.

Estrada de Ferro Central do Brasil

A Estrada de Ferro Central do Brasil (EFCB) foi fundada em 1855, com o objetivo de ligar as províncias do Rio de Janeiro e Minas Gerais. A ferrovia, que passava por diversas cidades do interior do país, teve grande importância para o transporte de cargas e passageiros, impulsionando o desenvolvimento econômico de várias regiões.

A EFCB também foi importante para a integração do país, permitindo a ligação entre as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Em 1934, a ferrovia foi estatizada, passando a fazer parte da Rede Ferroviária Federal S.A. (RFFSA).

Tarsila do Amaral

Tarsila do Amaral (1886-1973) foi uma das mais importantes pintoras brasileiras do século XX. Nascida em Capivari, interior de São Paulo, Tarsila estudou artes na Europa e foi influenciada pelo movimento modernista. Sua obra é marcada pelo uso de cores vibrantes e formas geométricas, retratando a cultura e a paisagem brasileira.

Em 1924, Tarsila criou a obra “Abaporu”, que se tornou um símbolo do movimento modernista brasileiro. Em 1925, a artista se casou com o escritor Oswald de Andrade, que também era um importante nome do modernismo brasileiro.

Tarsila do Amaral e a Estrada de Ferro Central do Brasil

Tarsila do Amaral retratou em sua obra a paisagem e as pessoas que viviam nas regiões cortadas pela Estrada de Ferro Central do Brasil. Em 1924, a artista pintou a tela “Operários”, que mostra trabalhadores que construíam a ferrovia.

For more information, please click the button below.

Outra obra de Tarsila que retrata a ferrovia é “Trem de Ferro”, de 1924. A tela mostra o trem passando por uma paisagem árida, com montanhas ao fundo e um céu azul intenso. A composição da obra é marcada pela simplicidade das formas geométricas e pelo uso de cores fortes e contrastantes.

Em “A Locomotiva”, pintada em 1924, Tarsila retrata a locomotiva da Estrada de Ferro Central do Brasil em um ambiente de natureza exuberante. A obra mostra as linhas retas e a simplicidade da máquina contrastando com a complexidade da natureza.

Conclusão

A Estrada de Ferro Central do Brasil foi uma das principais ferrovias do Brasil, tendo grande importância para o desenvolvimento econômico e a integração do país. Tarsila do Amaral, uma das mais importantes pintoras brasileiras, retratou em suas obras a paisagem e as pessoas que viviam nas regiões cortadas pela ferrovia, deixando um importante legado para a arte brasileira.

FAQs

O que é a Estrada de Ferro Central do Brasil?

A Estrada de Ferro Central do Brasil foi uma das principais ferrovias do Brasil, que teve grande importância para o desenvolvimento econômico do país, no final do século XIX e início do século XX. A ferrovia, que passava por diversas cidades do interior do país, teve grande importância para o transporte de cargas e passageiros, impulsionando o desenvolvimento econômico de várias regiões.

Quem foi Tarsila do Amaral?

Tarsila do Amaral (1886-1973) foi uma das mais importantes pintoras brasileiras do século XX. Nascida em Capivari, interior de São Paulo, Tarsila estudou artes na Europa e foi influenciada pelo movimento modernista. Sua obra é marcada pelo uso de cores vibrantes e formas geométricas, retratando a cultura e a paisagem brasileira.

Quais obras de Tarsila do Amaral retratam a Estrada de Ferro Central do Brasil?

Tarsila do Amaral retratou em sua obra a paisagem e as pessoas que viviam nas regiões cortadas pela Estrada de Ferro Central do Brasil. Algumas de suas obras que retratam a ferrovia são “Operários”, “Trem de Ferro” e “A Locomotiva”.

Related video of estrada de ferro central do brasil tarsila do amaral

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait