Estar + Gerúndio Em Espanhol

Reza March 16, 2023
Gramática en español Estar + gerundio. Spanish grammar gerund

O verbo “estar” é usado em espanhol de várias maneiras, incluindo o uso com o gerúndio. O gerúndio é uma forma verbal que indica uma ação que está acontecendo no momento em que é dita ou escrita. Neste artigo, vamos explorar em detalhes o uso do “estar + gerúndio” em espanhol.

O que é o gerúndio?

O gerúndio é uma forma verbal que indica uma ação que está acontecendo no momento em que é dita ou escrita. Em espanhol, o gerúndio é formado adicionando “-ando” ao final de verbos regulares que terminam em “-ar” e adicionando “-iendo” ao final de verbos regulares que terminam em “-er” ou “-ir”.

Exemplos:

  • Hablar (falar) -> hablando (falando)
  • Comer (comer) -> comiendo (comendo)
  • Vivir (viver) -> viviendo (vivendo)

Como usar “estar + gerúndio” em espanhol?

Quando usamos “estar + gerúndio” em espanhol, estamos indicando que uma ação está acontecendo no momento em que é dita ou escrita. Este tempo verbal é chamado de “presente progressivo” ou “presente contínuo”.

Para formar o “estar + gerúndio” em espanhol, precisamos primeiro conjugar o verbo “estar” de acordo com o sujeito da frase e depois adicionar o gerúndio do verbo que indica a ação em progresso.

Exemplos:

For more information, please click the button below.
  • Yo estoy hablando (Eu estou falando)
  • Tú estás comiendo (Você está comendo)
  • Él/ella/usted está viviendo (Ele/ela/você está vivendo)
  • Nosotros estamos trabajando (Nós estamos trabalhando)
  • Ellos/ellas/ustedes están estudiando (Eles/elas/vocês estão estudando)

Observe que a forma conjugada do verbo “estar” muda de acordo com o sujeito da frase. Além disso, o gerúndio do verbo que indica a ação em progresso permanece o mesmo, independentemente do sujeito da frase.

Usos do “estar + gerúndio” em espanhol

O “estar + gerúndio” em espanhol é usado para indicar uma ação que está acontecendo no momento em que é dita ou escrita. Abaixo estão alguns exemplos de como podemos usar este tempo verbal na prática:

Para falar sobre ações em progresso

Exemplo:

  • Estoy escribiendo una carta (Estou escrevendo uma carta)

Neste exemplo, o falante está indicando que ele está escrevendo uma carta no momento em que está dizendo isso.

Para falar sobre ações temporárias

Exemplo:

  • Mi hermana está viviendo en España por tres meses (Minha irmã está vivendo na Espanha por três meses)

Neste exemplo, o falante está indicando que sua irmã está vivendo na Espanha temporariamente. A ação de viver na Espanha não é permanente, mas sim temporária.

Para falar sobre ações que não são habituais

Exemplo:

  • Normalmente no me gusta cocinar, pero hoy estoy cocinando una cena especial (Normalmente não gosto de cozinhar, mas hoje estou cozinhando um jantar especial)

Neste exemplo, o falante está indicando que normalmente ele não gosta de cozinhar, mas hoje ele está cozinhando uma refeição especial. A ação de cozinhar não é habitual para ele, mas está acontecendo agora.

Exemplos de frases com “estar + gerúndio” em espanhol

Abaixo estão alguns exemplos de frases com “estar + gerúndio” em espanhol:

  • Estoy leyendo un libro (Estou lendo um livro)
  • Estás escuchando música (Você está ouvindo música)
  • Está nevando afuera (Está nevando lá fora)
  • Estamos esperando el autobús (Estamos esperando o ônibus)
  • Están hablando por teléfono (Estão falando ao telefone)

Conclusão

O “estar + gerúndio” em espanhol é uma forma verbal usada para indicar uma ação que está acontecendo no momento em que é dita ou escrita. Esta forma verbal é chamada de “presente progressivo” ou “presente contínuo”. Para formar o “estar + gerúndio”, precisamos conjugar o verbo “estar” de acordo com o sujeito da frase e adicionar o gerúndio do verbo que indica a ação em progresso. Este tempo verbal é usado para falar sobre ações em progresso, ações temporárias e ações que não são habituais.

FAQs

1. Qual é a diferença entre o “estar + gerúndio” em espanhol e o “present continuous” em inglês?

O “estar + gerúndio” em espanhol é semelhante ao “present continuous” em inglês, pois ambos são usados para indicar uma ação que está acontecendo no momento em que é dita ou escrita. A principal diferença é que o “estar + gerúndio” é formado usando o verbo “estar” mais o gerúndio do verbo, enquanto o “present continuous” em inglês é formado usando o verbo “to be” mais o gerúndio do verbo. Além disso, o “present continuous” em inglês é usado com mais frequência do que o “estar + gerúndio” em espanhol.

2. Como posso praticar o “estar + gerúndio” em espanhol?

Para praticar o “estar + gerúndio” em espanhol, você pode criar frases que descrevam ações que estão acontecendo no momento em que você fala ou escreve. Além disso, você pode ouvir e repetir frases em espanhol que usam o “estar + gerúndio” para se acostumar com a forma verbal.

3. O “estar + gerúndio” em espanhol é usado em outros tempos verbais?

O “estar + gerúndio” em espanhol é usado apenas no tempo verbal presente progressivo ou presente contínuo. Para outros tempos verbais, usamos diferentes formas verbais em espanhol.

Related video of estar + gerundio em espanhol

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait