O Trovadorismo

Reza September 20, 2021
Trovadorismo 01. (ESPCEX) É correto afirmar sobre o Trovadorismo que a

O Trovadorismo é um movimento literário que surgiu na Europa Ocidental na época medieval, entre os séculos XII e XIII, e teve como principal característica a produção de poesias líricas e cantigas que eram cantadas pelos trovadores, que eram poetas que se dedicavam a escrever e a cantar suas próprias obras.

Características do Trovadorismo

Algumas características marcantes do Trovadorismo são:

  • Produção poética voltada para o amor cortês;
  • Uso frequente de figuras de linguagem, como metáforas e antíteses;
  • Utilização de uma linguagem culta e rebuscada, com o objetivo de mostrar a erudição do poeta;
  • Preocupação com a forma poética, com a utilização de estruturas poéticas como rima e métrica;
  • Presença de temas religiosos e mitológicos;
  • Valorização da mulher, que era vista como um ser idealizado e inatingível, a quem o trovador dedicava suas cantigas de amor.

As Cantigas de Amor e de Amigo

Dentre as principais produções poéticas do trovadorismo, destacam-se as cantigas de amor e de amigo.

A cantiga de amor era uma poesia em que o trovador expressava de forma subjetiva seus sentimentos amorosos por uma mulher, geralmente pertencente à nobreza. Nessa modalidade de poesia, o trovador se colocava em uma posição de submissão em relação à amada, a quem ele dedicava sua poesia.

Já a cantiga de amigo era uma poesia em que o trovador expressava os sentimentos amorosos de uma mulher em relação a um amigo, um irmão ou um primo. Nessa modalidade de poesia, a mulher se colocava em uma posição inferior ao homem, a quem ela desejava.

Escola de Sagres

A Escola de Sagres foi um movimento literário português que surgiu no século XIII, durante o período do trovadorismo. Essa escola foi formada por poetas que se dedicavam a escrever poesias que exaltavam as virtudes guerreiras e a coragem dos soldados portugueses.

For more information, please click the button below.

Os poetas da Escola de Sagres também utilizavam em suas poesias elementos da natureza, como o mar e as aves, para simbolizar a bravura e o heroísmo dos soldados portugueses.

Conclusão

O trovadorismo foi um movimento literário que teve grande importância na Europa Ocidental durante a Idade Média. Suas principais características foram a produção poética voltada para o amor cortês, a utilização de uma linguagem culta e rebuscada, a valorização da forma poética e a presença de temas religiosos e mitológicos. Dentre as principais produções poéticas do trovadorismo, destacam-se as cantigas de amor e de amigo. A Escola de Sagres foi um movimento literário português que surgiu durante o período do trovadorismo e que exaltava as virtudes guerreiras dos soldados portugueses.

FAQs

1. Qual a importância do trovadorismo na literatura ocidental?

O trovadorismo é considerado um dos primeiros movimentos literários da Europa Ocidental. Sua importância se dá pelo fato de que ele foi responsável por introduzir novas formas de expressão poética, como as cantigas de amor e de amigo, e por valorizar a linguagem culta e rebuscada.

2. Qual a relação entre o trovadorismo e a música?

O trovadorismo era um movimento literário que tinha uma forte relação com a música. As poesias produzidas pelos trovadores eram cantadas e acompanhadas por instrumentos musicais, como a viela e a harpa.

3. Qual a importância da Escola de Sagres para a literatura portuguesa?

A Escola de Sagres foi um movimento literário que teve grande importância para a literatura portuguesa, pois foi responsável por exaltar as virtudes guerreiras dos soldados portugueses e por introduzir elementos da natureza, como o mar e as aves, em suas poesias.

Related video of espcex é correto afirmar sobre o trovadorismo que

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait