Escreva O Diminutivo Das Palavras Abaixo

Reza September 27, 2022
LINGUA PORTUGUESA diminutivo Atividades Escolares

Introdução

Neste artigo, falaremos sobre como escrever o diminutivo das palavras em português. O diminutivo é uma forma de sufixo que indica uma redução de tamanho ou quantidade de algo. É usado em muitas situações diferentes na língua portuguesa, tanto para suavizar a linguagem quanto para expressar afeto. Existem regras específicas para formar diminutivos em português, e vamos abordá-las aqui neste artigo.

Regras para formar o diminutivo

Antes de escrever o diminutivo de uma palavra, é importante entender as regras básicas para formá-lo. Em português, existem três sufixos principais que são usados para criar o diminutivo: -inho, -zinho e -ito/-ita. Cada um desses sufixos é usado dependendo da terminação da palavra original.

1. Sufixo -inho/-inha

O sufixo -inho/-inha é usado para criar o diminutivo de palavras que terminam em vogais a, e, i, o, u, e também de algumas consoantes como -l, -m, -n, -r e -z. Veja alguns exemplos: – Gato -> Gatinho – Flor -> Florinha – Menino -> Menininho – Livro -> Livrinho – Coração -> Coraçãozinho

2. Sufixo -zinho/-zinha

O sufixo -zinho/-zinha é usado para criar o diminutivo de palavras que terminam em -s ou -z. Veja alguns exemplos: – Rapaz -> Rapazinho – País -> Paísinho – Luz -> Luzinha – Voz -> Vozinha

3. Sufixo -ito/-ita

O sufixo -ito/-ita é usado para criar o diminutivo de palavras que terminam em -a, -e, -i, -o, -u e algumas consoantes como -d, -l, -n, -r. Veja alguns exemplos: – Cama -> Caminha – Café -> Cafezito – Casa -> Casita – Pato -> Patito – Sapato -> Sapatinho

Exemplos de palavras com diminutivos

Agora que você já sabe as regras básicas para formar o diminutivo, vamos ver alguns exemplos de palavras com seus respectivos diminutivos: – Garrafa -> Garrafinha – Janela -> Janelinha – Pão -> Pãezinho – Amigo -> Amiguinho – Livro -> Livrinho – Cachorro -> Cachorrinho – Gato -> Gatinho – Peixe -> Peixinho – Criança -> Criançinha – Coração -> Coraçãozinho

For more information, please click the button below.

Conclusão

Escrever o diminutivo de uma palavra em português é fácil, desde que você siga as regras básicas de formação de diminutivos. Lembre-se de que existem três sufixos principais para criar diminutivos em português: -inho/-inha, -zinho/-zinha e -ito/-ita. Eles são usados dependendo da terminação da palavra original. Com essas informações, você poderá criar diminutivos para uma ampla variedade de palavras em português.

FAQs

1. Existe alguma outra forma de criar diminutivos em português?

Sim, existem outras formas de criar diminutivos em português, como o uso de sufixos menos comuns, como -eco/-eca, -ote/-ota, -ulo/-ula, entre outros. No entanto, esses sufixos são menos frequentes e geralmente são usados em situações específicas.

2. O diminutivo é sempre usado para expressar afeto?

Não necessariamente. Embora o diminutivo seja frequentemente usado para suavizar a linguagem ou expressar afeto, ele também pode ser usado para indicar uma redução de tamanho ou quantidade de algo.

3. O uso do diminutivo é comum em todas as regiões do Brasil?

Sim, o uso do diminutivo é comum em todas as regiões do Brasil e faz parte da língua portuguesa falada no país. No entanto, o uso do diminutivo pode variar de acordo com a região e o contexto social.

Related video of escreva o diminutivo das palavras abaixo

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait