Escreva As Fórmulas Estruturais E Moleculares Dos Seguintes Alcanos

Reza November 4, 2021
escreva as fórmulas estruturais e moleculares dos seguintes alcanos a

O que são alcanos?

Antes de responder à pergunta, é importante entender o que são alcanos. Os alcanos são hidrocarbonetos saturados, ou seja, são compostos formados apenas por átomos de carbono e hidrogênio, ligados por ligações covalentes simples.

Esses compostos são chamados de saturados porque apresentam o número máximo de hidrogênios possível em relação ao número de carbonos. Por exemplo, um alcano com três carbonos terá seis hidrogênios, porque cada carbono se liga a dois hidrogênios.

Os alcanos são importantes na indústria química e na produção de combustíveis, como a gasolina.

Fórmulas estruturais e moleculares dos alcanos

A seguir, serão apresentadas as fórmulas estruturais e moleculares de alguns alcanos:

METANO

O metano é o alcanos mais simples, composto por um átomo de carbono e quatro átomos de hidrogênio. Sua fórmula molecular é CH4.

Na fórmula estrutural do metano, cada hidrogênio se liga a um carbono por meio de uma ligação simples. O carbono, por sua vez, se liga a quatro hidrogênios.

For more information, please click the button below.

Fórmula molecular: CH4

Fórmula estrutural:

Fórmula estrutural do metano

ETANO

O etano é um alcanos com dois átomos de carbono e seis átomos de hidrogênio. Sua fórmula molecular é C2H6.

Na fórmula estrutural do etano, cada carbono se liga a três hidrogênios e a outro carbono por meio de ligações simples. Os hidrogênios se ligam aos carbonos por meio de ligações simples.

Fórmula molecular: C2H6

Fórmula estrutural:

Fórmula estrutural do etano

PROPANO

O propano é um alcanos com três átomos de carbono e oito átomos de hidrogênio. Sua fórmula molecular é C3H8.

Na fórmula estrutural do propano, cada carbono se liga a dois hidrogênios e a outro carbono por meio de ligações simples. O último carbono se liga a três hidrogênios.

Fórmula molecular: C3H8

Fórmula estrutural:

Fórmula estrutural do propano

BUTANO

O butano é um alcanos com quatro átomos de carbono e dez átomos de hidrogênio. Sua fórmula molecular é C4H10.

Na fórmula estrutural do butano, cada carbono se liga a dois hidrogênios e a outros dois carbonos por meio de ligações simples. Os hidrogênios se ligam aos carbonos por meio de ligações simples.

Fórmula molecular: C4H10

Fórmula estrutural:

Fórmula estrutural do butano

PENTANO

O pentano é um alcanos com cinco átomos de carbono e 12 átomos de hidrogênio. Sua fórmula molecular é C5H12.

Na fórmula estrutural do pentano, cada carbono se liga a dois hidrogênios e a outros dois carbonos por meio de ligações simples. O último carbono se liga a três hidrogênios.

Fórmula molecular: C5H12

Fórmula estrutural:

Fórmula estrutural do pentano

Conclusão

Os alcanos são compostos importantes na química e na indústria, e suas fórmulas moleculares e estruturais são fundamentais para o estudo desses compostos. É importante lembrar que os alcanos são compostos saturados, formados apenas por átomos de carbono e hidrogênio ligados por ligações covalentes simples.

FAQs

1. Quais são as propriedades físicas dos alcanos?

As propriedades físicas dos alcanos variam de acordo com o número de átomos de carbono em sua molécula. Em geral, os alcanos são compostos não polares, com baixos pontos de fusão e ebulição.

2. Qual é a função dos alcanos na indústria?

Os alcanos são importantes na indústria química, sendo utilizados na produção de combustíveis, como a gasolina, e na fabricação de plásticos, borrachas e outros materiais sintéticos.

3. Como os alcanos são utilizados na vida cotidiana?

Os alcanos são utilizados na vida cotidiana na forma de combustíveis, como o gás de cozinha e a gasolina, e em produtos como plásticos, borrachas e solventes. Além disso, alguns alcanos, como o metano, são utilizados como fonte de energia em usinas térmicas.

Related video of escreva as fórmulas estruturais e moleculares dos seguintes alcanos

blank

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait