Enem: Um Concurso Composto Por Cinco Etapas

Reza February 13, 2023
ENEM 2015 Um concurso é composto por cinco etapas. Cada etapa vale

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é um dos maiores concursos do país e é composto por cinco etapas. Neste texto, vamos explicar cada uma delas em detalhes.

Etapa 1: Inscrição

A primeira etapa do ENEM é a inscrição. Ela geralmente ocorre no mês de maio e é feita pela internet, no site oficial do exame. Durante a inscrição, os candidatos devem preencher um formulário com seus dados pessoais, escolher a língua estrangeira que desejam fazer na prova e informar se precisam de algum atendimento especial durante o exame.

Além disso, é necessário pagar uma taxa de inscrição, que geralmente é divulgada alguns meses antes do período de inscrição. Os estudantes que estão no último ano do ensino médio em escolas públicas são isentos da taxa.

Etapa 2: Provas

A segunda etapa do ENEM são as provas. Elas ocorrem em dois dias consecutivos, geralmente em novembro. No primeiro dia, os candidatos fazem as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, além da Redação. Já no segundo dia, são aplicadas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

As provas do ENEM são compostas por questões objetivas e uma redação. As questões objetivas têm cinco alternativas, sendo que apenas uma é correta. Já a redação deve seguir uma determinada estrutura e apresentar uma proposta de intervenção para o problema abordado no tema.

Etapa 3: Gabarito e Resultados Individuais

A terceira etapa do ENEM é a divulgação do gabarito oficial e dos resultados individuais. Geralmente, isso ocorre algumas semanas após a realização das provas. Os candidatos podem acessar seus resultados individuais pela internet, no site oficial do ENEM, informando seu número de inscrição e senha.

For more information, please click the button below.

Os resultados individuais do ENEM são compostos pelas notas das provas objetivas e da redação. As notas das provas objetivas vão de 0 a 1000 pontos, enquanto a nota da redação varia de 0 a 1000 pontos.

Etapa 4: Sisu

A quarta etapa do ENEM é o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Ele é um sistema informatizado do governo federal que usa as notas do ENEM para selecionar candidatos para vagas em instituições públicas de ensino superior.

Os estudantes que fizeram o ENEM e não tiraram zero na redação podem se inscrever no Sisu. Durante o período de inscrição, que geralmente ocorre no início do ano, os candidatos podem escolher até duas opções de curso, em ordem de preferência.

As inscrições são feitas pela internet, no site oficial do Sisu. Durante o processo de inscrição, os candidatos podem consultar as notas de corte dos cursos, que são atualizadas diariamente.

Etapa 5: Programa Universidade para Todos (Prouni)

A quinta e última etapa do ENEM é o Programa Universidade para Todos (Prouni). Ele é um programa do governo federal que oferece bolsas de estudo integrais e parciais em instituições de ensino superior particulares.

Assim como no Sisu, os estudantes que fizeram o ENEM e não tiraram zero na redação podem se inscrever no Prouni. Durante o período de inscrição, que geralmente ocorre no início do ano, os candidatos podem escolher até duas opções de curso, em ordem de preferência.

As inscrições são feitas pela internet, no site oficial do Prouni. Durante o processo de inscrição, os candidatos podem consultar as notas de corte dos cursos, que são atualizadas diariamente.

Conclusão

O ENEM é um concurso composto por cinco etapas: inscrição, provas, gabarito e resultados individuais, Sisu e Prouni. Cada uma dessas etapas tem sua importância e seu papel na seleção de candidatos para vagas em instituições de ensino superior públicas e particulares.

FAQs

1. Como posso me preparar para o ENEM?

Existem diversas formas de se preparar para o ENEM, como fazer simulados, estudar com materiais específicos para o exame e participar de programas de estudo oferecidos por instituições de ensino. Além disso, é importante ter uma rotina de estudos e dedicar-se ao máximo durante o período de preparação.

2. Quais são os critérios para ser beneficiado pelo Prouni?

Para ser beneficiado pelo Prouni, é necessário ter feito o ENEM e ter obtido uma nota mínima de 450 pontos nas provas objetivas e não ter zerado a redação. Além disso, é preciso atender a critérios socioeconômicos, como ter estudado o ensino médio completo em escola pública ou como bolsista integral em escola particular.

3. Como posso me inscrever no Sisu?

As inscrições para o Sisu são feitas pela internet, no site oficial do programa. Durante o período de inscrição, os candidatos devem informar seu número de inscrição e senha do ENEM e escolher até duas opções de curso, em ordem de preferência. É importante ficar atento aos prazos de inscrição e às notas de corte dos cursos desejados.

Related video of enem um concurso é composto por cinco etapas

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait