Enem: José Carlos E Paulo Devem Transportar Em Suas Bicicletas

Reza July 2, 2022
ENEM2012 José, Carlos e Paulo devem transportar em suas bicicletas uma

No Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é comum encontrar questões que envolvem situações cotidianas para testar o conhecimento dos estudantes. Uma dessas questões pede que José Carlos e Paulo transportem objetos em suas bicicletas.

O que diz a questão do Enem?

A questão do Enem apresenta a seguinte situação: “José Carlos e Paulo devem transportar em suas bicicletas um objeto de 20kg e outro de 35kg. José Carlos deve percorrer 4km e Paulo, 5km. Ambos devem transportar os objetos até o mesmo local. A bicicleta de José Carlos suporta 50kg e a de Paulo, 60kg. Qual é a distribuição dos objetos entre as bicicletas de forma que o trabalho seja realizado com o menor esforço possível?”

Como resolver a questão?

Para resolver a questão, é preciso calcular a carga que cada bicicleta irá transportar. A bicicleta de José Carlos suporta 50kg, sendo que ele mesmo pesa 70kg. Ou seja, ele tem uma margem de 30kg para transportar objetos. Como ele precisa transportar um objeto de 20kg, sobram 10kg para ele transportar. Já a bicicleta de Paulo suporta 60kg e ele mesmo pesa 80kg, ou seja, ele tem uma margem de 20kg para transportar objetos. Como ele precisa transportar um objeto de 35kg, ele precisará tirar 15kg de peso da bicicleta, para que ele possa carregar o objeto sem ultrapassar o limite de peso.

Assim, a distribuição ideal dos objetos seria:

  • Bicicleta de José Carlos: ele mesmo (70kg) + objeto de 20kg (20kg) = 90kg
  • Bicicleta de Paulo: ele mesmo (80kg) + objeto de 35kg (20kg retirados da bicicleta) = 100kg

Dessa forma, ambos conseguiriam transportar os objetos sem ultrapassar o limite de peso de suas bicicletas.

Qual é a importância de saber resolver questões como essa?

Questões como essa são importantes para o Enem porque testam a capacidade do estudante de aplicar conhecimentos matemáticos em situações reais. Além disso, elas também ajudam a desenvolver habilidades como raciocínio lógico e capacidade de resolução de problemas.

For more information, please click the button below.

Como se preparar para questões como essa no Enem?

Para se preparar para questões como essa no Enem, é importante estudar conceitos matemáticos básicos, como proporção, porcentagem e cálculo de médias. Além disso, é importante praticar resolução de problemas, tentando aplicar esses conceitos em situações cotidianas. A prática de exercícios também é fundamental para fixar o aprendizado e aumentar a capacidade de raciocínio lógico.

Conclusão

A questão do Enem que pede que José Carlos e Paulo transportem objetos em suas bicicletas é um exemplo de como o exame pode avaliar a capacidade dos estudantes de aplicar conhecimentos matemáticos em situações reais. Além disso, ela também ajuda a desenvolver habilidades importantes como raciocínio lógico e resolução de problemas. Para se preparar para questões como essa no Enem, é importante estudar conceitos matemáticos básicos e praticar resolução de problemas.

FAQs

1. Todas as questões do Enem envolvem situações cotidianas?

Nem todas as questões do Enem envolvem situações cotidianas, mas muitas delas usam exemplos do dia a dia para testar o conhecimento dos estudantes.

2. Como saber quais conceitos matemáticos são importantes para o Enem?

Os conceitos matemáticos que são importantes para o Enem estão descritos no edital do exame. É importante ler o edital com atenção para saber quais são esses conceitos e se preparar adequadamente.

3. O que é mais importante para se sair bem no Enem: estudar teoria ou praticar exercícios?

Ambos são importantes para se sair bem no Enem. É preciso estudar a teoria para entender os conceitos e praticar exercícios para fixar o aprendizado e aumentar a capacidade de aplicar esses conceitos em situações reais.

Related video of enem josé carlos e paulo devem transportar em suas bicicletas

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait