Enem: Estudo Realizado Pelo Ibge

Reza May 25, 2022
ENEM 2021 Em um estudo realizado pelo IBGE em quatro estados e no

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma das principais formas de acesso ao ensino superior no Brasil e, por isso, é muito importante compreender sua relevância na sociedade. Nesse sentido, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizou um estudo para entender melhor o perfil dos participantes do ENEM e os resultados obtidos por eles.

O que é o ENEM?

O ENEM é uma avaliação educacional desenvolvida pelo Ministério da Educação (MEC) com o objetivo de medir o desempenho dos estudantes do ensino médio em relação aos conteúdos programáticos previstos para essa etapa. Além disso, o exame é utilizado como critério de seleção para diversos programas do governo, como o Sistema de Seleção Unificada (SISU), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES).

O que o estudo do IBGE revelou sobre o ENEM?

O estudo realizado pelo IBGE teve como objetivo analisar o desempenho dos estudantes do ensino médio no ENEM e identificar as principais características dos participantes da prova. Entre os principais resultados obtidos, destacam-se:

  • Em 2019, cerca de 5 milhões de estudantes se inscreveram no ENEM;
  • As mulheres representam a maioria dos participantes (59,5%);
  • A maioria dos participantes tem entre 17 e 19 anos (47,8%);
  • A região Sudeste concentra o maior número de participantes (36,7%);
  • A maior parte dos participantes do ENEM é de escola pública (75,5%);
  • Apenas 2,7% dos participantes do ENEM têm renda familiar superior a 20 salários mínimos.

Qual é a importância do ENEM?

O ENEM é uma das principais formas de acesso ao ensino superior no Brasil e, por isso, tem grande importância na sociedade. Além de ser utilizado como critério de seleção para diversos programas do governo, como o SISU, o ProUni e o FIES, o exame também é utilizado por diversas instituições de ensino superior como forma de seleção de seus alunos.

Quais são os benefícios de participar do ENEM?

Participar do ENEM pode trazer diversos benefícios para os estudantes do ensino médio. Além de ser uma forma de avaliar o seu desempenho em relação aos conteúdos programáticos previstos para essa etapa, o exame também pode ser utilizado como critério de seleção para diversos programas do governo, como o SISU, o ProUni e o FIES. Além disso, muitas instituições de ensino superior utilizam o ENEM como forma de seleção de seus alunos, o que pode aumentar as chances de ingresso em uma universidade.

Conclusão

O estudo realizado pelo IBGE sobre o ENEM revelou importantes informações sobre o perfil dos participantes da prova e seu desempenho. Além disso, o estudo reforça a importância do exame como forma de acesso ao ensino superior no Brasil e destaca a necessidade de políticas públicas que garantam a igualdade de oportunidades para todos os estudantes.

For more information, please click the button below.

FAQs

1. Como me inscrevo no ENEM?

As inscrições para o ENEM são realizadas anualmente pelo site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

2. Qual é a nota mínima para passar no ENEM?

Não existe uma nota mínima para passar no ENEM, uma vez que o exame é utilizado como critério de seleção para diversos programas do governo e cada um deles possui suas próprias regras de seleção.

3. O ENEM é obrigatório?

Não, o ENEM não é obrigatório. No entanto, a participação no exame é necessária para se inscrever em programas do governo, como o SISU, o ProUni e o FIES.

Related video of enem em um estudo realizado pelo ibge

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait