Enem 2021 Em Um Estudo Realizado Pelo Ibge

Reza August 8, 2021
ENEM 2021 Em um estudo realizado pelo IBGE em quatro estados e no

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma das maiores provas do país e é realizada todos os anos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), autarquia do Ministério da Educação (MEC). O ENEM é utilizado como uma forma de ingresso em instituições de ensino superior e também é utilizado como forma de avaliação do ensino médio brasileiro. Em 2021, um estudo foi realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para entender melhor o perfil dos alunos que realizam o ENEM.

O estudo do IBGE

O estudo do IBGE foi realizado a partir dos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2019 e 2020, que é uma pesquisa realizada pelo próprio IBGE para entender a situação socioeconômica do país. Foram analisados dados de alunos que haviam realizado o ENEM em 2019 e 2020.

Os resultados do estudo mostraram que:

  • Em 2019, 5,1 milhões de estudantes realizaram o ENEM, enquanto em 2020 esse número caiu para 3,7 milhões, provavelmente devido à pandemia de COVID-19.
  • A maioria dos alunos que realizaram o ENEM em 2019 e 2020 eram mulheres, com uma proporção de 60,8% e 61,6%, respectivamente.
  • A maioria dos alunos que realizaram o ENEM em 2019 e 2020 eram brancos, com uma proporção de 43,8% e 46,2%, respectivamente.
  • A maioria dos alunos que realizaram o ENEM em 2019 e 2020 eram de famílias com renda de até dois salários mínimos, com uma proporção de 52,8% e 53,6%, respectivamente.
  • A maioria dos alunos que realizaram o ENEM em 2019 e 2020 haviam concluído o ensino médio, com uma proporção de 69,5% e 68,8%, respectivamente.
  • A maioria dos alunos que realizaram o ENEM em 2019 e 2020 haviam concluído o ensino médio em escolas públicas, com uma proporção de 80,3% e 79,2%, respectivamente.

Considerações

Os resultados do estudo do IBGE mostram que o perfil dos alunos que realizam o ENEM é predominantemente feminino, branco, de famílias com renda de até dois salários mínimos e que concluíram o ensino médio em escolas públicas. Esses resultados evidenciam as desigualdades sociais e raciais presentes no país, já que a maioria dos alunos que realizam o ENEM são justamente aqueles que possuem menos acesso à educação de qualidade.

Além disso, a queda no número de alunos que realizaram o ENEM em 2020 mostra os impactos da pandemia de COVID-19 na educação brasileira. Com as escolas fechadas e aulas remotas, muitos alunos tiveram dificuldades em manter o ritmo de estudos e se preparar para o exame.

Conclusão

O estudo realizado pelo IBGE sobre o perfil dos alunos que realizam o ENEM em 2019 e 2020 mostra a importância de se discutir as desigualdades sociais e raciais presentes no país e como elas se refletem no acesso à educação de qualidade. É necessário que políticas públicas sejam implementadas para garantir a todos os alunos o direito à educação e à preparação para o ENEM.

For more information, please click the button below.

FAQs

1. O ENEM é a única forma de ingresso nas universidades brasileiras?

Não, muitas universidades utilizam também o vestibular próprio como forma de ingresso, além de outras formas como o Sistema de Seleção Unificada (SISU) e o Programa Universidade para Todos (PROUNI).

2. O que é a PNAD?

A PNAD é a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para entender a situação socioeconômica do país.

3. Como a pandemia de COVID-19 afetou a educação brasileira?

A pandemia de COVID-19 fez com que as escolas fechassem e as aulas passassem a ser remotas, o que dificultou o acesso à educação de muitos alunos, especialmente aqueles que não possuem acesso à internet ou a equipamentos adequados para estudar em casa.

Related video of enem 2021 em um estudo realizado pelo ibge

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait