Enem 2019: Dizem Que Humboldt

Reza March 27, 2022
ENEM 2019, Dizem que Humboldt, naturalista do século XIX, maravilhado

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma das principais formas de ingresso em universidades públicas e privadas do Brasil. A cada ano, milhões de estudantes se preparam para realizar a prova, que é composta por quatro áreas de conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias.

No ano de 2019, o ENEM trouxe uma questão que gerou muita discussão entre os estudantes e a sociedade em geral. A questão em questão fazia referência ao naturalista alemão Alexander von Humboldt, que viveu no século XIX e é considerado um dos fundadores da geografia moderna. A pergunta era a seguinte:

Dizem que Humboldt

A partir dessa frase, o aluno deveria escolher a alternativa que completava o sentido da afirmação. As opções eram:

  1. estava sempre acompanhado de pesquisadores brasileiros em suas expedições;
  2. foi o responsável pela descoberta de jazidas de ouro em Minas Gerais;
  3. foi um dos primeiros cientistas a defender a ideia de que a natureza é uma rede interconectada;
  4. foi o criador do conceito de “raça” na biologia.

A resposta correta era a alternativa 3, que afirmava que Humboldt foi um dos primeiros cientistas a defender a ideia de que a natureza é uma rede interconectada. Essa ideia, que hoje é amplamente aceita, foi revolucionária para a época de Humboldt e influenciou diversas áreas do conhecimento, como a ecologia e a geografia.

Por que a questão gerou polêmica?

A questão sobre Humboldt gerou muita polêmica porque muitos estudantes não conheciam o naturalista alemão e não sabiam qual era a resposta correta. Além disso, houve críticas por parte de setores conservadores da sociedade que consideraram a questão “ideológica” e “esquerdista”.

No entanto, é importante destacar que o ENEM tem o objetivo de avaliar o conhecimento dos estudantes em relação às áreas de conhecimento que são trabalhadas no ensino médio, e a questão sobre Humboldt estava relacionada à área de Ciências Humanas e suas Tecnologias. Além disso, a figura de Humboldt é fundamental para a compreensão da história da ciência e da geografia.

For more information, please click the button below.

Quem foi Alexander von Humboldt?

Alexander von Humboldt (1769-1859) foi um naturalista, geógrafo e explorador alemão que realizou diversas expedições pelo mundo no século XIX. Ele é considerado um dos fundadores da geografia moderna e um dos maiores cientistas de sua época.

Humboldt viajou por diversos países, como México, Equador, Peru, Rússia e Estados Unidos, e fez importantes descobertas em áreas como botânica, geologia e climatologia. Ele também foi um defensor da ideia de que a natureza é uma rede interconectada e que as diferentes áreas do conhecimento devem trabalhar juntas para compreendê-la.

Além de suas contribuições científicas, Humboldt também foi um importante divulgador científico e influenciou muitos escritores e artistas de sua época, como Goethe e Poe.

Conclusão

A questão sobre Humboldt no ENEM 2019 gerou muita discussão e polêmica, mas é importante destacar que ela estava relacionada à área de Ciências Humanas e suas Tecnologias e tinha como objetivo avaliar o conhecimento dos estudantes em relação à figura do naturalista alemão. Alexander von Humboldt foi um dos maiores cientistas de sua época e suas contribuições para a geografia e outras áreas do conhecimento são fundamentais para a compreensão da história da ciência.

FAQs

1. Qual é a importância de estudar a figura de Alexander von Humboldt?

Alexander von Humboldt é considerado um dos fundadores da geografia moderna e um dos maiores cientistas de sua época. Suas contribuições para a compreensão da natureza como uma rede interconectada são fundamentais para diversas áreas do conhecimento, como a ecologia e a geografia. Além disso, Humboldt influenciou muitos escritores e artistas de sua época e é uma figura importante para a história da ciência.

2. Por que a questão sobre Humboldt gerou polêmica?

A questão sobre Humboldt gerou polêmica porque muitos estudantes não conheciam o naturalista alemão e não sabiam qual era a resposta correta. Além disso, houve críticas por parte de setores conservadores da sociedade que consideraram a questão “ideológica” e “esquerdista”. No entanto, é importante destacar que a questão estava relacionada à área de Ciências Humanas e suas Tecnologias e tinha como objetivo avaliar o conhecimento dos estudantes em relação à figura de Humboldt.

3. O ENEM é uma forma justa de avaliar o conhecimento dos estudantes?

O ENEM é uma das principais formas de ingresso em universidades públicas e privadas do Brasil e tem como objetivo avaliar o conhecimento dos estudantes em relação às áreas de conhecimento que são trabalhadas no ensino médio. No entanto, muitos estudantes e setores da sociedade questionam a validade do exame como forma de avaliação do ensino e do aprendizado. É importante que as discussões sobre a avaliação do ensino e do aprendizado sejam ampliadas e aprofundadas para que sejam encontradas formas mais justas e eficazes de avaliar o conhecimento dos estudantes.

Related video of enem 2019 dizem que humboldt

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait