Enem 2017: Fusível É Um Dispositivo

Reza March 6, 2022
ENEM 2017 Fusível é um dispositivo de proteção contra sobrecorrente

Introdução

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma avaliação realizada pelo Ministério da Educação (MEC) que tem como objetivo avaliar o desempenho dos estudantes que concluíram ou estão concluindo o ensino médio. No ano de 2017, o ENEM trouxe uma questão que abordava o fusível como um dispositivo. Neste texto, vamos explicar o que é um fusível, como ele funciona e qual é a sua importância.

O que é um fusível?

Um fusível é um dispositivo elétrico de proteção que tem como função proteger os circuitos elétricos contra sobrecargas e curtos-circuitos. Ele é composto por um filamento metálico (geralmente de chumbo) que se funde quando passa uma corrente elétrica muito alta, interrompendo o circuito e evitando danos aos equipamentos elétricos.

Como funciona um fusível?

O funcionamento do fusível é bastante simples. Quando a corrente elétrica que passa pelo circuito é muito alta, o filamento metálico do fusível esquenta e, em um determinado momento, se funde, interrompendo o circuito elétrico. Isso evita que a corrente elétrica continue passando e cause danos aos equipamentos.

Qual é a importância do fusível?

A importância do fusível está relacionada à sua função de proteger os equipamentos elétricos contra sobrecargas e curtos-circuitos. Sem ele, as correntes elétricas poderiam passar livremente pelos circuitos, causando danos aos equipamentos e até mesmo incêndios.

Conclusão

O fusível é um dispositivo elétrico de proteção que tem como função proteger os circuitos elétricos contra sobrecargas e curtos-circuitos. Ele é composto por um filamento metálico que se funde quando passa uma corrente elétrica muito alta, interrompendo o circuito e evitando danos aos equipamentos elétricos. A importância do fusível está relacionada à sua função de proteger os equipamentos elétricos contra sobrecargas e curtos-circuitos.

FAQs

1. Qual é a diferença entre fusível e disjuntor?

O fusível e o disjuntor são dispositivos de proteção elétrica que têm a mesma função: proteger os equipamentos elétricos contra sobrecargas e curtos-circuitos. A principal diferença entre eles é que o fusível é um dispositivo descartável, ou seja, depois que ele queima, é necessário substituí-lo por um novo. Já o disjuntor é um dispositivo rearmável, ou seja, depois que ele é acionado, basta religá-lo para que ele volte a funcionar.

For more information, please click the button below.

2. Como escolher o fusível correto para um equipamento elétrico?

Para escolher o fusível correto para um equipamento elétrico, é necessário levar em consideração a corrente elétrica que o equipamento consome. Os fabricantes geralmente informam qual é a corrente elétrica máxima que o equipamento pode suportar. Com essa informação em mãos, é possível escolher um fusível com uma corrente elétrica nominal um pouco acima da corrente elétrica máxima do equipamento.

3. Como saber se um fusível queimou?

Quando um fusível queima, o circuito elétrico é interrompido e o equipamento deixa de funcionar. Para saber se um fusível queimou, basta verificar se o equipamento está recebendo energia elétrica. Se ele estiver desligado, é possível trocar o fusível por um novo e verificar se o equipamento volta a funcionar. Se ele estiver ligado e mesmo assim não estiver funcionando, é possível que o problema seja outro e é recomendável chamar um eletricista para fazer uma avaliação mais detalhada.

Related video of enem 2017 fusivel é um dispositivo

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait