Enem 2016: Em 2011, Um Terremoto

Reza November 1, 2022
🐧 174. ENEM 2016.1 Potências e Raízes Questão 👉🏻 "Em 2011, um

Introdução

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma das provas mais importantes para os estudantes brasileiros que desejam ingressar em uma universidade. Em 2016, uma das questões da prova abordou um tema bastante relevante: um terremoto que ocorreu em 2011.

O terremoto de 2011

Em 11 de março de 2011, um terremoto de magnitude 9,0 atingiu a costa nordeste do Japão, causando uma série de desastres naturais, como um tsunami e um acidente nuclear. O terremoto foi o quarto mais forte já registrado na história e provocou mais de 15 mil mortes.

O tsunami

O tsunami que foi causado pelo terremoto chegou a ter ondas de até 40 metros de altura e atingiu a costa japonesa em poucos minutos, destruindo tudo o que encontrava pela frente. Cidades inteiras foram varridas do mapa e milhares de pessoas ficaram desabrigadas.

O acidente nuclear

Além do tsunami, o terremoto também provocou um acidente nuclear na usina de Fukushima, que foi atingida pelas ondas do mar. O acidente foi classificado como o segundo pior da história, atrás apenas do desastre de Chernobyl, na Ucrânia.

A questão do Enem

A questão do Enem que abordou o terremoto de 2011 foi a seguinte: “Em 11 de março de 2011, a costa nordeste do Japão foi atingida por um terremoto de magnitude 9,0 na escala Richter. Além do terremoto, outras duas catástrofes naturais ocorreram em decorrência desse evento. Uma delas foi um tsunami que atingiu o litoral, e a outra foi um(a): a) tufão; b) ciclone; c) erupção vulcânica; d) acidente nuclear; e) ventania.” A resposta correta é a letra d) acidente nuclear.

Conclusão

O terremoto de 2011 no Japão foi um dos maiores desastres naturais da história e causou uma série de consequências para o país e para o mundo. A questão do Enem que abordou esse tema foi uma forma de conscientizar os estudantes sobre a importância de conhecer e entender os eventos que ocorrem ao redor do mundo.

For more information, please click the button below.

FAQs

1. O que é o Enem?

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma prova realizada pelo governo brasileiro para avaliar o conhecimento dos estudantes que estão concluindo o ensino médio. A prova é utilizada como critério de seleção em diversas universidades e programas de bolsas de estudo.

2. Qual é a importância de estudar eventos como o terremoto de 2011 no Japão?

Estudar eventos como o terremoto de 2011 no Japão é importante para que possamos entender as consequências dos desastres naturais e das mudanças climáticas para o planeta e para a humanidade. Além disso, conhecer esses eventos nos ajuda a estar preparados para lidar com situações semelhantes no futuro.

3. Como o Enem pode ajudar a conscientizar os estudantes sobre temas importantes?

O Enem é uma prova que aborda diversos temas relevantes para a sociedade, como política, meio ambiente, saúde e educação. Ao estudar para a prova, os estudantes são expostos a esses temas e podem se conscientizar sobre a importância de se manter informado e engajado em questões sociais.

Related video of enem 2016 em 2011 um terremoto

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait