Enem 2015: A Palavra Biotecnologia

Reza February 12, 2022
Enem Mec A Palavra Biotecnologia EDUCA

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma das principais provas do país, utilizada como critério para ingresso em instituições de ensino superior. Em 2015, a prova trouxe uma questão relacionada ao termo “biotecnologia”. Neste texto, vamos explicar o que é biotecnologia e como ela pode ser aplicada em diversas áreas.

O que é biotecnologia?

Biotecnologia é um campo de estudo que utiliza organismos vivos para produzir bens e serviços. Ela é resultado da aplicação da ciência e da tecnologia na biologia, com o objetivo de solucionar problemas e melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Na prática, a biotecnologia pode ser utilizada em diversas áreas, como medicina, agricultura, meio ambiente, indústria alimentícia, entre outras. Ela pode ser dividida em duas grandes áreas: biotecnologia vermelha e biotecnologia branca.

Biotecnologia vermelha

A biotecnologia vermelha é a área que utiliza organismos vivos para produzir medicamentos, vacinas e terapias genéticas. Ela é responsável por criar soluções para doenças que ainda não possuem cura, como o câncer e a AIDS.

Além disso, a biotecnologia vermelha também pode ser utilizada para produzir alimentos funcionais, que possuem benefícios para a saúde, como iogurtes probióticos e leites enriquecidos com vitaminas.

Biotecnologia branca

Já a biotecnologia branca é a área que utiliza organismos vivos para produzir produtos químicos de uso industrial, como plásticos biodegradáveis e biocombustíveis. Esses produtos são menos nocivos ao meio ambiente e podem substituir os produzidos a partir de petróleo.

For more information, please click the button below.

Além disso, a biotecnologia branca também pode ser utilizada na produção de alimentos, como pães e cervejas, tornando-os mais saudáveis e nutritivos.

Como a biotecnologia é aplicada na medicina?

A biotecnologia é amplamente utilizada na medicina, principalmente na produção de medicamentos e terapias genéticas. Ela é responsável por criar soluções para doenças que ainda não possuem cura, como o câncer e a AIDS.

Um exemplo de medicamento produzido a partir da biotecnologia é a insulina, utilizada no tratamento de diabetes. Antes da produção da insulina recombinante (produzida a partir de bactérias modificadas geneticamente), a insulina era obtida a partir do pâncreas de animais, o que gerava problemas como rejeição e contaminação.

Além disso, a biotecnologia também é utilizada para produzir terapias genéticas, que podem corrigir defeitos genéticos e curar doenças. Um exemplo é a terapia CAR-T, utilizada no tratamento de alguns tipos de câncer. Essa terapia consiste em retirar células do sistema imunológico do paciente, modificá-las geneticamente em laboratório e, em seguida, reintroduzi-las no paciente para combater as células cancerígenas.

Como a biotecnologia é aplicada na agricultura?

A biotecnologia é amplamente utilizada na agricultura, principalmente na produção de sementes geneticamente modificadas. Essas sementes possuem características que as tornam mais resistentes a pragas e doenças, além de aumentarem o rendimento da colheita.

Um exemplo de semente geneticamente modificada é a soja Roundup Ready, que possui resistência ao herbicida Roundup. Isso permite que o herbicida seja utilizado para eliminar as plantas daninhas sem afetar a soja. Além disso, a soja Roundup Ready também possui um rendimento maior do que a soja convencional.

Outro exemplo de semente geneticamente modificada é o milho Bt, que possui um gene da bactéria Bacillus thuringiensis, que produz uma proteína tóxica para algumas pragas. Isso torna o milho mais resistente a essas pragas e reduz a necessidade de pesticidas.

Como a biotecnologia é aplicada no meio ambiente?

A biotecnologia é amplamente utilizada no meio ambiente, principalmente na produção de biocombustíveis e no tratamento de resíduos.

Os biocombustíveis são produzidos a partir de matérias-primas renováveis, como cana-de-açúcar e milho, e possuem menor impacto ambiental do que os combustíveis fósseis. Além disso, eles podem ser produzidos em regiões que não possuem reservas de petróleo, reduzindo a dependência de países produtores.

O tratamento de resíduos é outra aplicação da biotecnologia no meio ambiente. As bactérias são utilizadas para decompor os resíduos orgânicos, transformando-os em compostos que podem ser utilizados como adubo para plantas. Além disso, o tratamento de resíduos também pode ser utilizado para remover contaminantes do solo e da água.

Conclusão

A biotecnologia é um campo de estudo que utiliza organismos vivos para produzir bens e serviços. Ela pode ser aplicada em diversas áreas, como medicina, agricultura, meio ambiente e indústria alimentícia. Através da biotecnologia, é possível criar soluções para problemas e melhorar a qualidade de vida das pessoas, além de reduzir o impacto ambiental de algumas atividades humanas.

FAQs

1. Quais são as áreas de aplicação da biotecnologia?

A biotecnologia pode ser aplicada em diversas áreas, como medicina, agricultura, meio ambiente, indústria alimentícia, entre outras.

2. Como a biotecnologia é utilizada na agricultura?

A biotecnologia é amplamente utilizada na agricultura, principalmente na produção de sementes geneticamente modificadas. Essas sementes possuem características que as tornam mais resistentes a pragas e doenças, além de aumentarem o rendimento da colheita.

3. Quais são os benefícios dos biocombustíveis produzidos a partir da biotecnologia?

Os biocombustíveis são produzidos a partir de matérias-primas renováveis, como cana-de-açúcar e milho, e possuem menor impacto ambiental do que os combustíveis fósseis. Além disso, eles podem ser produzidos em regiões que não possuem reservas de petróleo, reduzindo a dependência de países produtores.

Related video of enem 2015 a palavra biotecnologia

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait