Empresa Brasileira De Infraestrutura Aeroportuária

Reza July 6, 2022
Dino cobra rapidez na ampliação do aeroporto Brasil 247

A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) é uma empresa pública brasileira, responsável pela administração e operação de diversos aeroportos no Brasil. Foi criada em 1972, e desde então, tem sido fundamental para o desenvolvimento do setor aéreo no país.

História

A Infraero foi criada em 1972, com o objetivo de gerenciar os aeroportos brasileiros. Na época, a empresa era responsável por 65 aeroportos, e contava com cerca de 4 mil funcionários.

Nos anos seguintes, a Infraero adquiriu novos aeroportos, e passou a investir em melhorias na infraestrutura aeroportuária do país. Em 2007, a empresa inaugurou o Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos – Governador André Franco Montoro, um dos mais importantes do país.

No entanto, nos últimos anos, a Infraero tem enfrentado dificuldades financeiras, devido à queda no número de passageiros nos aeroportos administrados pela empresa. Em 2019, o governo federal anunciou a intenção de privatizar a empresa.

Aeroportos administrados pela Infraero

Atualmente, a Infraero é responsável pela administração e operação de 42 aeroportos no Brasil, entre eles:

  • Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos – Governador André Franco Montoro
  • Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão – Antônio Carlos Jobim
  • Aeroporto Internacional de Brasília – Presidente Juscelino Kubitschek
  • Aeroporto Internacional de Belo Horizonte/Confins – Tancredo Neves
  • Aeroporto Internacional de Recife/Guararapes – Gilberto Freyre

Investimentos em infraestrutura aeroportuária

Desde a sua criação, a Infraero tem investido em melhorias na infraestrutura aeroportuária do país. Entre os principais investimentos realizados pela empresa, destacam-se:

For more information, please click the button below.
  • Construção de novos terminais de passageiros
  • Ampliação de pistas de pouso e decolagem
  • Instalação de sistemas de navegação aérea
  • Melhoria na sinalização e iluminação dos aeroportos
  • Implantação de sistemas de segurança

Privatização da Infraero

Em 2019, o governo federal anunciou a intenção de privatizar a Infraero. A medida faz parte de um plano do governo para reduzir o déficit fiscal do país, e melhorar a eficiência na gestão dos aeroportos brasileiros.

A privatização da Infraero ainda está em discussão, e não há previsão de quando a empresa será vendida. No entanto, o governo já anunciou que pretende vender a participação da Infraero em diversos aeroportos, como o Aeroporto Internacional de Guarulhos e o Aeroporto Internacional do Galeão.

Conclusão

A Infraero é uma empresa fundamental para o desenvolvimento do setor aéreo no Brasil. Desde a sua criação, tem investido em melhorias na infraestrutura aeroportuária do país, e é responsável pela administração e operação de diversos aeroportos brasileiros. No entanto, nos últimos anos, a empresa tem enfrentado dificuldades financeiras, e o governo federal anunciou a intenção de privatizá-la. A privatização da Infraero ainda está em discussão, mas deve gerar mudanças significativas na gestão dos aeroportos brasileiros.

FAQs

1. Quais aeroportos são administrados pela Infraero?

A Infraero é responsável pela administração e operação de 42 aeroportos no Brasil, entre eles o Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos – Governador André Franco Montoro, o Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão – Antônio Carlos Jobim e o Aeroporto Internacional de Brasília – Presidente Juscelino Kubitschek.

2. Por que a Infraero está sendo privatizada?

A privatização da Infraero faz parte de um plano do governo federal para reduzir o déficit fiscal do país, e melhorar a eficiência na gestão dos aeroportos brasileiros.

3. Quando a privatização da Infraero será concluída?

A privatização da Infraero ainda está em discussão, e não há previsão de quando a empresa será vendida. No entanto, o governo já anunciou que pretende vender a participação da Infraero em diversos aeroportos, como o Aeroporto Internacional de Guarulhos e o Aeroporto Internacional do Galeão.

Related video of empresa brasileira de infraestrutura aeroportuária

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait