Em Um Relâmpago A Carga Elétrica Envolvida Na Descarga

Reza June 10, 2021
Em um relâmpago, a carga elétrica envolvida na descarga atmosférica é

Introdução

Um relâmpago é um fenômeno natural que ocorre quando há uma descarga elétrica na atmosfera. Durante uma tempestade, as nuvens ficam eletricamente carregadas, e quando essa carga atinge um determinado nível, ocorre a descarga elétrica, que é o que chamamos de relâmpago. Neste artigo, vamos explicar em detalhes como funciona a carga elétrica envolvida na descarga de um relâmpago.

Carga elétrica nas nuvens

As nuvens são formadas por gotículas de água ou cristais de gelo que são transportados pelo ar. Durante uma tempestade, as nuvens ficam eletricamente carregadas devido ao atrito entre as gotículas de água ou cristais de gelo no interior da nuvem. Esse atrito faz com que alguns elétrons sejam transferidos entre as partículas, deixando a nuvem carregada negativamente na base e positivamente no topo.

O que é um raio?

Um raio é uma descarga elétrica que ocorre como resultado da diferença de potencial elétrico entre uma nuvem e a terra. Quando a carga elétrica na nuvem atinge um determinado nível, ocorre uma descarga elétrica, que é o que chamamos de raio. Essa descarga elétrica é uma forma de equilibrar a carga elétrica entre a nuvem e a terra.

Como ocorre a descarga elétrica?

Quando a carga elétrica na nuvem atinge um determinado nível, ocorre uma descarga elétrica. Essa descarga elétrica pode ocorrer entre duas nuvens, ou entre uma nuvem e a terra. Quando ocorre a descarga elétrica, os elétrons na nuvem são transferidos para a terra, criando uma corrente elétrica de alta intensidade.

Como é medida a carga elétrica de um relâmpago?

A carga elétrica de um relâmpago é medida em coulombs. Um coulomb é a quantidade de carga elétrica que passa por um ponto em um segundo, quando há uma corrente elétrica de um ampere. A carga elétrica de um relâmpago pode variar de alguns milhares a alguns bilhões de coulombs, dependendo da intensidade da descarga elétrica.

Conclusão

Em resumo, um relâmpago é uma descarga elétrica que ocorre quando a carga elétrica em uma nuvem atinge um determinado nível. Quando ocorre a descarga elétrica, os elétrons na nuvem são transferidos para a terra, criando uma corrente elétrica de alta intensidade. A carga elétrica de um relâmpago é medida em coulombs e pode variar de alguns milhares a alguns bilhões de coulombs.

For more information, please click the button below.

FAQs

1) O que causa a carga elétrica nas nuvens?

A carga elétrica nas nuvens é causada pelo atrito entre as gotículas de água ou cristais de gelo no interior da nuvem.

2) Qual é a intensidade da corrente elétrica em um relâmpago?

A intensidade da corrente elétrica em um relâmpago pode variar de algumas dezenas de milhares a algumas centenas de milhares de amperes.

3) O que é um coulomb?

Um coulomb é a quantidade de carga elétrica que passa por um ponto em um segundo, quando há uma corrente elétrica de um ampere.

Related video of em um relâmpago a carga elétrica envolvida na descarga

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait