Em Relação Ao Ensino Fundamental, Assinale A Alternativa Correta

Reza January 22, 2023
Assinale A Alternativa Que Indica Corretamente EDUCA

O ensino fundamental é uma etapa importante da educação básica, pois é onde os estudantes desenvolvem habilidades básicas de leitura, escrita e matemática. Além disso, é também um período em que a criança começa a descobrir o mundo ao seu redor e a formar sua personalidade.

O que é o ensino fundamental?

O ensino fundamental é uma etapa da educação básica que compreende nove anos de estudos, do 1º ao 9º ano. É obrigatório para todas as crianças brasileiras, a partir dos seis anos de idade, e tem como objetivo proporcionar uma formação básica comum a todos os estudantes, independente de sua origem social e cultural.

Qual é a duração do ensino fundamental?

O ensino fundamental tem duração de nove anos, divididos em duas fases:

  1. 1º ao 5º ano: primeira fase;
  2. 6º ao 9º ano: segunda fase.

Quais são as disciplinas do ensino fundamental?

O ensino fundamental abrange diversas disciplinas, que são divididas em áreas de conhecimento:

  • Língua Portuguesa;
  • Matemática;
  • Ciências;
  • Geografia;
  • História;
  • Artes;
  • Educação Física;
  • Ensino Religioso (opcional).

Qual é a importância do ensino fundamental?

O ensino fundamental é uma etapa fundamental da educação, pois é onde os estudantes desenvolvem habilidades básicas de leitura, escrita e matemática. Além disso, é também um período em que a criança começa a descobrir o mundo ao seu redor e a formar sua personalidade.

Uma educação de qualidade no ensino fundamental é essencial para o desenvolvimento social, econômico e cultural do país. É através do ensino fundamental que são formados os cidadãos críticos e conscientes, capazes de participar ativamente da sociedade.

For more information, please click the button below.

Quais são os objetivos do ensino fundamental?

O ensino fundamental tem como principais objetivos:

  • Desenvolver a capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;
  • Compreender a cidadania como participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando atitudes de solidariedade e cooperação;
  • Conhecer e valorizar a diversidade cultural, identificando-se como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente;
  • Desenvolver o senso crítico e reflexivo sobre o mundo e a sociedade em que vivemos;
  • Desenvolver habilidades e competências para a vida pessoal, profissional e social.

Assinale a alternativa correta em relação ao ensino fundamental

A alternativa correta em relação ao ensino fundamental é:

O ensino fundamental é obrigatório para todas as crianças brasileiras a partir dos seis anos de idade e tem duração de nove anos, divididos em duas fases: a primeira do 1º ao 5º ano e a segunda do 6º ao 9º ano. Ele tem como objetivos desenvolver a capacidade de aprender, compreender a cidadania, conhecer e valorizar a diversidade cultural, desenvolver o senso crítico e reflexivo sobre o mundo e desenvolver habilidades e competências para a vida pessoal, profissional e social.

Conclusão

O ensino fundamental é uma etapa importante da educação, pois é onde os estudantes desenvolvem habilidades básicas de leitura, escrita e matemática. Além disso, é também um período em que a criança começa a descobrir o mundo ao seu redor e a formar sua personalidade.

Uma educação de qualidade no ensino fundamental é essencial para o desenvolvimento social, econômico e cultural do país. É através do ensino fundamental que são formados os cidadãos críticos e conscientes, capazes de participar ativamente da sociedade.

FAQs

1. Qual é a idade mínima para ingressar no ensino fundamental?

A idade mínima para ingressar no ensino fundamental é de seis anos completos até o dia 31 de março do ano em que ocorrer a matrícula.

2. O que é o Plano Nacional de Educação (PNE)?

O Plano Nacional de Educação (PNE) é uma lei que estabelece metas e estratégias para a melhoria da educação no Brasil. O PNE tem vigência de 10 anos e foi aprovado em 2014.

3. Qual é a importância da educação inclusiva no ensino fundamental?

A educação inclusiva é importante no ensino fundamental pois garante que todas as crianças, independente de sua condição física, mental ou social, tenham acesso à educação de qualidade. Além disso, a educação inclusiva contribui para a formação de uma sociedade mais justa e igualitária.

Related video of em relação ao ensino fundamental assinale a alternativa correta

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait