Em Qual Recurso Expressivo Notamos A Ironia Presente Nessa Tirinha?

Reza May 25, 2022
Em qual recurso expressivo notamos a ironia presente nesta tirinha

Introdução

A ironia é uma figura de linguagem muito utilizada na comunicação verbal e escrita. Ela consiste em dizer o contrário do que se quer dizer, de forma sutil e muitas vezes sarcástica. Na tirinha em questão, é possível notar a presença de ironia em um dos recursos expressivos utilizados pelo autor.

Descrição da tirinha

A tirinha em questão é composta por três quadros, sendo que cada um apresenta um personagem diferente. No primeiro quadro, há um cachorro que está sentado, olhando para o espectador da tirinha. No segundo quadro, aparece um gato, que olha para o cachorro e diz: “Vi um cachorro azul hoje”. No terceiro quadro, o cachorro, ainda sentado, responde: “Azul? Isso é coisa de gato”.

Análise da ironia presente na tirinha

A ironia presente na tirinha está relacionada à fala do cachorro no terceiro quadro. Ao dizer que a cor azul é coisa de gato, o cachorro está sendo irônico, pois, na verdade, ele é que é azul. O recurso expressivo utilizado pelo autor para transmitir a ironia é a inversão da realidade. Ou seja, ele inverte a situação e faz com que o cachorro, que é azul, negue a cor azul atribuindo-a aos gatos.

Outros recursos expressivos utilizados na tirinha

Além da ironia, a tirinha também utiliza outros recursos expressivos para transmitir sua mensagem. São eles:

  • Personagens antropomorfizados: tanto o cachorro quanto o gato são representados com características humanas, como a fala e a capacidade de se expressar.
  • Quadrinhos: a tirinha é dividida em três quadros, que ajudam a organizar a história e a dar ritmo à narrativa.
  • Expressões faciais: os personagens apresentam expressões faciais que ajudam a transmitir suas emoções e pensamentos. Por exemplo, o cachorro parece confuso no terceiro quadro, enquanto o gato apresenta um olhar irônico.

Conclusão

A ironia é um recurso expressivo muito utilizado na comunicação verbal e escrita, e na tirinha em questão, ela está presente na fala do cachorro. O autor utiliza a inversão da realidade para transmitir a mensagem irônica, fazendo com que o cachorro negue uma característica que ele próprio possui. Além da ironia, a tirinha também utiliza outros recursos expressivos, como personagens antropomorfizados, quadrinhos e expressões faciais.

FAQs

1. Qual é o objetivo da ironia na tirinha?

O objetivo da ironia na tirinha é transmitir uma mensagem de forma sutil e sarcástica, fazendo com que o leitor reflita sobre a situação apresentada. No caso da tirinha em questão, a ironia é utilizada para mostrar a contradição entre a fala do cachorro e a sua própria cor.

For more information, please click the button below.

2. Como a ironia pode ser utilizada em outras formas de comunicação?

A ironia pode ser utilizada em diversos tipos de comunicação, como na literatura, no cinema, na televisão e na publicidade. Ela pode ser utilizada para transmitir uma mensagem de forma sutil e sarcástica, ou para mostrar uma contradição entre o que é dito e o que é feito. No entanto, é importante tomar cuidado para não ofender ou magoar o receptor da mensagem.

3. A ironia é sempre um recurso expressivo positivo?

Não necessariamente. A ironia pode ser utilizada de forma positiva, como na tirinha em questão, em que ela é utilizada para transmitir uma mensagem de forma sutil e bem-humorada. No entanto, ela também pode ser utilizada de forma negativa, como forma de agressão ou sarcasmo exagerado. Nesses casos, a ironia pode ser prejudicial e causar mal-entendidos ou conflitos.

Related video of em qual recurso expressivo notamos a ironia presente nessa tirinha

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait