Em Quais Ossos Da Face Estão Inseridos Os Dentes?

Reza April 7, 2022
Ossos da Face Anatomia Aplicada à Odontologia

Os dentes são estruturas fundamentais para a mastigação e fala, além de serem responsáveis por conferir beleza ao sorriso. Eles estão inseridos nos ossos da face, que formam a estrutura óssea da cavidade oral. Os ossos da face são:

Maxila

A maxila é um osso par que forma a maior parte do esqueleto da face. Ela é responsável por formar a base da cavidade nasal, assoalho da órbita ocular, parede lateral e inferior das fossas nasais e a maior parte do palato ósseo. Os dentes superiores, também conhecidos como dentes maxilares, estão inseridos na maxila.

Mandíbula

A mandíbula é um osso único, em forma de U, que forma o esqueleto da mandíbula inferior. Ela é responsável por sustentar os dentes inferiores, além de participar da articulação temporomandibular. A mandíbula é o único osso móvel da face.

Palatino

O osso palatino é um osso par que forma a parte posterior do palato ósseo. Ele é responsável por formar a parede lateral da cavidade nasal e o assoalho da órbita ocular.

Zigomático

O osso zigomático é um osso par que forma a proeminência da bochecha. Ele é responsável por formar a parede lateral da órbita ocular e pela inserção dos músculos da mastigação.

Lacrimal

O osso lacrimal é um osso par que forma a parede medial da órbita ocular. Ele é responsável por proteger o aparelho lacrimal, que produz as lágrimas.

For more information, please click the button below.

Nasal

O osso nasal é um osso par que forma a ponta do nariz e a raiz do nariz. Ele é responsável por proteger a cavidade nasal e dar forma ao nariz.

Vômer

O osso vômer é um osso único que forma a parte posterior do septo nasal. Ele é responsável por dividir a cavidade nasal em duas partes e permitir a passagem do ar.

Inferior nasal concha

Os ossos inferiores nasais são dois ossos que formam a parede lateral da cavidade nasal. Eles são responsáveis por aumentar a superfície interna da cavidade nasal e filtrar o ar.

A estrutura óssea da face é fundamental para a manutenção dos dentes e para a saúde bucal. Os dentes estão inseridos nos ossos da maxila e mandíbula, que sustentam e protegem as raízes dentárias. Além disso, os ossos da face desempenham outras funções, como proteger as cavidades nasais e os olhos.

1. Quantos ossos formam a estrutura óssea da face?

A estrutura óssea da face é formada por 14 ossos, incluindo a maxila, mandíbula, palatino, zigomático, lacrimal, nasal, vômer e ossos inferiores nasais.

2. Qual é a função dos ossos da face além de sustentar os dentes?

Os ossos da face também são responsáveis por proteger as cavidades nasais e os olhos, formar a base da cavidade nasal, o assoalho da órbita ocular e o palato ósseo, além de participar da articulação temporomandibular.

3. Qual é o único osso móvel da face?

A mandíbula é o único osso móvel da face. Ela é responsável pela mastigação e fala, além de participar da articulação temporomandibular.

Related video of em quais ossos da face estão inseridos os dentes

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait