Em Ervilhas A Cor Amarela É Dominante

Reza April 22, 2023
Ervilhas Amarelas Divididas Foto de Stock Imagem de colheita, colher

Quando se fala em genética, é comum ouvirmos falar sobre dominância, recessividade e alelos. No caso das ervilhas, é possível afirmar que a cor amarela é dominante. Mas o que isso significa?

Genética das ervilhas

A genética das ervilhas é muito estudada por serem uma espécie que apresenta características facilmente observáveis e controláveis em experimentos de laboratório. Foi com base em experimentos com ervilhas que o monge Gregor Mendel formulou as leis da hereditariedade, no século XIX.

As ervilhas possuem dois alelos que determinam a cor das sementes: um alelo para a cor amarela (A) e outro para a cor verde (a). Quando um indivíduo apresenta dois alelos amarelos (AA), ele é chamado de homozigoto dominante. Quando apresenta dois alelos verdes (aa), ele é chamado de homozigoto recessivo. E quando apresenta um alelo de cada cor (Aa), ele é chamado de heterozigoto.

Dominância

Quando um alelo é dominante, significa que ele se sobrepõe ao outro alelo em relação à expressão fenotípica da característica. Ou seja, mesmo que o indivíduo tenha um alelo recessivo, se ele tiver um alelo dominante, a característica será expressa de acordo com o alelo dominante.

No caso das ervilhas, a cor amarela é dominante porque, mesmo que o indivíduo tenha um alelo verde recessivo, se ele tiver um alelo amarelo dominante, a semente será amarela.

Genótipos e fenótipos

O genótipo é a composição genética de um indivíduo, ou seja, os alelos que ele possui para uma determinada característica. Já o fenótipo é a expressão visual ou funcional dessa característica.

For more information, please click the button below.

No caso das ervilhas, é possível ter os seguintes genótipos e fenótipos:

  • Homozigoto dominante (AA) – semente amarela
  • Homozigoto recessivo (aa) – semente verde
  • Heterozigoto (Aa) – semente amarela

Herança

A herança das características nas ervilhas segue as leis de Mendel. Essas leis afirmam que cada característica é determinada por um par de alelos, que se separam durante a formação dos gametas (óvulos e espermatozoides), de forma que cada gameta recebe apenas um alelo. Na fecundação, os gametas se unem formando um zigoto, que apresenta dois alelos para cada característica.

A primeira lei de Mendel, conhecida como lei da segregação, afirma que os alelos se separam durante a formação dos gametas. Já a segunda lei, conhecida como lei da segregação independente, afirma que diferentes características são herdadas de forma independente, ou seja, a herança de uma característica não influencia a herança de outra.

Conclusão

Em resumo, quando se afirma que em ervilhas a cor amarela é dominante, significa que, se um indivíduo tiver pelo menos um alelo amarelo, a semente será amarela. Isso se deve ao fato de que o alelo amarelo é dominante sobre o alelo verde recessivo.

FAQs

1. Todas as características das ervilhas seguem as leis de Mendel?

Não necessariamente. As leis de Mendel são válidas para características que são determinadas por apenas um par de alelos e que apresentam expressão fenotípica bem definida, como a cor das sementes. Para outras características, como a altura da planta, por exemplo, podem existir múltiplos alelos envolvidos ou influência de fatores ambientais, o que torna a herança mais complexa.

2. É possível ter uma planta de ervilha com sementes de cores diferentes?

Sim, é possível. Isso ocorre quando a planta é heterozigota para a característica da cor das sementes, ou seja, apresenta um alelo amarelo e um alelo verde. Nesse caso, a semente pode apresentar uma cor intermediária ou uma mistura de cores.

3. A dominância de um alelo é sempre completa?

Não necessariamente. Existem casos em que a dominância é incompleta, ou seja, o alelo dominante não se sobrepõe completamente ao alelo recessivo e a expressão fenotípica fica intermediária. Isso ocorre, por exemplo, na herança da cor das flores em algumas espécies de plantas.

Related video of em ervilhas a cor amarela é dominante

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait