Em 1947 A Organização Das Nações Unidas

Reza December 23, 2022
Enem 2007 Em 1947 A Organização Das Nações Unidas EDUCA

A Organização das Nações Unidas (ONU) foi fundada em 24 de outubro de 1945, após o fim da Segunda Guerra Mundial, com o objetivo de promover a cooperação internacional e a paz entre os países. O Brasil foi um dos países fundadores da ONU e é um dos seus membros mais ativos.

O que é a Organização das Nações Unidas?

A Organização das Nações Unidas (ONU) é uma organização internacional composta por 193 Estados membros. Seu objetivo é promover a cooperação entre os países em questões como a manutenção da paz e segurança internacional, o desenvolvimento econômico e social, a proteção dos direitos humanos e o meio ambiente.

A criação da ONU

A ONU foi criada após a Segunda Guerra Mundial, com o objetivo de evitar que ocorresse outra guerra mundial. A Liga das Nações, que havia sido criada após a Primeira Guerra Mundial com o mesmo objetivo, havia falhado em sua missão de manter a paz internacional.

Os líderes dos países vitoriosos da Segunda Guerra Mundial – Estados Unidos, Reino Unido, França e União Soviética – se reuniram em conferência em San Francisco, nos Estados Unidos, em 1945, para criar uma nova organização internacional que pudesse garantir a paz e a segurança mundial.

A ONU foi criada através da Carta das Nações Unidas, que foi assinada pelos representantes dos 50 países fundadores em 26 de junho de 1945, em São Francisco. A Carta entrou em vigor em 24 de outubro de 1945, após ser ratificada pela maioria dos países membros.

A estrutura da ONU

A ONU é composta por seis órgãos principais:

For more information, please click the button below.

1) Assembleia Geral

A Assembleia Geral é composta por todos os 193 Estados membros da ONU e é responsável por tomar decisões sobre questões importantes, como a aprovação do orçamento da ONU, a eleição dos membros do Conselho de Segurança e a admissão de novos membros.

2) Conselho de Segurança

O Conselho de Segurança é composto por 15 membros, sendo cinco membros permanentes – Estados Unidos, Reino Unido, França, Rússia e China – e dez membros não permanentes eleitos pela Assembleia Geral por períodos de dois anos. O Conselho é responsável por manter a paz e a segurança internacional e pode tomar medidas como a imposição de sanções ou o uso da força militar.

3) Secretariado

O Secretariado é liderado pelo Secretário-Geral da ONU, que é o chefe administrativo da organização. O Secretariado é responsável por implementar as decisões tomadas pela Assembleia Geral e pelo Conselho de Segurança, além de coordenar as atividades das agências da ONU.

4) Tribunal Internacional de Justiça

O Tribunal Internacional de Justiça é o principal órgão judicial da ONU e é responsável por resolver disputas legais entre os Estados membros.

5) Conselho Econômico e Social

O Conselho Econômico e Social é responsável por promover o desenvolvimento econômico e social dos países, além de coordenar as atividades das agências especializadas da ONU nessa área.

6) Agências Especializadas

A ONU conta com uma série de agências especializadas, como a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), que são responsáveis por questões específicas, como saúde, educação e proteção da infância.

O Brasil e a ONU

O Brasil foi um dos países fundadores da ONU e é um dos seus membros mais ativos. O país é um membro não permanente do Conselho de Segurança e já exerceu essa função por dez vezes.

O Brasil tem uma participação ativa em diversas agências especializadas da ONU, como a OMS, a UNESCO e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), e contribui significativamente para o orçamento da organização.

O Brasil também tem um papel importante na promoção dos direitos humanos e da paz internacional. O país é um dos principais defensores da reforma do Conselho de Segurança da ONU, buscando uma maior representatividade dos países em desenvolvimento no órgão.

Conclusão

A Organização das Nações Unidas foi criada em 1945 com o objetivo de promover a cooperação internacional e a paz entre os países. A ONU é composta por seis órgãos principais e conta com a participação de 193 Estados membros. O Brasil é um dos países fundadores da ONU e é um dos seus membros mais ativos, tendo um papel importante na promoção dos direitos humanos e da paz internacional.

FAQs

1) Quais são os objetivos da ONU?

Os objetivos da ONU são promover a cooperação entre os países em questões como a manutenção da paz e segurança internacional, o desenvolvimento econômico e social, a proteção dos direitos humanos e o meio ambiente.

2) Quantos países são membros da ONU?

A ONU conta com 193 Estados membros.

3) Qual é o papel do Brasil na ONU?

O Brasil é um dos países fundadores da ONU e é um dos seus membros mais ativos. O país tem um papel importante na promoção dos direitos humanos e da paz internacional, além de contribuir significativamente para o orçamento da organização e ser um membro não permanente do Conselho de Segurança.

Related video of em 1947 a organização das nações unidas

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait