Área Elétrica – Marginal Tietê

Reza September 16, 2021
Elétrica AREA Marginal Tietê PlugShare

Introdução

A Área Elétrica da Marginal Tietê é uma importante região de São Paulo responsável pela geração e distribuição de energia elétrica para toda a cidade. A região é composta por diversas usinas e subestações elétricas que garantem o fornecimento de energia para indústrias, comércios, residências e instituições públicas.

Usinas Elétricas da Marginal Tietê

As usinas elétricas da Marginal Tietê são responsáveis pela geração de energia elétrica. Existem três usinas na região, sendo elas:

Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira

A Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira é uma das maiores usinas hidrelétricas do Brasil, localizada no rio Paraná, na divisa entre São Paulo e Mato Grosso do Sul. A usina é capaz de gerar 3.444 MW de energia elétrica, o que corresponde a 3% de toda a energia elétrica gerada no país. A usina é operada pela Companhia Energética de São Paulo (CESP) e foi inaugurada em 1973.

Usina Hidrelétrica de Três Irmãos

A Usina Hidrelétrica de Três Irmãos é outra importante usina hidrelétrica da Marginal Tietê, localizada no rio Tietê, entre os municípios de Pereira Barreto e Andradina, no interior de São Paulo. A usina é capaz de gerar 807 MW de energia elétrica, o que corresponde a 0,8% de toda a energia elétrica gerada no país. A usina é operada pela CESP e foi inaugurada em 1991.

Usina Termelétrica de Piratininga

A Usina Termelétrica de Piratininga é uma usina termelétrica a gás natural localizada na Zona Oeste de São Paulo. A usina é capaz de gerar 1.200 MW de energia elétrica, o que corresponde a 1,2% de toda a energia elétrica gerada no país. A usina é operada pela Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) e foi inaugurada em 2001.

Subestações Elétricas da Marginal Tietê

Além das usinas elétricas, a Marginal Tietê também conta com diversas subestações elétricas que são responsáveis pela distribuição de energia elétrica para toda a cidade. As subestações recebem a energia elétrica gerada pelas usinas e a transformam em tensões menores para que possam ser distribuídas para os consumidores. Algumas das subestações elétricas mais importantes da Marginal Tietê são:

For more information, please click the button below.

Subestação Tietê

A Subestação Tietê é uma das maiores subestações elétricas da cidade de São Paulo, localizada na região da Marginal Tietê. A subestação é responsável por distribuir energia elétrica para toda a Zona Norte da cidade, atendendo mais de 3 milhões de habitantes. A subestação é operada pela Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL).

Subestação Barueri

A Subestação Barueri é outra importante subestação elétrica da Marginal Tietê, responsável por distribuir energia elétrica para a Zona Oeste da cidade de São Paulo e para os municípios de Barueri, Carapicuíba, Itapevi e Jandira. A subestação é operada pela Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL).

Subestação Pinheiros

A Subestação Pinheiros é uma das subestações mais antigas da cidade de São Paulo, localizada na região da Marginal Pinheiros. A subestação é responsável por distribuir energia elétrica para a região da Avenida Paulista e para os bairros de Pinheiros, Jardins e Cerqueira César. A subestação é operada pela Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL).

Conclusão

A Área Elétrica da Marginal Tietê é uma importante região de São Paulo responsável pela geração e distribuição de energia elétrica para toda a cidade. As usinas hidrelétricas de Ilha Solteira e Três Irmãos, além da termelétrica de Piratininga, são responsáveis pela geração de energia elétrica, enquanto as subestações elétricas são responsáveis pela distribuição da energia para os consumidores finais. A região é fundamental para garantir o suprimento de energia elétrica para a cidade de São Paulo e para o estado de São Paulo como um todo.

FAQs

1. A energia elétrica gerada na Marginal Tietê é suficiente para atender toda a cidade de São Paulo?

Sim, a energia elétrica gerada nas usinas da Marginal Tietê é suficiente para atender toda a cidade de São Paulo, bem como outras cidades do estado de São Paulo. Além das usinas da Marginal Tietê, o estado de São Paulo conta com outras usinas hidrelétricas, termelétricas e eólicas que garantem o suprimento de energia elétrica.

2. As subestações elétricas da Marginal Tietê são seguras?

Sim, as subestações elétricas da Marginal Tietê são seguras e seguem rigorosos padrões de segurança estabelecidos pelas agências reguladoras. As subestações são equipadas com sistemas de segurança que garantem a proteção dos trabalhadores e dos consumidores finais.

3. A energia elétrica gerada pelas usinas da Marginal Tietê é renovável?

A energia elétrica gerada pelas usinas hidrelétricas da Marginal Tietê é considerada uma fonte de energia renovável, pois é gerada a partir da força das águas dos rios. Já a energia elétrica gerada pela usina termelétrica de Piratininga é considerada uma fonte de energia não renovável, pois é gerada a partir da queima de combustíveis fósseis.

Related video of elétrica area – marginal tietê

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait