"E Também Chamada De Pendão Da Esperança"

Reza August 16, 2022
Coluna Acontecendo DIA DA BANDEIRA SALVE, LINDO PENDÃO DA ESPERANÇA...

A frase “E também chamada de pendão da esperança” refere-se a uma das formas de se referir à bandeira do Brasil. O termo “pendão” vem do latim “pennōne”, que significa “bandeira”. Já a palavra “esperança” transmite um sentimento de otimismo e confiança no futuro.

Origem da bandeira do Brasil

A bandeira do Brasil foi criada em 19 de novembro de 1889, poucos dias após a Proclamação da República, que aconteceu em 15 de novembro daquele ano. A primeira versão da bandeira era composta por um círculo azul no centro, com 21 estrelas brancas representando os estados brasileiros da época, em um fundo verde e amarelo.

Em 1992, a bandeira passou por uma atualização, com a inclusão de mais uma estrela, em representação do estado de Tocantins, que havia sido criado em 1988. Assim, a bandeira do Brasil passou a ter 27 estrelas.

Significado das cores da bandeira

A bandeira do Brasil é composta pelas cores verde, amarelo, azul e branco. Cada uma dessas cores tem um significado especial:

  • Verde: representa as matas e florestas brasileiras;
  • Amarelo: simboliza as riquezas minerais do país;
  • Azul: representa o céu brasileiro;
  • Branco: simboliza a paz e a união do povo brasileiro.

Simbolismo da bandeira do Brasil

A bandeira do Brasil é um dos símbolos nacionais mais importantes do país. Ela representa a soberania, a independência e a união do povo brasileiro. Cada elemento presente na bandeira tem um significado especial, que remete às riquezas naturais e culturais do país.

Além disso, a bandeira do Brasil também é um símbolo de esperança, como mencionado anteriormente. Ela representa a confiança no futuro, na capacidade do povo brasileiro de superar os desafios e construir um país melhor para todos.

For more information, please click the button below.

Curiosidades sobre a bandeira do Brasil

  • A bandeira do Brasil é uma das poucas bandeiras nacionais do mundo que apresentam uma esfera celeste em seu desenho;
  • Em 1889, quando a bandeira foi criada, a constelação do Cruzeiro do Sul tinha mais uma estrela do que atualmente. Por isso, a bandeira original tinha 21 estrelas, enquanto a atual tem 27;
  • A bandeira do Brasil é hasteada em diversos lugares do mundo, como em embaixadas brasileiras e navios da marinha;
  • A bandeira do Brasil é um dos símbolos nacionais mais respeitados pelos brasileiros, e o desrespeito à bandeira é considerado um crime previsto em lei.

Conclusão

A bandeira do Brasil é um dos símbolos nacionais mais importantes do país. Ela representa a soberania, a independência e a união do povo brasileiro, além de transmitir um sentimento de esperança e confiança no futuro. Cada elemento presente na bandeira tem um significado especial, que remete às riquezas naturais e culturais do país.

FAQs

1) Quem criou a bandeira do Brasil?

A bandeira do Brasil foi criada por um grupo de intelectuais em 1889, poucos dias após a Proclamação da República.

2) Quantas estrelas tem a bandeira do Brasil?

A bandeira do Brasil tem 27 estrelas, que representam os estados brasileiros.

3) Qual é o significado da cor verde na bandeira do Brasil?

A cor verde na bandeira do Brasil representa as matas e florestas brasileiras.

Related video of e também chamada de pendão da esperança

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait