O Que Significa "É De Cair Os Butiá Do Bolso"?

Reza October 27, 2022
Quadro Me Caiu Os Butiá Do Bolso Quadros Online

“É de cair os butiá do bolso” é uma expressão popular brasileira usada para expressar surpresa ou espanto em relação a algo que é muito caro ou valioso. A expressão é comumente usada em áreas rurais do Sul do Brasil, especialmente no Rio Grande do Sul.

Origem da expressão

A origem da expressão “é de cair os butiá do bolso” é incerta, mas existem algumas teorias a respeito. Uma delas é que se originou na época em que o Rio Grande do Sul era uma das principais regiões produtoras de erva-mate do Brasil. Na época, as pessoas costumavam colher butiás (frutas nativas da região) para se alimentar durante a colheita. Como as frutas eram muito valiosas, era comum guardar os butiás nos bolsos das roupas. Quando algo surpreendente ou assustador acontecia, as pessoas ficavam tão surpresas que os butiás caíam dos bolsos.

Outra teoria é que a expressão se originou no tempo em que as pessoas usavam bolsos de couro para guardar seus objetos de valor. Os butiás eram considerados objetos de valor, pois eram usados como alimento e também como remédio natural. Quando alguém era surpreendido por algo muito caro ou valioso, podia ficar tão espantado que os butiás caíam dos bolsos de couro.

Uso da expressão

A expressão “é de cair os butiá do bolso” é usada em situações em que algo é considerado muito caro ou valioso. Por exemplo, se alguém vê o preço de um carro de luxo e fica surpreso, pode dizer “nossa, é de cair os butiá do bolso”. A expressão também pode ser usada para expressar admiração por algo que é muito bonito ou impressionante.

A expressão é mais comum em áreas rurais do Sul do Brasil, mas também é conhecida em outras partes do país. Ela pode ser usada em conversas informais entre amigos e familiares, mas não é adequada para situações formais ou profissionais.

Exemplos de uso

  • Vi o preço daquele relógio de ouro e quase caíram os butiás do bolso.
  • Olha só esse vestido de noiva, é de cair os butiá do bolso!
  • Esse vinho é tão caro que quase caíram os butiá do bolso quando vi o preço.

Conclusão

Em resumo, “é de cair os butiá do bolso” é uma expressão popular brasileira usada para expressar surpresa ou espanto em relação a algo que é muito caro ou valioso. Embora a origem da expressão seja incerta, é comumente usada em áreas rurais do Sul do Brasil. A expressão não deve ser usada em situações formais ou profissionais, mas é adequada para conversas informais entre amigos e familiares.

For more information, please click the button below.

FAQs

1. Qual é o significado exato de “butiá”?

Butiá é uma fruta nativa da região Sul do Brasil. Ela tem uma casca dura e uma polpa suculenta e saborosa, e é frequentemente usada na culinária local.

2. A expressão “é de cair os butiá do bolso” é usada em outras regiões do Brasil além do Sul?

Sim, embora seja mais comum no Sul, a expressão é conhecida em outras partes do país.

3. Existem outras expressões populares brasileiras que têm um significado semelhante?

Sim, existem várias expressões populares brasileiras que são usadas para expressar surpresa ou espanto em relação a algo que é muito caro ou valioso. Algumas delas incluem “é de tirar o chapéu”, “é de cair o queixo” e “é de deixar o cabelo em pé”.

Related video of é de cair os butiá do bolso

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait