Dom Casmurro Resumo Por Capítulo

Reza May 24, 2022
Resumo Por Capitulo Do Livro Dom Casmurro Resenhas de Livros
Dom Casmurro é um romance escrito por Machado de Assis, publicado em 1899. É uma das obras mais importantes da literatura brasileira e mundial, e conta a história do personagem Bentinho, que se apaixona por Capitu, sua amiga de infância. No entanto, há uma suspeita de traição que paira sobre a história, e que é o ponto central do enredo. Neste resumo, vamos apresentar os principais acontecimentos do livro, capítulo por capítulo.

Capítulo 1: Do título

Neste capítulo, o narrador, que é o próprio Bentinho, explica o porquê do título do livro. Ele diz que é chamado de Dom Casmurro pelos vizinhos por ser uma pessoa solitária e mal-humorada. Ele também fala sobre a importância das lembranças e da saudade em sua vida.

Capítulo 2: Do meio de transporte

Neste capítulo, o narrador fala sobre a sua infância e sobre como conheceu Capitu. Ele relembra a primeira vez que a viu, no dia em que chegou à casa do pai, em Matacavalos. Ele descreve a cidade e os costumes da época, como o meio de transporte utilizado na região, que eram mulas.

Capítulo 3: Da nossa casa

Neste capítulo, o narrador fala sobre a sua casa em Matacavalos. Ele descreve o ambiente familiar e a rotina que tinha com a mãe, Dona Glória. Ele também fala sobre a relação que tinha com o pai, que era viúvo e tinha um filho mais velho. O narrador descreve o pai como uma pessoa rígida e autoritária.

Capítulo 4: De como minha mãe era alta

Neste capítulo, o narrador descreve a mãe, Dona Glória. Ele fala sobre a aparência física dela, que era alta e bonita. Ele também descreve a personalidade da mãe, que era carinhosa e protetora. O narrador conta uma história sobre uma festa que a mãe organizou para o filho mais velho, na qual ele se vestiu de anjo.

Capítulo 5: Do meu pai

Neste capítulo, o narrador fala sobre o pai, que era advogado e político. Ele descreve a personalidade do pai, que era uma pessoa austera e que impunha sua autoridade em casa. Ele também fala sobre a relação que tinha com o pai, que era distante e formal.

Capítulo 6: De como me casei

Neste capítulo, o narrador conta como foi o seu casamento com Capitu. Ele fala sobre a decisão que tomou de se tornar padre, e como a mãe se opôs a essa ideia. Ele também conta como conheceu Escobar, um amigo que o ajudou a conseguir o dote necessário para se casar com Capitu.

For more information, please click the button below.

Capítulo 7: O segredo

Neste capítulo, o narrador revela o segredo que permeia a história: a suspeita de traição de Capitu. Ele conta como começou a desconfiar da esposa, depois de perceber que o filho, Ezequiel, se parecia muito com Escobar. Ele também fala sobre as atitudes de Capitu, que mostravam que ela ainda tinha sentimentos por Escobar.

Capítulo 8: Do outro lado do rochedo

Neste capítulo, o narrador conta sobre um episódio em que Capitu e Escobar foram nadar do outro lado do rochedo, sem a permissão do pai dele. Ele descreve como ficou preocupado com a situação, e como isso aumentou a sua desconfiança em relação à esposa.

Capítulo 9: Do poço e da corda

Neste capítulo, o narrador conta sobre um episódio em que ele e Escobar foram até o poço da casa para recuperar a bola do filho. Ele descreve como Capitu ficou preocupada com a situação, e como isso aumentou ainda mais a sua desconfiança em relação à esposa.

Capítulo 10: De como os meus ciúmes tiveram um desfecho

Neste capítulo, o narrador fala sobre a sua decisão de confrontar Capitu em relação à suspeita de traição. Ele conta como foi a conversa entre eles, e como Capitu negou qualquer envolvimento com Escobar. O narrador também fala sobre a sua decisão de se afastar da esposa.

Capítulo 11: De como me retirei para a fazenda

Neste capítulo, o narrador conta como decidiu se afastar de Capitu e ir para a fazenda. Ele fala sobre a rotina que tinha lá, e como se sentia solitário e infeliz. Ele também descreve a presença de Sancha, uma vizinha que o visitava com frequência.

Capítulo 12: De como eu ia para a cidade

Neste capítulo, o narrador fala sobre as visitas que fazia à cidade, e como se sentia ao encontrar com Capitu e Escobar. Ele descreve como os dois eram próximos, e como isso aumentava a sua desconfiança em relação à esposa.

Capítulo 13: De como Sancha quis conhecer Capitu

Neste capítulo, o narrador conta sobre a visita de Sancha a Capitu. Ele descreve como se sentiu desconfortável com a situação, e como percebeu que as duas tinham uma relação de cumplicidade. Ele também fala sobre a decisão de se separar de Capitu.

Capítulo 14: De como voltei

Neste capítulo, o narrador conta sobre a sua volta para a cidade, e como se sentiu ao reencontrar Capitu e Escobar. Ele descreve como a esposa tentou retomar a relação, mas como ele se manteve firme em sua decisão de se separar. Ele também fala sobre a morte do pai, que deixou uma herança para ele.

Capítulo 15: Do testamento

Neste capítulo, o narrador fala sobre o testamento do pai, que deixou uma herança para ele. Ele descreve como ficou feliz com a notícia, mas como a relação com Capitu continuava tensa. Ele também fala sobre a morte de Escobar, que deixou Capitu ainda mais abalada.

Capítulo 16: Do fim

Neste capítulo, o narrador conta sobre o fim da história, e como se sentiu ao rever Capitu depois de muitos anos. Ele descreve como a esposa mudou fisicamente, mas como ainda tinha os mesmos olhos de antes. Ele também fala sobre a sua decisão de escrever o livro, como uma forma de contar a sua versão da história. Dom Casmurro é uma obra fundamental da literatura brasileira e mundial, que aborda temas como amor, ciúme e traição. A suspeita de traição de Capitu é o ponto central do enredo, e é um dos maiores mistérios da literatura brasileira. O livro é narrado por Bentinho, que é o próprio narrador, e é uma reflexão sobre a vida e as escolhas que fazemos.

1. Qual é o mistério em torno da história de Dom Casmurro?

O mistério em torno da história é a suspeita de traição de Capitu, que paira sobre a história e é o ponto central do enredo.

2. Quem é o narrador de Dom Casmurro?

O narrador de Dom Casmurro é o próprio Bentinho, que é o personagem principal da história.

3. Qual é a importância de Dom Casmurro na literatura brasileira?

Dom Casmurro é uma das obras mais importantes da literatura brasileira e mundial, e é considerada uma das principais obras do Realismo no Brasil. O livro aborda temas universais, como amor, ciúme e traição, e tem uma linguagem sofisticada e uma estrutura narrativa complexa.

Related video of dom casmurro resumo por capitulo

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait