Doenças Sexualmente Transmissíveis No Homem

Reza August 3, 2022
Doenças Sexualmente Transmissíveis

As doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) são infecções que se transmitem por meio de relações sexuais sem proteção, ou seja, sem o uso de preservativos. Elas podem ser causadas por vírus, bactérias ou parasitas, e afetam tanto homens quanto mulheres.

Principais doenças sexualmente transmissíveis no homem

Algumas das principais DSTs que afetam os homens são:

Clamídia

É uma infecção bacteriana que pode afetar tanto os homens quanto as mulheres. Ela é transmitida por meio de relações sexuais sem proteção e pode causar sintomas como dor ao urinar, corrimento e dor abdominal. Se não tratada, a clamídia pode levar a complicações como infertilidade e doença inflamatória pélvica.

Gonorreia

Também é uma infecção bacteriana que pode afetar os homens e as mulheres. Ela é transmitida por meio de relações sexuais sem proteção e pode causar sintomas como dor ao urinar, corrimento e dor na região anal ou genital. Se não tratada, a gonorreia pode levar a complicações como infertilidade e artrite.

Sífilis

É uma infecção bacteriana que afeta tanto os homens quanto as mulheres. Ela é transmitida por meio de relações sexuais sem proteção e pode causar sintomas como feridas nos órgãos genitais, manchas pelo corpo e febre. Se não tratada, a sífilis pode levar a complicações graves como cegueira, demência e morte.

HIV/AIDS

O HIV é um vírus que, se não tratado, pode levar à AIDS. Ele é transmitido por meio de relações sexuais sem proteção, compartilhamento de seringas contaminadas e de mãe para filho durante a gestação ou amamentação. Os sintomas iniciais do HIV podem ser semelhantes aos de uma gripe, mas com o tempo a doença pode afetar o sistema imunológico e levar a complicações graves como infecções oportunistas e câncer.

For more information, please click the button below.

Hepatites B e C

São infecções virais que afetam o fígado. Elas são transmitidas por meio de relações sexuais sem proteção, compartilhamento de seringas contaminadas, transfusão de sangue ou de mãe para filho durante a gestação ou amamentação. Os sintomas iniciais da hepatite B e C podem ser semelhantes aos de uma gripe, mas com o tempo a doença pode levar a complicações graves como cirrose e câncer de fígado.

Prevenção das DSTs no homem

Para prevenir as DSTs no homem, é importante adotar algumas medidas de proteção como:

  • Usar preservativo em todas as relações sexuais;
  • Evitar o compartilhamento de seringas;
  • Fazer exames de rotina para detectar possíveis infecções;
  • Ter relações sexuais apenas com parceiros que também fazem uso de preservativo e que realizam exames de rotina regularmente;
  • Evitar o consumo de álcool e drogas durante as relações sexuais, pois isso pode diminuir a capacidade de se proteger contra as DSTs.

Tratamento das DSTs no homem

O tratamento das DSTs no homem varia de acordo com o tipo de infecção. Em geral, as infecções bacterianas são tratadas com antibióticos, enquanto as infecções virais não têm cura, mas podem ser controladas com medicamentos antivirais. É importante lembrar que o tratamento deve ser iniciado o mais rápido possível, para evitar complicações e evitar a transmissão da doença para outras pessoas.

Conclusão

As DSTs são um problema de saúde pública que afeta tanto homens quanto mulheres. É importante adotar medidas de prevenção, como o uso de preservativo em todas as relações sexuais e a realização de exames de rotina, para evitar a transmissão das infecções e garantir uma vida sexual saudável. Em caso de suspeita de infecção, é importante procurar um médico o mais rápido possível para receber o tratamento adequado.

FAQs

1. Quais são os sintomas mais comuns das DSTs no homem?

Os sintomas mais comuns das DSTs no homem são dor ao urinar, corrimento, coceira e dor na região anal ou genital. No entanto, algumas DSTs podem não apresentar sintomas, o que torna ainda mais importante a realização de exames de rotina para detectar possíveis infecções.

2. É possível contrair uma DST mesmo usando preservativo?

O preservativo é uma das principais medidas de proteção contra as DSTs, mas ele não oferece uma proteção absoluta. Isso porque algumas infecções podem ser transmitidas por meio do contato com a pele ou de outras formas que não envolvem a penetração vaginal ou anal. Por isso, é importante adotar outras medidas de proteção, como a realização de exames de rotina e o uso de preservativo em todas as relações sexuais.

3. Quais são as complicações mais graves das DSTs no homem?

As complicações mais graves das DSTs no homem incluem infertilidade, doença inflamatória pélvica, artrite, cegueira, demência, cirrose e câncer de fígado. Por isso, é importante realizar exames de rotina e procurar um médico o mais rápido possível em caso de suspeita de infecção, para evitar complicações e garantir um tratamento adequado.

Related video of doenças sexuamente tramisivel no homem

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait