"Do Po Veio E Ao Po Voltara": O Significado Por Trás Da Expressão

Reza February 15, 2022
MENSAGENS MARAVILHOSAS O mal de muitas pessoas é achar

A expressão “Do po veio e ao po voltara” é bastante conhecida e utilizada no dia a dia. Ela tem origem em um trecho bíblico do livro de Gênesis, capítulo 3, versículo 19: “Com o suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado, porquanto és pó e em pó te tornarás”.

O que significa “Do po veio e ao po voltara”?

O significado da expressão é bastante claro: todos nós viemos do pó (ou da terra) e é para lá que iremos voltar. Ou seja, ela é uma referência à mortalidade humana e à finitude da vida.

Origem da expressão

Como mencionado acima, a expressão tem origem bíblica. Ela é uma tradução do trecho citado do livro de Gênesis, que faz parte do relato da criação do mundo na tradição judaico-cristã. Nesse sentido, a expressão é uma forma de relembrar a condição humana diante de Deus e de lembrar que, por mais que nos esforcemos, um dia voltaremos ao pó.

A expressão também tem origem em outras tradições, como a filosófica. Na Grécia antiga, por exemplo, a ideia da transitoriedade da vida e da mortalidade era bastante presente na filosofia de alguns pensadores, como Heráclito.

Significado filosófico

A expressão “Do po veio e ao po voltara” tem um significado filosófico muito forte. Ela nos lembra da nossa condição de seres mortais e finitos, e nos convida a refletir sobre o que realmente importa na vida.

A ideia de que tudo o que é material é passageiro e efêmero é bastante presente em algumas tradições filosóficas. Para o filósofo grego Epicuro, por exemplo, a morte não deve ser temida, já que ela não é nada para aquele que morre. A vida, para ele, deve ser aproveitada ao máximo, com prazer e sabedoria.

For more information, please click the button below.

Já para o filósofo alemão Martin Heidegger, a finitude humana é o que dá sentido à nossa existência. Para ele, a consciência da morte nos faz perceber a importância de vivermos autenticamente, de acordo com nossos valores e desejos mais profundos.

Significado religioso

Como mencionado acima, a expressão “Do po veio e ao po voltara” tem origem bíblica e, por isso, tem um forte significado religioso. Ela nos lembra da nossa condição de criaturas de Deus e da nossa responsabilidade diante dele.

Na tradição cristã, a ideia da morte como consequência do pecado original é bastante presente. Segundo a doutrina católica, por exemplo, a morte é uma consequência do pecado de Adão e Eva, que desobedeceram a Deus ao comerem do fruto proibido.

No entanto, a morte não é vista apenas como uma consequência do pecado, mas também como uma passagem para a vida eterna. Para os cristãos, a morte não é o fim da existência, mas sim o início de uma nova vida, em que estaremos para sempre com Deus.

Conclusão

A expressão “Do po veio e ao po voltara” é uma forma de lembrarmos da nossa condição humana e da nossa finitude. Ela nos convida a refletir sobre o que realmente importa na vida e a vivermos de forma autêntica e de acordo com nossos valores e desejos mais profundos.

FAQs

1. A expressão “Do po veio e ao po voltara” é usada apenas por religiosos?

Não. Embora a expressão tenha origem bíblica e um forte significado religioso, ela é utilizada por pessoas de diferentes origens e crenças, como forma de lembrar da mortalidade humana.

2. Qual é a importância de refletir sobre a finitude da vida?

Refletir sobre a finitude da vida pode nos ajudar a valorizar mais o tempo que temos e a vivermos de forma mais consciente e autêntica. Além disso, pode nos ajudar a lidar melhor com as perdas e com a inevitabilidade da morte.

3. Como lidar com a ideia da morte?

Lidar com a ideia da morte pode ser difícil, mas é importante lembrar que ela faz parte da condição humana. Algumas estratégias para lidar com a morte incluem: viver o presente de forma consciente, buscar apoio emocional em amigos e familiares, praticar atividades que nos tragam prazer e bem-estar, e buscar ajuda de profissionais, como psicólogos e terapeutas.

Related video of do po veio e ao po voltara

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait