Divisor De Corrente E Tensão

Reza September 10, 2022
Aula 13 06 Fundamentos Eletrotécnica Divisor de Tensão, Divisor de

O que é um divisor de corrente e tensão?

Um divisor de corrente e tensão é um circuito elétrico que pode ser utilizado para dividir a corrente elétrica ou a tensão elétrica em partes menores. Esses circuitos são muito importantes em eletrônica e são usados para uma variedade de aplicações. O divisor de corrente é um circuito elétrico que divide a corrente total que passa por ele em duas ou mais correntes menores. O divisor de tensão é um circuito elétrico que divide a tensão total que passa por ele em duas ou mais tensões menores.

Como funciona um divisor de corrente?

O divisor de corrente é formado por dois ou mais resistores conectados em série. A corrente elétrica que passa pelo circuito é dividida entre esses resistores de acordo com a sua resistência. A corrente que passa por cada resistor é proporcional à sua resistência, ou seja, quanto maior a resistência, menor será a corrente que passa por ele. Por exemplo, se tivermos dois resistores, R1 e R2, conectados em série, e uma corrente I passando pelo circuito, a corrente que passa por cada resistor será determinada pela Lei de Ohm: I1 = I x (R1 / (R1 + R2)) I2 = I x (R2 / (R1 + R2))

Como funciona um divisor de tensão?

O divisor de tensão é formado por dois ou mais resistores conectados em série. A tensão elétrica que passa pelo circuito é dividida entre esses resistores de acordo com a sua resistência. A tensão que fica entre dois resistores é proporcional à sua resistência, ou seja, quanto maior a resistência, maior será a tensão que fica entre eles. Por exemplo, se tivermos dois resistores, R1 e R2, conectados em série, e uma tensão V passando pelo circuito, a tensão que fica entre cada resistor será determinada pela Lei de Ohm: V1 = V x (R1 / (R1 + R2)) V2 = V x (R2 / (R1 + R2))

Qual é a aplicação de um divisor de corrente e tensão?

Os divisores de corrente e tensão têm muitas aplicações em eletrônica. Algumas das aplicações mais comuns incluem: – Divisão de tensão em sensores de temperatura e luminosidade; – Controle de ganho em amplificadores operacionais; – Controle de brilho em LEDs; – Controle de tensão em fontes de alimentação; – Controle de velocidade em motores elétricos.

Quais são as diferenças entre um divisor de corrente e um divisor de tensão?

Embora os divisores de corrente e tensão sejam circuitos similares, eles têm diferenças significativas em como funcionam e onde são aplicados: – O divisor de corrente divide a corrente elétrica, enquanto o divisor de tensão divide a tensão elétrica. – O divisor de corrente é composto por resistores conectados em série, enquanto o divisor de tensão é composto por resistores conectados em paralelo. – O divisor de corrente é usado para controlar correntes elétricas em circuitos, enquanto o divisor de tensão é usado para controlar tensões elétricas em circuitos.

Como calcular a resistência de um divisor de corrente?

Para calcular a resistência total de um divisor de corrente, basta somar as resistências dos resistores que compõem o circuito. Por exemplo, se tivermos dois resistores, R1 e R2, conectados em série, a resistência total será: Rtotal = R1 + R2

For more information, please click the button below.

Como calcular a resistência de um divisor de tensão?

Para calcular a resistência total de um divisor de tensão, basta somar as resistências inversas dos resistores que compõem o circuito e inverter o resultado. Por exemplo, se tivermos dois resistores, R1 e R2, conectados em paralelo, a resistência total será: Rtotal = 1 / ((1 / R1) + (1 / R2))

Conclusão

Os divisores de corrente e tensão são circuitos elétricos importantes em eletrônica e são usados em uma variedade de aplicações. O divisor de corrente divide a corrente elétrica em partes menores, enquanto o divisor de tensão divide a tensão elétrica em partes menores. Ambos os circuitos são compostos por resistores e são calculados utilizando a Lei de Ohm.

FAQs

1. O que é a Lei de Ohm?

A Lei de Ohm é uma lei física que descreve a relação entre a corrente elétrica, a tensão elétrica e a resistência elétrica de um circuito. Ela afirma que a corrente elétrica que passa por um circuito é diretamente proporcional à tensão elétrica aplicada e inversamente proporcional à resistência elétrica do circuito.

2. Como os divisores de corrente e tensão são usados em fontes de alimentação?

Os divisores de corrente e tensão podem ser usados em fontes de alimentação para controlar a tensão de saída. Por exemplo, um divisor de tensão pode ser usado para dividir a tensão de entrada em uma tensão menor que é adequada para o circuito que está sendo alimentado.

3. Como os divisores de corrente e tensão são usados em amplificadores operacionais?

Os divisores de corrente e tensão são usados em amplificadores operacionais para controlar o ganho do amplificador. Por exemplo, um divisor de tensão pode ser usado para ajustar a tensão de realimentação do amplificador, o que afeta o ganho do amplificador.

Related video of divisor de corrente e tensão

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait