Ditado: "Quem Pariu Mateus Que Balance"

Reza April 16, 2021
Quem pariu Mateus, que balance o berço.

O ditado popular “Quem pariu Mateus que balance” é uma expressão muito utilizada no Brasil para se referir a uma situação em que alguém deve assumir a responsabilidade por algo que fez ou que está acontecendo. É uma forma de dizer que a pessoa deve arcar com as consequências de seus atos.

Origem

A origem dessa expressão é incerta, mas existem algumas teorias. Uma delas diz que Mateus era um homem muito rico que costumava emprestar dinheiro a juros altos. Quando alguém não conseguia pagar a dívida, ele mandava seus capangas para cobrar na base da violência. Assim, quando alguém se queixava dessa situação, as pessoas diziam: “Quem pediu dinheiro emprestado a Mateus que balance”. Ou seja, quem se meteu com ele que arque com as consequências.

Outra teoria diz que a expressão surgiu a partir de uma história bíblica. Segundo essa versão, Mateus era um cobrador de impostos que decidiu seguir Jesus Cristo. Ao se converter, ele teria abandonado sua vida anterior e se dedicado a propagar a palavra de Deus. Assim, quando alguém criticava algo que ele havia feito no passado, as pessoas diziam: “Quem pariu Mateus que balance”. Ou seja, ele já havia mudado e não era justo julgá-lo por suas ações anteriores.

Significado

O ditado “Quem pariu Mateus que balance” significa que quem se envolveu em uma situação deve assumir a responsabilidade pelos seus atos e arcar com as consequências. É uma forma de dizer que a pessoa não pode se eximir da culpa ou da obrigação de resolver o problema que ela mesma causou.

Essa expressão é muito utilizada em situações em que alguém tenta colocar a culpa em outra pessoa ou em circunstâncias externas. Por exemplo, se um político é acusado de corrupção, seus aliados podem tentar justificar o comportamento dizendo que “todo mundo faz isso” ou que “a culpa é do sistema”. Nesse caso, alguém pode responder com o ditado “Quem pariu Mateus que balance”, para dizer que o político deve ser responsabilizado pelos seus atos e não pode se esconder atrás de desculpas.

Utilização

O ditado “Quem pariu Mateus que balance” é muito utilizado no Brasil, tanto na linguagem coloquial quanto na escrita. Ele pode ser usado em diversas situações, como:

For more information, please click the button below.
  • Quando alguém tenta colocar a culpa em outra pessoa;
  • Quando uma pessoa se recusa a arcar com as consequências de seus atos;
  • Quando alguém tenta justificar um comportamento inadequado;
  • Quando uma pessoa tenta se eximir da responsabilidade por algo que aconteceu.

Além disso, o ditado “Quem pariu Mateus que balance” também pode ser utilizado para incentivar as pessoas a assumirem suas responsabilidades. Por exemplo, um líder pode dizer a seus funcionários: “Não adianta colocar a culpa no colega de trabalho ou no sistema. Quem pariu Mateus que balance. Precisamos assumir nossas responsabilidades e fazer o nosso melhor para resolver o problema”.

Conclusão

O ditado “Quem pariu Mateus que balance” é uma expressão muito utilizada no Brasil para se referir a uma situação em que alguém deve assumir a responsabilidade por algo que fez ou que está acontecendo. Ele pode ser usado em diversas situações do cotidiano, tanto na linguagem coloquial quanto na escrita. Além disso, essa expressão pode ser utilizada para incentivar as pessoas a assumirem suas responsabilidades e a resolverem os problemas que elas mesmas causaram.

FAQs

1. O ditado “Quem pariu Mateus que balance” é usado apenas no Brasil?

Sim, essa expressão é típica do Brasil e não é comum em outros países.

2. Existe alguma variação desse ditado em outras regiões do Brasil?

Sim, em algumas regiões do país, o ditado é “Quem pariu João que o embale”. A essência da expressão é a mesma: quem causou o problema deve assumir a responsabilidade por ele.

3. O ditado “Quem pariu Mateus que balance” pode ser considerado ofensivo?

Não é comum que essa expressão seja considerada ofensiva, mas é importante lembrar que o contexto e a forma como ela é utilizada podem influenciar na interpretação. Algumas pessoas podem considerar o ditado rude ou agressivo, por isso é importante ter cuidado ao usá-lo.

Related video of ditado quem pariu mateus que balance

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait