Disserte Sobre O Conceito De Finalidade Última

Reza September 26, 2022
ENTENDEU DIREITO OU QUER QUE DESENHE ??? DIREITO CONCEITO

Para entendermos o conceito de finalidade última, precisamos primeiro entender a palavra “finalidade”. Finalidade é o propósito ou objetivo que uma pessoa ou coisa busca alcançar. É a razão pela qual algo é feito ou existe.

Já a finalidade última é o objetivo final, o propósito máximo que uma pessoa ou coisa busca alcançar. É o ponto mais alto, o ápice, o destino final de tudo o que é feito ou existe. É o objetivo supremo que dá sentido a todas as outras finalidades.

A finalidade última na filosofia

Na filosofia, a finalidade última é um conceito muito importante que está presente em diversas correntes filosóficas. Existem muitas teorias sobre qual seria essa finalidade última, mas em geral, podemos dizer que se trata de algo que transcende o mundo material e está relacionado com a busca pelo sentido da vida.

Para algumas correntes filosóficas, a finalidade última é Deus ou a divindade. Segundo essa visão, a vida humana só teria sentido se estivesse voltada para a busca e a contemplação da divindade. Outras correntes filosóficas, porém, não fazem referência a uma divindade, mas acreditam que a finalidade última está relacionada com a busca pela felicidade, pelo bem-estar e pela realização pessoal.

Na filosofia oriental, por exemplo, a finalidade última pode ser alcançada através da meditação e do autoconhecimento. Para os budistas, a finalidade última é a iluminação, ou seja, a superação do sofrimento e a realização da paz interior. Já para os hindus, a finalidade última é o moksha, que significa a libertação do ciclo de nascimentos e mortes.

A finalidade última na religião

Na religião, a finalidade última também é um conceito importante. Em geral, acredita-se que essa finalidade está relacionada com a salvação ou com a vida após a morte. A maioria das religiões acredita que a vida humana tem um propósito divino e que é necessário seguir certas regras e preceitos para alcançar essa finalidade última.

For more information, please click the button below.

Por exemplo, no cristianismo, a finalidade última é a salvação da alma e a vida eterna na presença de Deus. Para alcançar essa finalidade, é necessário seguir os ensinamentos de Jesus Cristo e aceitá-lo como salvador. Já no islamismo, a finalidade última é a submissão a Alá e a vida eterna no Paraíso. Para alcançar essa finalidade, é necessário seguir os mandamentos do Corão e praticar a caridade e a justiça.

A finalidade última na psicologia

Na psicologia, a finalidade última também é um conceito importante, mas com uma abordagem diferente. Segundo a teoria de Abraham Maslow, a finalidade última do ser humano é a autorrealização, ou seja, o desenvolvimento máximo de suas potencialidades e talentos.

Maslow propôs uma hierarquia das necessidades humanas, que começa com as necessidades mais básicas, como a alimentação e a segurança, e vai progredindo até as necessidades mais elevadas, como a autorrealização. Segundo ele, a autorrealização é alcançada quando todas as outras necessidades já foram satisfeitas.

Conclusão

Em resumo, a finalidade última é o objetivo final, o propósito máximo que uma pessoa ou coisa busca alcançar. Esse conceito está presente em diversas áreas do conhecimento, como a filosofia, a religião e a psicologia, e pode ter diferentes interpretações e abordagens. Para alguns, a finalidade última está relacionada com a busca pela divindade ou pela salvação, enquanto para outros está relacionada com a busca pela felicidade e pela realização pessoal. Independentemente da abordagem, a finalidade última é sempre um objetivo a ser alcançado, que dá sentido e propósito à vida.

FAQs

1. Qual é a finalidade última da vida?

Não há uma resposta única para essa pergunta, já que a finalidade última pode variar de acordo com as crenças e valores de cada pessoa. Alguns acreditam que a finalidade última está relacionada com a busca pela divindade ou pela salvação, enquanto outros acreditam que está relacionada com a busca pela felicidade e pela realização pessoal.

2. Por que a finalidade última é importante?

A finalidade última é importante porque dá sentido e propósito à vida. É o objetivo máximo que uma pessoa ou coisa busca alcançar, e é a partir dele que todas as outras finalidades são definidas. Ter uma finalidade última clara pode ajudar a tomar decisões importantes e a encontrar sentido em momentos difíceis.

3. Como descobrir qual é a minha finalidade última?

Descobrir qual é a sua finalidade última pode ser um processo longo e complexo, que envolve reflexão, autoconhecimento e muitas vezes, ajuda profissional. Algumas perguntas que podem ajudar nesse processo são: O que te faz feliz? O que te motiva? O que você gostaria de deixar como legado? Quais são seus talentos e habilidades? Refletir sobre essas questões pode ajudar a descobrir qual é o seu propósito de vida.

Related video of disserte sobre o conceito de finalidade última

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait