Diferença Entre Seres Unicelulares E Pluricelulares

Reza November 16, 2021
Cuadro comparativo compare organismo pluricelular y organismo

O que são seres unicelulares?

Seres unicelulares são organismos que possuem apenas uma célula, ou seja, são seres vivos microscópicos compostos por uma única unidade estrutural e funcional. Eles são considerados os primeiros seres vivos a surgir na Terra, há cerca de 3,5 bilhões de anos.

Os seres unicelulares podem ser encontrados em diversos ambientes, como solo, água doce, água salgada e até mesmo no corpo humano. Alguns exemplos de seres unicelulares são as bactérias, as algas unicelulares e os protozoários.

O que são seres pluricelulares?

Seres pluricelulares são organismos que possuem mais de uma célula, ou seja, são seres vivos compostos por diversas unidades estruturais e funcionais, que trabalham em conjunto para garantir a sobrevivência do organismo como um todo.

Os seres pluricelulares são mais evoluídos do que os seres unicelulares e apresentam uma grande diversidade de formas, tamanhos e funções. Eles podem ser encontrados em diversos ambientes, desde o ar até o fundo do oceano. Alguns exemplos de seres pluricelulares são os animais, as plantas e os fungos.

Principais diferenças entre seres unicelulares e pluricelulares

Existem diversas diferenças entre os seres unicelulares e pluricelulares, sendo as principais:

  • Número de células: seres unicelulares possuem apenas uma célula, enquanto seres pluricelulares possuem mais de uma célula;
  • Estrutura: seres unicelulares apresentam uma estrutura simples e homogênea, enquanto seres pluricelulares apresentam uma estrutura complexa e heterogênea;
  • Funções: seres unicelulares realizam todas as funções vitais em uma única célula, enquanto seres pluricelulares possuem células especializadas para realizar funções específicas;
  • Reprodução: seres unicelulares se reproduzem por divisão celular simples, enquanto seres pluricelulares podem se reproduzir de diversas formas, como por meio de células reprodutivas especializadas ou por fragmentação;
  • Tamanho: seres unicelulares são geralmente microscópicos, enquanto seres pluricelulares podem ser microscópicos ou macroscópicos.

Exemplos de seres unicelulares e pluricelulares

Alguns exemplos de seres unicelulares são:

For more information, please click the button below.
  • Bactérias;
  • Algas unicelulares;
  • Protozoários;
  • Leveduras;
  • Amibas.

Alguns exemplos de seres pluricelulares são:

  • Animais;
  • Plantas;
  • Fungos;
  • Algas multicelulares;
  • Cianobactérias multicelulares.

Importância dos seres unicelulares e pluricelulares

Tanto os seres unicelulares quanto os seres pluricelulares são extremamente importantes para a vida na Terra. Os seres unicelulares são responsáveis por diversas funções vitais, como a decomposição de matéria orgânica, a fixação de nitrogênio na atmosfera e a produção de oxigênio por meio da fotossíntese.

Os seres pluricelulares, por sua vez, são responsáveis por manter o equilíbrio ecológico e garantir a sobrevivência de outras espécies. As plantas, por exemplo, são responsáveis pela produção de oxigênio e pela fixação de carbono, enquanto os animais são responsáveis pela dispersão de sementes e pela polinização das flores.

Conclusão

Em resumo, os seres unicelulares são organismos compostos por apenas uma célula, enquanto os seres pluricelulares são compostos por diversas células. As principais diferenças entre eles estão no número de células, na estrutura, nas funções, na reprodução e no tamanho. Ambos os tipos de seres vivos são extremamente importantes para a vida na Terra e desempenham funções vitais nos ecossistemas em que vivem.

FAQs

1 – Todos os seres pluricelulares possuem células especializadas?

Sim, todos os seres pluricelulares possuem células especializadas para realizar funções específicas. Isso permite que o organismo como um todo tenha um desempenho mais eficiente e garanta a sobrevivência da espécie.

2 – Todos os seres unicelulares são microscópicos?

Sim, todos os seres unicelulares são microscópicos, pois são compostos por apenas uma célula e, portanto, são muito pequenos.

3 – Existem seres vivos que são ao mesmo tempo unicelulares e pluricelulares?

Não, não existem seres vivos que sejam ao mesmo tempo unicelulares e pluricelulares. Um organismo é considerado unicelular quando é composto por apenas uma célula, enquanto um organismo é considerado pluricelular quando é composto por mais de uma célula.

Related video of diferencie seres unicelulares de pluricelulares

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait