Diferenças Entre Will E Going To

Reza August 7, 2021
Will vs. Going to Differences Between Will and Going to English As A

Na língua inglesa, existem diversas formas de expressar o futuro. Duas delas são o “will” e o “going to”. Ambas são usadas para indicar ações que acontecerão depois do momento presente, mas possuem diferenças sutis em sua utilização.

Will

“Will” é usado para expressar uma decisão ou uma ação que é tomada no momento da fala. É uma forma de expressar uma ideia de incerteza ou de uma ação que não estava planejada anteriormente.

Algumas situações em que o “will” é usado:

  • Decisões tomadas na hora
  • Predição de eventos futuros
  • Expressar promessas ou ameaças

Exemplos:

  • I’ll have a salad for lunch. (Eu vou comer uma salada no almoço – decisão tomada na hora)
  • It will rain tomorrow. (Vai chover amanhã – predição de um evento futuro)
  • I promise I’ll be on time. (Eu prometo que vou chegar na hora – expressando uma promessa)

Going to

“Going to” é usado para expressar uma ação que já foi planejada ou que há uma intenção de ser realizada no futuro próximo. É uma forma de expressar uma ideia de certeza ou de uma ação que já estava prevista anteriormente.

Algumas situações em que o “going to” é usado:

For more information, please click the button below.
  • Planos e intenções futuras
  • Predição de eventos futuros com base em evidências presentes
  • Expressar algo que está prestes a acontecer

Exemplos:

  • I’m going to visit my grandparents this weekend. (Eu vou visitar meus avós neste fim de semana – plano futuro)
  • Look at those dark clouds, it’s going to rain soon. (Olha essas nuvens escuras, vai chover em breve – predição baseada em evidências presentes)
  • She’s going to have a baby next month. (Ela vai ter um bebê no próximo mês – algo que está prestes a acontecer)

Diferenças principais

Embora tanto “will” quanto “going to” sejam usados para falar sobre o futuro, existem algumas diferenças principais entre eles:

  • O “will” é usado para expressar decisões e ações tomadas no momento da fala, enquanto o “going to” é usado para expressar planos e intenções futuras.
  • O “will” é usado para predizer eventos futuros sem base em evidências presentes, enquanto o “going to” é usado para predizer eventos futuros com base em evidências presentes.
  • O “will” é usado para expressar promessas ou ameaças, enquanto o “going to” é usado para expressar algo que está prestes a acontecer.

Exemplos de uso combinado

Muitas vezes, o “will” e o “going to” podem ser usados juntos para falar sobre o futuro em uma mesma sentença. Isso pode acontecer quando há uma ideia de que algo foi planejado anteriormente, mas também há uma incerteza sobre isso.

Exemplos:

  • I’m going to study for my exam, but if I don’t feel prepared, I’ll ask for help. (Eu vou estudar para minha prova, mas se eu não me sentir preparado, eu vou pedir ajuda – uma ação planejada com incerteza)
  • We’re going to have a barbecue tomorrow, but if it rains, we’ll have to cancel it. (Nós vamos fazer um churrasco amanhã, mas se chover, teremos que cancelar – um plano com incerteza)

Conclusão

Em resumo, tanto o “will” quanto o “going to” são usados para falar sobre o futuro em inglês, mas possuem diferenças sutis em sua utilização. O “will” é usado para expressar decisões tomadas no momento da fala e predizer eventos futuros sem base em evidências presentes, enquanto o “going to” é usado para expressar planos e intenções futuras e predizer eventos futuros com base em evidências presentes.

FAQs

1. Qual é a diferença entre “I’m going to eat pizza for dinner” e “I’ll eat pizza for dinner”?

A diferença principal é que “I’m going to eat pizza for dinner” indica que você já tinha planejado comer pizza para o jantar. Por outro lado, “I’ll eat pizza for dinner” indica que você tomou a decisão de comer pizza no momento da fala.

2. Em que situações é mais comum usar o “will”?

O “will” é mais comumente usado para expressar decisões tomadas no momento da fala e para predizer eventos futuros sem base em evidências presentes. Alguns exemplos incluem expressar promessas ou ameaças, fazer pedidos e oferecer ajuda.

3. O “going to” pode ser usado para expressar algo que acontecerá no futuro distante?

Não necessariamente. O “going to” é mais comumente usado para expressar planos e intenções futuras que acontecerão em um futuro próximo ou imediato. Para expressar algo que acontecerá em um futuro distante, outras formas verbais podem ser mais adequadas, como o “will” ou o “future continuous”.

Related video of diferenças entre will e going to

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait