Diferenças Entre Plantas C3, C4 E Cam

Reza June 20, 2021
Plantas C3, C4 y CAM Intagri S.C.

As plantas são seres vivos capazes de realizar fotossíntese e produzir seu próprio alimento. Existem diferentes tipos de plantas, cada uma com características próprias e adaptações a diferentes ambientes. Entre as principais diferenças entre as plantas estão os mecanismos de fixação de carbono, que podem ser classificados em três tipos principais: C3, C4 e CAM.

Plantas C3

As plantas C3 são as mais comuns e representam cerca de 95% das espécies vegetais existentes. Elas recebem esse nome porque o primeiro produto da fixação de carbono é uma molécula de três carbonos, o ácido 3-fosfoglicérico (PGA).

Na fotossíntese das plantas C3, a captação de CO2 e a fixação de carbono ocorrem simultaneamente em uma única célula, chamada de célula do mesofilo. Durante o dia, a planta abre seus estômatos para captar CO2 e liberar O2, e assim realizar a fotossíntese. Porém, com a abertura dos estômatos, há também perda de água por evaporação, o que pode ser um problema em ambientes secos.

As plantas C3 são mais eficientes em ambientes com temperatura amena e alta umidade relativa do ar, pois nesses ambientes a perda de água é menor e há uma maior oferta de CO2. Porém, em ambientes quentes e secos, a eficiência das plantas C3 é reduzida, pois a perda de água é maior e a oferta de CO2 é menor.

Plantas C4

As plantas C4, ao contrário das plantas C3, têm mecanismos de fixação de carbono mais eficientes em ambientes quentes e secos. Elas recebem esse nome porque o primeiro produto da fixação de carbono é uma molécula de quatro carbonos, o ácido oxalacético.

Na fotossíntese das plantas C4, a captação de CO2 e a fixação de carbono ocorrem em células diferentes. As células que captam CO2, chamadas de células do mesofilo, transferem o CO2 para as células do feixe vascular, onde ocorre a fixação de carbono. Esse processo requer mais energia, mas permite uma redução na perda de água por evaporação, pois os estômatos podem ficar fechados por mais tempo.

For more information, please click the button below.

As plantas C4 são mais eficientes em ambientes quentes e secos, pois conseguem captar CO2 mesmo com os estômatos fechados, reduzindo assim a perda de água. Porém, em ambientes com temperatura amena e alta umidade relativa do ar, a eficiência das plantas C4 é menor do que a das plantas C3.

Plantas CAM

As plantas CAM (Crassulacean Acid Metabolism, em inglês) são plantas que realizam a fotossíntese de forma especial, adaptada a ambientes áridos e quentes. Elas recebem esse nome porque o ácido oxalacético, produzido na fixação de carbono, é armazenado durante a noite e liberado durante o dia, quando ocorre a fotossíntese.

Na fotossíntese das plantas CAM, a captação de CO2 e a fixação de carbono ocorrem em momentos diferentes. Durante a noite, os estômatos ficam abertos para captar CO2, que é fixado em ácido málico ou outro ácido orgânico. Durante o dia, os estômatos ficam fechados para reduzir a perda de água, e o ácido orgânico é quebrado para liberar o CO2, que é usado na fotossíntese.

As plantas CAM são mais eficientes em ambientes áridos e quentes, pois conseguem reduzir a perda de água durante o dia. Porém, a fotossíntese é mais lenta do que nas plantas C3 e C4, o que pode limitar o crescimento das plantas.

Conclusão

As plantas C3, C4 e CAM são diferentes em relação aos mecanismos de fixação de carbono, e cada uma delas tem adaptações específicas a diferentes ambientes. As plantas C3 são as mais comuns e eficientes em ambientes com temperatura amena e alta umidade relativa do ar, enquanto as plantas C4 são mais eficientes em ambientes quentes e secos. As plantas CAM são adaptadas a ambientes áridos e quentes, e realizam a fotossíntese de forma especial, armazenando o ácido oxalacético durante a noite e o liberando durante o dia.

FAQs

1. Todas as plantas são classificadas como C3, C4 ou CAM?

Não, existem outras classificações além das plantas C3, C4 e CAM, mas essas são as mais comuns e representam a maioria das espécies vegetais existentes.

2. As plantas C4 são mais eficientes do que as plantas C3 em todos os ambientes quentes e secos?

Não, as plantas C4 são mais eficientes do que as plantas C3 em ambientes quentes e secos, mas em ambientes com temperatura amena e alta umidade relativa do ar, a eficiência das plantas C4 é menor do que a das plantas C3.

3. As plantas CAM têm maior eficiência fotossintética do que as plantas C3 e C4?

Não, a fotossíntese das plantas CAM é mais lenta do que a das plantas C3 e C4, o que pode limitar o crescimento das plantas. Porém, as plantas CAM são adaptadas a ambientes áridos e quentes, e conseguem reduzir a perda de água durante o dia.

Related video of diferenças entre plantas c3 c4 e cam

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait