Diferenças Entre Briófitas E Pteridófitas

Reza June 13, 2021
Biologia Geral Briófitas e Pteridófitas

As briófitas e pteridófitas são dois grupos de plantas que apresentam diversas diferenças. Neste artigo, vamos abordar as principais características que diferenciam esses dois grupos.

O que são Briófitas?

As briófitas são plantas pequenas, geralmente com menos de 5 centímetros de altura, que crescem em ambientes úmidos e sombreados. Essas plantas não possuem vasos condutores de seiva, o que significa que não são capazes de transportar água e nutrientes de uma parte da planta para outra.

As briófitas apresentam uma fase reprodutiva haploide (n), ou seja, o número de cromossomos é reduzido pela metade em relação às células somáticas. Além disso, essas plantas não apresentam flores, frutos ou sementes e se reproduzem por meio de esporos.

Entre as briófitas, podemos citar os musgos, hepáticas e antóceros. Essas plantas são importantes para o equilíbrio ecológico de ecossistemas terrestres e aquáticos, pois são capazes de reter água e nutrientes, além de servirem de abrigo e alimento para diversos animais.

O que são Pteridófitas?

As pteridófitas são plantas maiores que as briófitas, podendo atingir até 30 metros de altura. Essas plantas apresentam vasos condutores de seiva, o que significa que são capazes de transportar água e nutrientes de uma parte da planta para outra.

As pteridófitas apresentam uma fase reprodutiva diploide (2n), ou seja, o número de cromossomos é igual ao das células somáticas. Além disso, essas plantas também não apresentam flores, frutos ou sementes e se reproduzem por meio de esporos.

For more information, please click the button below.

Entre as pteridófitas, podemos citar as samambaias, avencas e cavalinhas. Essas plantas são importantes para a manutenção dos ecossistemas terrestres, pois são capazes de fixar carbono e produzir oxigênio por meio da fotossíntese.

Principais diferenças entre Briófitas e Pteridófitas

A seguir, apresentamos as principais diferenças entre briófitas e pteridófitas:

  • Tamanho: as briófitas são plantas pequenas, geralmente com menos de 5 centímetros de altura, enquanto as pteridófitas podem atingir até 30 metros de altura.
  • Vasos condutores de seiva: as briófitas não possuem vasos condutores de seiva, enquanto as pteridófitas possuem.
  • Fase reprodutiva: as briófitas apresentam uma fase reprodutiva haploide (n), enquanto as pteridófitas apresentam uma fase reprodutiva diploide (2n).
  • Método de reprodução: tanto as briófitas quanto as pteridófitas se reproduzem por meio de esporos.
  • Presença de flores, frutos e sementes: tanto as briófitas quanto as pteridófitas não apresentam flores, frutos ou sementes.

Importância das Briófitas e Pteridófitas

As briófitas e pteridófitas são plantas importantes para a manutenção dos ecossistemas terrestres e aquáticos. Essas plantas são capazes de reter água e nutrientes, além de servirem de abrigo e alimento para diversos animais.

Além disso, as pteridófitas são importantes para a produção de oxigênio e fixação de carbono por meio da fotossíntese. Já as briófitas são importantes para a manutenção de ecossistemas aquáticos, pois são capazes de absorver nutrientes e reduzir a poluição da água.

Conclusão

Em resumo, as briófitas e pteridófitas são dois grupos de plantas que apresentam diferenças quanto ao tamanho, presença de vasos condutores de seiva, fase reprodutiva, método de reprodução e presença de flores, frutos e sementes. Ambas são importantes para a manutenção dos ecossistemas terrestres e aquáticos, sendo capazes de reter água e nutrientes e servir de abrigo e alimento para diversos animais.

FAQs

1. Qual é a diferença entre briófitas e pteridófitas?

As principais diferenças entre briófitas e pteridófitas são o tamanho, a presença de vasos condutores de seiva, a fase reprodutiva, o método de reprodução e a presença de flores, frutos e sementes.

2. Qual é a importância das briófitas e pteridófitas?

As briófitas e pteridófitas são importantes para a manutenção dos ecossistemas terrestres e aquáticos, sendo capazes de reter água e nutrientes e servir de abrigo e alimento para diversos animais. Além disso, as pteridófitas são importantes para a produção de oxigênio e fixação de carbono por meio da fotossíntese. Já as briófitas são importantes para a manutenção de ecossistemas aquáticos, pois são capazes de absorver nutrientes e reduzir a poluição da água.

3. Quais são as principais briófitas e pteridófitas?

Entre as briófitas, podemos citar os musgos, hepáticas e antóceros. Já entre as pteridófitas, podemos citar as samambaias, avencas e cavalinhas.

Related video of diferenças entre briofitas e pteridofitas

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait