Diferença Entre Muçulmano E Islâmico

Reza January 4, 2022
Jardim de Pedra O "Hijab" ou Véu Islâmico

Embora os termos “muçulmano” e “islâmico” sejam frequentemente usados ​​como sinônimos, eles têm significados diferentes. Ambos os termos estão relacionados à religião do Islã, mas referem-se a coisas diferentes dentro dessa religião.

Muçulmano

Muçulmano é uma pessoa que segue a religião do Islã. O Islã é uma religião monoteísta que se originou na Península Arábica no século VII. O Islã é baseado em um livro sagrado chamado Alcorão, que contém as palavras de Alá, o Deus do Islã. Os muçulmanos acreditam que o Alcorão é a palavra literal de Deus e que foi revelado ao profeta Maomé através do anjo Gabriel.

Os muçulmanos têm cinco pilares da fé que são considerados essenciais para a sua prática religiosa:

  • Shahada – a declaração de fé
  • Salat – a oração diária
  • Zakat – a caridade
  • Sawm – o jejum durante o mês sagrado do Ramadã
  • Hajj – a peregrinação a Meca, que todo muçulmano deve tentar fazer pelo menos uma vez na vida se tiver recursos financeiros e físicos para isso.

Os muçulmanos também seguem a lei islâmica, chamada de Sharia, que governa todos os aspectos da vida, desde a oração até os negócios e relações familiares.

Islâmico

Islâmico é um termo mais amplo que é usado para se referir a tudo o que está relacionado ao Islã. Por exemplo, a arte islâmica é a arte produzida por muçulmanos ou em países onde o Islã é a religião predominante. A arquitetura islâmica é a arquitetura produzida em países muçulmanos ou por arquitetos muçulmanos. A filosofia islâmica é a filosofia que se desenvolveu dentro da tradição muçulmana.

Assim, o termo “islâmico” é mais geral do que o termo “muçulmano”. Enquanto “muçulmano” se refere especificamente a uma pessoa que segue a religião do Islã, “islâmico” pode se referir a coisas que não estão diretamente relacionadas à religião em si, mas que se originaram ou estão associadas ao mundo muçulmano ou à cultura islâmica.

For more information, please click the button below.

Conclusão

Embora “muçulmano” e “islâmico” sejam frequentemente usados ​​como sinônimos, eles têm significados diferentes. Um muçulmano é uma pessoa que segue a religião do Islã, enquanto o termo “islâmico” se refere a tudo o que está relacionado ao Islã, incluindo coisas que não estão diretamente relacionadas à religião em si.

FAQs

O que é a Sharia?

A Sharia é a lei islâmica que governa a vida dos muçulmanos. Ela inclui as leis religiosas, sociais e morais que regem todos os aspectos da vida, desde a oração até os negócios e relações familiares. A Sharia é baseada nos ensinamentos do Alcorão e da Sunnah (os hábitos e práticas do profeta Maomé).

Qual é a diferença entre sunitas e xiitas?

O Islã é dividido em duas principais ramificações: o sunismo e o xiismo. A principal diferença entre sunitas e xiitas é a questão da sucessão do profeta Maomé. Os sunitas acreditam que os califas (líderes políticos) devem ser escolhidos pelos muçulmanos, enquanto os xiitas acreditam que os líderes devem ser membros da família do profeta. Além disso, existem diferenças menores em termos de práticas religiosas e teologia.

Quantos muçulmanos existem no mundo?

De acordo com estimativas recentes, existem cerca de 1,8 bilhões de muçulmanos no mundo, o que representa cerca de 24% da população mundial.

Related video of diferença entre muçulmano e islamico

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait