Diferença Entre Apóstolo E Discípulo

Reza November 26, 2021
Discípulo e Apóstolo. Você sabe qual é a diferença? Altair Fonseca

Na tradição cristã, as figuras do apóstolo e do discípulo são frequentemente mencionadas em textos bíblicos e em outras fontes religiosas. Embora ambos os termos sejam usados ​​intercambiavelmente em alguns contextos, há diferenças significativas entre os dois. Neste artigo, vamos explorar as diferenças entre apóstolo e discípulo.

O que é um Discípulo?

Um discípulo é alguém que segue um líder religioso, aprendendo com ele e tentando imitar suas práticas e ensinamentos. O termo “discípulo” vem do latim “discipulus”, que significa “aluno”. Na tradição cristã, os discípulos de Jesus são frequentemente mencionados, e eles eram os doze homens que Jesus escolheu para serem seus seguidores mais próximos. Os discípulos de Jesus eram considerados seus aprendizes, e sua missão era aprender com ele e espalhar sua mensagem pelo mundo.

Características de um Discípulo

  • Segue um líder religioso
  • Aprende com ele
  • Tenta imitar suas práticas e ensinamentos
  • Pode ser um estudante ou aprendiz

O que é um Apóstolo?

Um apóstolo é alguém que é enviado em uma missão para espalhar a mensagem de uma religião. O termo “apóstolo” vem do grego “apostolos”, que significa “enviado”. Na tradição cristã, Jesus escolheu doze homens para serem seus apóstolos, e sua missão era espalhar a mensagem de Jesus pelo mundo. Os apóstolos eram considerados líderes religiosos, e eles eram responsáveis ​​por estabelecer igrejas e liderar comunidades de fiéis.

Características de um Apóstolo

  • É enviado em uma missão para espalhar a mensagem de uma religião
  • Pode ser um líder religioso
  • Responsável por estabelecer igrejas e liderar comunidades de fiéis

Diferenças entre um Discípulo e um Apóstolo

Embora haja algumas semelhanças entre um discípulo e um apóstolo, existem também algumas diferenças importantes entre os dois. Algumas das principais diferenças são:

  • Um discípulo é um seguidor próximo de um líder religioso, enquanto um apóstolo é enviado para espalhar a mensagem de uma religião.
  • Um discípulo é um aprendiz que segue o exemplo de seu líder religioso, enquanto um apóstolo é um líder religioso que estabelece igrejas e lidera comunidades de fiéis.
  • Os discípulos de Jesus eram os doze homens que ele escolheu como seus seguidores mais próximos, enquanto Jesus escolheu doze homens para serem seus apóstolos.
  • Os discípulos de Jesus eram responsáveis ​​por aprender com ele e espalhar sua mensagem pelo mundo, enquanto os apóstolos de Jesus eram responsáveis ​​por liderar comunidades de fiéis e estabelecer igrejas.

Conclusão

Em resumo, a principal diferença entre um discípulo e um apóstolo é que um discípulo é um seguidor próximo de um líder religioso que aprende com ele e tenta imitar suas práticas e ensinamentos, enquanto um apóstolo é enviado em uma missão para espalhar a mensagem de uma religião e pode ser um líder religioso que estabelece igrejas e lidera comunidades de fiéis. Embora ambos os termos sejam usados ​​intercambiavelmente em alguns contextos, é importante entender suas diferenças para uma compreensão mais clara da tradição cristã.

FAQs

1. Todos os discípulos de Jesus se tornaram apóstolos?

Não, apenas os doze homens que Jesus escolheu para serem seus apóstolos se tornaram apóstolos. Os outros discípulos de Jesus continuaram a seguir seus ensinamentos e espalhar sua mensagem, mas não eram considerados apóstolos.

For more information, please click the button below.

2. Os apóstolos de Jesus eram todos homens?

Sim, os doze homens que Jesus escolheu para serem seus apóstolos eram todos homens. Na época, a sociedade era altamente patriarcal e as mulheres não tinham muita influência na vida pública.

3. Existem apóstolos na tradição cristã hoje em dia?

Alguns ramos do cristianismo, como a Igreja Católica, ainda usam o termo “apóstolo” para se referir a certos líderes religiosos. No entanto, o uso do termo é mais limitado do que na época de Jesus, e a maioria das igrejas cristãs modernas usa outros termos, como “pastor” ou “bispo”, para se referir a seus líderes religiosos.

Related video of diferença entre apostolo e discipulo

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait