Determinar A Quantidade De Elétrons Que Deve Ser Perdida

Reza March 17, 2023
Quantos Eletrons Devem Ser Retirados EDUCA

Para determinar a quantidade de elétrons que deve ser perdida, é necessário primeiro entender o que significa perder elétrons e como isso afeta um átomo. Cada átomo contém elétrons em suas camadas externas, que são responsáveis ​​pela reatividade química do átomo. Quando um átomo perde elétrons, ele se torna positivamente carregado, pois agora há mais prótons do que elétrons no núcleo. Isso é conhecido como um íon positivo.

O que é um íon?

Um íon é um átomo ou molécula que perdeu ou ganhou elétrons, resultando em uma carga elétrica líquida positiva ou negativa. Quando um átomo perde elétrons, ele se torna um íon positivo, enquanto quando ganha elétrons, ele se torna um íon negativo.

Por que os átomos perdem elétrons?

Os átomos perdem elétrons para formar íons positivos para atingir uma configuração eletrônica estável, que é a configuração eletrônica de um gás nobre. Os gases nobres têm uma configuração eletrônica completa em suas camadas externas, tornando-os muito estáveis. Quando um átomo perde elétrons, ele pode atingir uma configuração eletrônica semelhante à de um gás nobre, tornando-se mais estável.

Como calcular a quantidade de elétrons que deve ser perdida?

Para calcular a quantidade de elétrons que deve ser perdida, é necessário olhar para a localização do elemento na tabela periódica. Os elementos na coluna 1 da tabela periódica, conhecidos como metais alcalinos, têm uma camada externa com apenas um elétron. Esses elementos tendem a perder esse elétron para atingir uma configuração eletrônica semelhante à de um gás nobre.

Por exemplo, o sódio (Na) é um metal alcalino com uma configuração eletrônica de 2-8-1. Ele tem um elétron em sua camada externa, que pode ser perdido para atingir uma configuração eletrônica de 2-8, semelhante à do gás nobre neônio (Ne). Portanto, o sódio precisa perder um elétron para se tornar um íon positivo.

Da mesma forma, os elementos na coluna 2 da tabela periódica, conhecidos como metais alcalino-terrosos, têm duas camadas externas com dois elétrons na camada mais externa. Esses elementos tendem a perder dois elétrons para atingir uma configuração eletrônica semelhante à de um gás nobre.

For more information, please click the button below.

Por exemplo, o magnésio (Mg) é um metal alcalino-terroso com uma configuração eletrônica de 2-8-2. Ele tem dois elétrons em sua camada externa, que podem ser perdidos para atingir uma configuração eletrônica de 2-8, semelhante à do gás nobre neônio (Ne). Portanto, o magnésio precisa perder dois elétrons para se tornar um íon positivo.

Qual é a importância de saber a quantidade de elétrons que deve ser perdida?

Saber a quantidade de elétrons que deve ser perdida é importante porque isso ajuda a prever a reatividade de um elemento e como ele reage com outros elementos. Além disso, saber a quantidade de elétrons que um elemento pode perder ajuda na compreensão de como os íons se formam e como eles interagem em soluções químicas.

Exemplo de cálculo da quantidade de elétrons que deve ser perdida

Para calcular a quantidade de elétrons que deve ser perdida, vamos usar o alumínio (Al) como exemplo. O alumínio está localizado na coluna 3 da tabela periódica, o que significa que tem três elétrons em sua camada externa. Para atingir uma configuração eletrônica semelhante à do gás nobre neônio (Ne), o alumínio precisa perder três elétrons. Portanto, a quantidade de elétrons que o alumínio deve perder é de três.

Conclusão

Em resumo, a perda de elétrons é uma forma pela qual os átomos atingem uma configuração eletrônica mais estável. Saber a quantidade de elétrons que deve ser perdida ajuda a prever a reatividade do elemento e como ele reage com outros elementos. Além disso, entender como os íons se formam e interagem é importante para a compreensão da química.

FAQs

1. Todos os elementos perdem elétrons?

Não, nem todos os elementos perdem elétrons. Os elementos na coluna 8 da tabela periódica, conhecidos como gases nobres, têm uma configuração eletrônica completa em suas camadas externas e, portanto, não precisam ganhar ou perder elétrons.

2. O que acontece quando um átomo ganha elétrons?

Quando um átomo ganha elétrons, ele se torna negativamente carregado, pois agora há mais elétrons do que prótons no núcleo. Isso é conhecido como um íon negativo.

3. Há alguma diferença entre perder elétrons e doar elétrons?

Não, perder elétrons e doar elétrons são termos equivalentes e significam a mesma coisa. Quando um átomo perde elétrons, ele está doando esses elétrons para outro átomo ou molécula.

Related video of determine a quantidade de elétrons que deve ser perdida

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait