Declaração De Vetor Em C

Reza October 9, 2021
Exercício utilizando vetores em linguagem C Aula 3 YouTube

Em C, um vetor é uma coleção de elementos do mesmo tipo armazenados em uma posição contígua na memória. Para declarar um vetor em C, é necessário especificar o tipo de dados dos elementos do vetor e o número de elementos que o vetor pode armazenar.

Sintaxe da declaração de vetor em C

A sintaxe da declaração de vetor em C é a seguinte:

tipo_de_dado nome_do_vetor[tamanho_do_vetor];

Onde:

  • tipo_de_dado: o tipo de dados dos elementos do vetor, como int, float, char, etc.
  • nome_do_vetor: o nome que você deseja dar ao vetor.
  • tamanho_do_vetor: o número de elementos que o vetor pode armazenar. Esse valor deve ser um número inteiro positivo.

Exemplos de declaração de vetor em C

Veja alguns exemplos de declaração de vetor em C:

// declaração de um vetor de inteiros com 5 elementos int numeros[5]; char letras[10]; float precos[3];

Acessando os elementos do vetor em C

Os elementos do vetor em C são acessados usando índices. O primeiro elemento do vetor tem o índice 0 e o último elemento tem o índice igual ao tamanho do vetor menos um. Para acessar um elemento específico, você deve usar o nome do vetor seguido pelo índice entre colchetes.

Veja um exemplo:

For more information, please click the button below.
// declaração de um vetor de inteiros com 5 elementos int numeros[5]; numeros[0] = 10; numeros[1] = 20; numeros[2] = 30; numeros[3] = 40; numeros[4] = 50; printf("O terceiro elemento do vetor é: %d", numeros[2]);

A saída desse código será:

O terceiro elemento do vetor é: 30

Inicialização de vetores em C

Em C, é possível inicializar um vetor com valores durante a declaração. Para fazer isso, você pode usar uma lista de valores entre chaves. A quantidade de valores na lista deve ser igual ao tamanho do vetor.

Veja um exemplo:

// declaração de um vetor de inteiros com 5 elementos e inicialização com valores int numeros[5] = {10, 20, 30, 40, 50};

Também é possível inicializar apenas alguns elementos do vetor e deixar o restante com o valor padrão (0 para tipos numéricos e um caractere nulo para tipos de caracteres).

Veja um exemplo:

// declaração de um vetor de inteiros com 5 elementos e inicialização parcial com valores int numeros[5] = {10, 20, 30};

Nesse exemplo, os três primeiros elementos do vetor têm os valores 10, 20 e 30, enquanto os dois últimos elementos têm o valor padrão 0.

Manipulando vetores em C

Em C, é possível realizar diversas operações com vetores, como copiar, comparar, ordenar, entre outras.

Cópia de vetores em C

Para copiar o conteúdo de um vetor para outro em C, você pode usar a função memcpy da biblioteca string.h.

Veja um exemplo:

// declaração de dois vetores de inteiros com 5 elementos cada int numeros1[5] = {10, 20, 30, 40, 50}; int numeros2[5]; memcpy(numeros2, numeros1, 5 * sizeof(int));

Nesse exemplo, a função memcpy copia os cinco elementos do vetor numeros1 para o vetor numeros2.

Comparação de vetores em C

Para comparar dois vetores em C, você pode usar a função memcmp da biblioteca string.h. Essa função retorna 0 se os dois vetores tiverem o mesmo conteúdo e um valor diferente de 0 caso contrário.

Veja um exemplo:

// declaração de dois vetores de inteiros com 5 elementos cada int numeros1[5] = {10, 20, 30, 40, 50}; int numeros2[5] = {10, 20, 30, 40, 50}; if (memcmp(numeros1, numeros2, 5 * sizeof(int)) == 0) { printf("Os vetores numeros1 e numeros2 são iguais.\n"); } else { printf("Os vetores numeros1 e numeros2 são diferentes.\n"); }

Nesse exemplo, a função memcmp compara os dois vetores e imprime a mensagem “Os vetores numeros1 e numeros2 são iguais.”

Ordenação de vetores em C

Para ordenar um vetor em ordem crescente ou decrescente em C, você pode usar a função qsort da biblioteca stdlib.h. Essa função recebe o ponteiro para o vetor, o número de elementos do vetor, o tamanho de cada elemento e uma função de comparação que indica como os elementos devem ser comparados entre si.

Veja um exemplo:

// declaração de um vetor de inteiros com 5 elementos int numeros[5] = {50, 10, 30, 40, 20}; int compare(const void *a, const void *b) { int *x = (int *) a; int *y = (int *) b; return *x - *y; } qsort(numeros, 5, sizeof(int), compare);

Nesse exemplo, a função compare é usada como função de comparação para ordenar o vetor numeros em ordem crescente.

Conclusão

A declaração de vetor em C é uma das operações básicas que você precisa conhecer para trabalhar com essa linguagem. Com a declaração de vetor, você pode criar coleções de elementos do mesmo tipo e manipulá-los de diversas formas.

FAQs

1. Qual é o tamanho máximo de um vetor em C?

O tamanho máximo de um vetor em C depende do compilador e da plataforma que você está usando. Em geral, o tamanho máximo é limitado pela quantidade de memória disponível no sistema.

2. É possível alterar o tamanho de um vetor em C?

Não, em C o tamanho de um vetor é fixo e não pode ser alterado depois da declaração.

3. É possível criar vetores multidimensionais em C?

Sim, em C é possível criar vetores multidimensionais, ou seja, vetores de vetores. Para declarar um vetor multidimensional em C, você deve especificar o número de elementos de cada dimensão do vetor.

Related video of declaração de vetor em c

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait