De Qual Edição Vôlei Passou A Fazer Parte Das Olimpíadas

Reza March 7, 2022
3 (Brasil) X 0 (Argentina) Vôlei masculino passou para as semi finais

O vôlei é um dos esportes mais populares do mundo e tem uma história de sucesso nas Olimpíadas, com muitos momentos memoráveis. Mas você sabe de qual edição ele começou a fazer parte dos jogos olímpicos? Neste artigo, vamos explorar a história do vôlei nas Olimpíadas e descobrir quando ele foi incluído na competição.

História do Vôlei nas Olimpíadas

O vôlei foi criado em 1895 nos Estados Unidos por William G. Morgan, e rapidamente se espalhou pelo mundo. O esporte foi apresentado pela primeira vez nas Olimpíadas em Tóquio, em 1964, como uma modalidade de exibição. Naquela época, o vôlei ainda não era um esporte olímpico oficial.

Em 1968, o vôlei foi oficialmente incluído nos Jogos Olímpicos de Verão, que aconteceram na Cidade do México. A competição contou com a participação de apenas 10 equipes masculinas e não havia competição feminina na época.

No entanto, o esporte cresceu rapidamente em popularidade e, em 1972, foi incluído a competição feminina nas Olimpíadas de Munique. Desde então, o vôlei tem sido um dos esportes mais emocionantes e populares nas Olimpíadas, atraindo multidões de fãs em todo o mundo.

Como Funciona a Competição de Vôlei nas Olimpíadas?

Nas Olimpíadas, a competição de vôlei é dividida em duas categorias: vôlei de quadra e vôlei de praia.

Vôlei de Quadra

No vôlei de quadra, cada equipe é composta por seis jogadores. O objetivo do jogo é marcar pontos, enviando a bola para o campo adversário e impedindo que a bola caia no próprio campo. A equipe que ganhar três sets primeiro vence a partida.

For more information, please click the button below.

Na competição olímpica de vôlei de quadra, as equipes são divididas em dois grupos. Cada grupo joga um round robin, em que cada equipe joga contra todas as outras equipes do grupo. As quatro melhores equipes de cada grupo avançam para as quartas de final, onde jogam em um formato eliminatório até que restem apenas duas equipes para a disputa da medalha de ouro.

Vôlei de Praia

No vôlei de praia, cada equipe é composta por dois jogadores. O objetivo do jogo é marcar pontos, enviando a bola para o campo adversário e impedindo que a bola caia no próprio campo. A equipe que ganhar dois sets primeiro vence a partida.

Na competição olímpica de vôlei de praia, as equipes são divididas em grupos e jogam um round robin. As quatro melhores equipes de cada grupo avançam para as oitavas de final, onde jogam em um formato eliminatório até que restem apenas duas equipes para a disputa da medalha de ouro.

Curiosidades sobre o Vôlei nas Olimpíadas

O vôlei nas Olimpíadas é cheio de momentos históricos e curiosidades interessantes. Aqui estão algumas das mais notáveis:

  • O Brasil é o país com mais medalhas de ouro na história do vôlei olímpico, com cinco no masculino e duas no feminino.
  • O vôlei de praia foi incluído nas Olimpíadas pela primeira vez em Atlanta, em 1996.
  • O vôlei de praia brasileiro é um dos mais bem-sucedidos do mundo, com 13 medalhas olímpicas no total (três de ouro, quatro de prata e seis de bronze).
  • O jogo mais longo da história do vôlei olímpico ocorreu nas Olimpíadas de Pequim, em 2008, quando a Rússia venceu o Brasil por 3 sets a 2 em uma partida que durou 2 horas e 23 minutos.
  • As Olimpíadas de Sydney, em 2000, foram as primeiras a ter uma competição feminina de vôlei de praia.

Conclusão

O vôlei é um esporte emocionante e popular em todo o mundo, e tem uma história de sucesso nas Olimpíadas. Desde sua inclusão como um esporte de exibição em 1964 até se tornar um dos esportes mais populares nas Olimpíadas de hoje, o vôlei tem sido um esporte que atraiu milhões de fãs e produziu inúmeros momentos memoráveis.

FAQs

Qual foi a primeira edição das Olimpíadas em que o vôlei foi incluído?

O vôlei foi incluído pela primeira vez nas Olimpíadas de Verão de 1964, em Tóquio, como uma modalidade de exibição.

Quantas medalhas de ouro o Brasil conquistou no vôlei olímpico?

O Brasil conquistou cinco medalhas de ouro no vôlei masculino e duas no vôlei feminino nas Olimpíadas.

Qual é o jogo mais longo da história do vôlei olímpico?

O jogo mais longo da história do vôlei olímpico ocorreu nas Olimpíadas de Pequim, em 2008, quando a Rússia venceu o Brasil por 3 sets a 2 em uma partida que durou 2 horas e 23 minutos.

Related video of de qual edição vôlei passou a fazer parte das olimpíadas

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait