De Onde Vem A Energia Elétrica Que Abastece As Residências

Reza December 7, 2021
VOCÊ SABE COMO A ENERGIA ELÉTRICA CHEGA ATÉ SUA CASA? Invista no Amanhã

A energia elétrica é uma fonte de energia indispensável para a realização de diversas atividades do nosso cotidiano, desde o uso de eletrodomésticos até a iluminação das ruas. No entanto, muitas pessoas não sabem exatamente de onde vem a energia elétrica que abastece as residências.

Tipos de fontes de energia elétrica

Existem diversas fontes de energia elétrica, sendo as mais comuns:

  • Energia hidrelétrica;
  • Energia térmica;
  • Energia nuclear;
  • Energia eólica;
  • Energia solar.

Energia hidrelétrica

A energia hidrelétrica é gerada a partir da força da água em movimento. Geralmente, são construídas barragens em rios para captar a força da água e transformá-la em energia elétrica. No Brasil, a energia hidrelétrica é a principal fonte de energia elétrica, representando cerca de 65% da matriz energética do país.

Energia térmica

A energia térmica é gerada a partir da queima de combustíveis fósseis, como carvão, óleo ou gás natural. Essa queima produz vapor, que movimenta uma turbina e gera energia elétrica. No entanto, essa fonte de energia é poluente, contribuindo para o aumento da emissão de gases de efeito estufa.

Energia nuclear

A energia nuclear é gerada a partir da fissão de átomos de urânio. Esse processo produz calor, que é utilizado para gerar energia elétrica. Essa fonte de energia é considerada limpa, pois não emite gases de efeito estufa, no entanto, apresenta riscos de acidentes nucleares.

Energia eólica

A energia eólica é gerada a partir da força dos ventos. Geralmente, são instalados grandes aerogeradores em locais com ventos fortes e constantes. Esses aerogeradores captam a energia dos ventos e transformam em energia elétrica.

For more information, please click the button below.

Energia solar

A energia solar é gerada a partir da luz do sol. Geralmente, são instalados painéis solares em locais com grande incidência solar. Esses painéis captam a energia dos raios solares e transformam em energia elétrica. Essa fonte de energia é considerada limpa, pois não emite gases de efeito estufa.

Como a energia elétrica chega às residências?

Após a geração de energia elétrica nas usinas, a energia é transportada por meio de linhas de transmissão até as subestações. Nas subestações, a energia é transformada em uma tensão menor e distribuída por meio de redes de distribuição até as residências, comércios e indústrias.

Como a energia elétrica é medida?

A energia elétrica é medida em quilowatt-hora (kWh). Esse é o resultado da multiplicação da potência dos aparelhos elétricos pela quantidade de tempo que eles são utilizados. Por exemplo, se uma lâmpada de 100 watts é utilizada durante 10 horas, o consumo será de 1 kWh (100 x 10 = 1000 watts/hora = 1 kWh).

Como economizar energia elétrica?

Algumas dicas para economizar energia elétrica são:

  • Apagar as luzes ao sair de um ambiente;
  • Desligar os aparelhos eletrônicos no botão ‘stand by’;
  • Utilizar lâmpadas LED, que consomem menos energia;
  • Optar por eletrodomésticos com selo Procel de eficiência energética;
  • Não deixar a geladeira aberta por muito tempo;
  • Utilizar a máquina de lavar roupa e louça apenas quando estiverem cheias;
  • Utilizar o chuveiro elétrico na posição ‘verão’;
  • Evitar o uso de aparelhos elétricos em horários de pico, quando a tarifa é mais cara.

Conclusão

A energia elétrica é uma fonte de energia indispensável para o nosso cotidiano, sendo utilizada para diversas atividades. No Brasil, a energia hidrelétrica é a principal fonte de energia elétrica, representando cerca de 65% da matriz energética do país. Após a geração de energia elétrica nas usinas, a energia é transportada por meio de linhas de transmissão até as subestações, onde é distribuída para as residências, comércios e indústrias. É importante que todos façam a sua parte para economizar energia elétrica, contribuindo para a preservação do meio ambiente e redução dos custos com a conta de luz.

FAQs

1. A energia elétrica é renovável?

Nem todas as fontes de energia elétrica são renováveis. A energia hidrelétrica, eólica e solar são consideradas fontes de energia renováveis, pois não se esgotam com o uso. Já a energia térmica e nuclear são consideradas fontes de energia não renováveis, pois utilizam recursos finitos.

2. Como é feita a manutenção das redes de distribuição?

A manutenção das redes de distribuição é de responsabilidade das concessionárias de energia elétrica. Essas empresas são responsáveis por garantir a segurança e o bom funcionamento das redes elétricas, por meio de inspeções regulares e reparos necessários.

3. A energia elétrica pode ser armazenada?

Atualmente, não existem tecnologias eficientes para armazenamento em larga escala de energia elétrica. No entanto, estão sendo desenvolvidas diversas soluções para armazenamento de energia, como baterias de lítio e sistemas de armazenamento em hidrogênio.

Related video of de onde vem a energia elétrica que abastece as residências

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait