De O Nome Dos Compostos Abaixo

Reza May 13, 2021
1 De o nome dos compostos abaixo

Nesta questão, será necessário nomear compostos químicos dados, para isso, é importante entender um pouco sobre a nomenclatura de compostos químicos. A nomenclatura é um conjunto de regras que permite nomear os compostos químicos de forma sistemática e universal.

Compostos a serem nomeados:

1) CaCO3

O composto CaCO3 é um sal inorgânico, que pode ser encontrado na natureza em forma de calcário, mármore e giz. A sua fórmula química indica que é composto por um átomo de cálcio (Ca), um átomo de carbono (C) e três átomos de oxigênio (O). Para nomeá-lo, basta seguir as regras de nomenclatura de sais:

  • O primeiro passo é identificar o cátion (íon positivo) e o ânion (íon negativo) que compõem o sal. No caso do CaCO3, o cátion é o cálcio (Ca2+) e o ânion é o íon carbonato (CO32-);
  • O segundo passo é escrever o nome do cátion e, em seguida, o nome do ânion com o sufixo “eto”. No caso do CaCO3, o nome do cátion é cloreto e o do ânion é carbonato, portanto, o nome do composto é cloreto de carbonato.

Portanto, o nome do composto CaCO3 é carbonato de cálcio.

2) H2SO4

O composto H2SO4 é um ácido inorgânico, que é muito utilizado na indústria química e como agente de limpeza doméstica. A sua fórmula química indica que é composto por dois átomos de hidrogênio (H), um átomo de enxofre (S) e quatro átomos de oxigênio (O). Para nomeá-lo, basta seguir as regras de nomenclatura de ácidos:

  • O primeiro passo é identificar o ânion que compõem o ácido. No caso do H2SO4, o ânion é o íon sulfato (SO42-);
  • O segundo passo é escrever o prefixo “ácido” e, em seguida, o nome do ânion com o sufixo “ico”. No caso do H2SO4, o nome do ânion é sulfato, portanto, o nome do composto é ácido sulfúrico.

Portanto, o nome do composto H2SO4 é ácido sulfúrico.

3) NaCl

O composto NaCl é um sal inorgânico, que é conhecido como cloreto de sódio ou sal de cozinha. A sua fórmula química indica que é composto por um átomo de sódio (Na) e um átomo de cloro (Cl). Para nomeá-lo, basta seguir as regras de nomenclatura de sais:

For more information, please click the button below.
  • O primeiro passo é identificar o cátion (íon positivo) e o ânion (íon negativo) que compõem o sal. No caso do NaCl, o cátion é o sódio (Na+) e o ânion é o cloreto (Cl-);
  • O segundo passo é escrever o nome do cátion e, em seguida, o nome do ânion com o sufixo “eto”. No caso do NaCl, o nome do cátion é sódio e o do ânion é cloreto, portanto, o nome do composto é cloreto de sódio.

Portanto, o nome do composto NaCl é cloreto de sódio.

4) NH3

O composto NH3 é um gás incolor e inflamável, que é conhecido como amônia. A sua fórmula química indica que é composto por um átomo de nitrogênio (N) e três átomos de hidrogênio (H). Para nomeá-lo, basta seguir as regras de nomenclatura de compostos binários:

  • O primeiro passo é escrever o nome do elemento menos eletronegativo (geralmente o metal ou o hidrogênio);
  • O segundo passo é escrever o nome do elemento mais eletronegativo (geralmente o não-metal) com o sufixo “eto”.

Portanto, o nome do composto NH3 é amônia.

5) CH4

O composto CH4 é um gás incolor e inflamável, que é conhecido como metano. A sua fórmula química indica que é composto por um átomo de carbono (C) e quatro átomos de hidrogênio (H). Para nomeá-lo, basta seguir as regras de nomenclatura de compostos binários:

  • O primeiro passo é escrever o nome do elemento menos eletronegativo (geralmente o metal ou o hidrogênio);
  • O segundo passo é escrever o nome do elemento mais eletronegativo (geralmente o não-metal) com o sufixo “eto”.

Portanto, o nome do composto CH4 é metano.

Conclusão

Neste exercício, foi possível praticar a nomenclatura de compostos químicos, seguindo as regras estabelecidas pela IUPAC (International Union of Pure and Applied Chemistry). A nomenclatura é fundamental para a comunicação entre os químicos e para a compreensão das propriedades dos compostos químicos.

FAQs

1) Qual a importância da nomenclatura de compostos químicos?

A nomenclatura é importante para a comunicação entre os químicos e para a compreensão das propriedades dos compostos químicos. A nomenclatura permite que os químicos possam descrever os compostos de forma sistemática e universal, o que facilita a compreensão e a aplicação da química em diversas áreas.

2) Como a nomenclatura de compostos químicos é regulamentada?

A nomenclatura de compostos químicos é regulamentada pela IUPAC (International Union of Pure and Applied Chemistry), que é uma organização internacional que estabelece as regras e as convenções para a nomenclatura de compostos químicos. A IUPAC é responsável por garantir que a nomenclatura seja sistemática, universal e coerente com a natureza dos compostos químicos.

3) Quais os principais tipos de compostos químicos?

Os principais tipos de compostos químicos são:

  • Compostos iônicos: são compostos formados por íons, que são átomos ou grupos de átomos com cargas elétricas opostas (cátions e ânions).
  • Compostos moleculares: são compostos formados por moléculas, que são grupos de átomos ligados por ligações covalentes.
  • Compostos orgânicos: são compostos que contêm carbono em sua estrutura, geralmente ligado a hidrogênio, oxigênio, nitrogênio, enxofre e outros elementos.

Related video of de o nome dos compostos abaixo

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait