De Costa Pro Escuro E De Frente Pra Luz

Reza May 16, 2021
Camiseta de costas pro escuro e de frente pra luz no Elo7 Estampa DF

O ditado popular “de costa pro escuro e de frente pra luz” é uma expressão que tem origem na observação da posição do sol em relação a um indivíduo. Quando estamos de costas para o sol, ficamos na sombra, ou seja, no escuro. Já quando estamos de frente para o sol, ficamos na claridade, ou seja, na luz.

Origem do ditado

Não se sabe ao certo a origem do ditado “de costa pro escuro e de frente pra luz”. Entretanto, é possível que tenha surgido por meio da observação dos efeitos da luz do sol sobre o corpo humano.

É importante lembrar que a luz do sol é composta por diversos tipos de raios, como os raios ultravioleta, infravermelho e visíveis. Enquanto a radiação ultravioleta pode ser prejudicial à saúde, a radiação visível é essencial para a produção de vitamina D no organismo.

Assim, estar de frente para a luz do sol pode ser benéfico para a saúde, desde que tomemos os devidos cuidados, como o uso de protetor solar e óculos de sol.

Significado do ditado

O ditado popular “de costa pro escuro e de frente pra luz” é utilizado para fazer referência a uma situação em que uma pessoa está em uma posição desfavorável e precisa mudar de atitude para resolver um problema.

Por exemplo, imagine que uma pessoa está em um trabalho que não gosta, mas que paga bem. Ela está “de costas para o sol”, ou seja, em uma situação desfavorável. Nesse caso, a pessoa precisa “virar de frente para o sol”, ou seja, mudar de atitude e procurar um trabalho que a faça feliz.

For more information, please click the button below.

Assim, o ditado pode ser interpretado como um incentivo para que as pessoas não se conformem com situações desfavoráveis e busquem uma mudança para melhor.

Uso do ditado na cultura popular

O ditado “de costa pro escuro e de frente pra luz” é bastante utilizado na cultura popular brasileira em diferentes contextos, como na música e na literatura.

Por exemplo, na música “Pra não dizer que não falei das flores”, de Geraldo Vandré, há a seguinte estrofe:

Vem, vamos embora Que esperar não é saber Quem sabe faz a hora Não espera acontecer

Nessa estrofe, Vandré utiliza o ditado para incentivar as pessoas a agirem e não esperarem que as coisas aconteçam sozinhas.

Conclusão

O ditado popular “de costa pro escuro e de frente pra luz” é uma expressão que faz referência à posição do sol em relação a uma pessoa. Entretanto, seu significado vai além disso e pode ser interpretado como um incentivo para que as pessoas não se conformem com situações desfavoráveis e busquem uma mudança para melhor. O ditado é bastante utilizado na cultura popular brasileira e pode ser encontrado em músicas e literatura.

FAQs

1. Qual é a origem do ditado “de costa pro escuro e de frente pra luz”?

Não se sabe ao certo a origem do ditado “de costa pro escuro e de frente pra luz”. Entretanto, é possível que tenha surgido por meio da observação dos efeitos da luz do sol sobre o corpo humano.

2. Como o ditado é utilizado na cultura popular brasileira?

O ditado “de costa pro escuro e de frente pra luz” é bastante utilizado na cultura popular brasileira em diferentes contextos, como na música e na literatura.

3. Qual é o significado do ditado “de costa pro escuro e de frente pra luz”?

O ditado “de costa pro escuro e de frente pra luz” é utilizado para fazer referência a uma situação em que uma pessoa está em uma posição desfavorável e precisa mudar de atitude para resolver um problema.

Related video of de costa pro escuro e de frente pra luz

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait