De Acordo Com O Direito Falimentar Embasado Na Lei

Reza June 14, 2022
Direito Falimentar Resumo Completo Falência Julgamentos

O direito falimentar é um ramo do direito empresarial que regula as questões envolvendo falência, recuperação judicial e extrajudicial de empresas. A lei que embasa o direito falimentar no Brasil é a Lei nº 11.101/2005, conhecida como Lei de Falências e Recuperação de Empresas.

Lei de Falências e Recuperação de Empresas

A Lei de Falências e Recuperação de Empresas foi sancionada em 2005 com o objetivo de modernizar a legislação brasileira sobre o tema. A nova lei trouxe mudanças significativas em relação à lei anterior, de 1945, que era considerada ultrapassada e pouco eficaz na solução dos problemas relacionados à falência e recuperação de empresas.

Entre as principais mudanças trazidas pela nova lei, podemos destacar:

  • A criação de mecanismos para a recuperação judicial e extrajudicial de empresas em crise financeira;
  • A instituição de novas regras para a falência de empresas;
  • A ampliação dos direitos dos credores;
  • A criação de órgãos especializados para tratar dos processos de falência e recuperação judicial.

Recuperação Judicial e Extrajudicial

A recuperação judicial e extrajudicial são mecanismos previstos pela Lei de Falências e Recuperação de Empresas para ajudar empresas em crise financeira a se reerguerem.

A recuperação judicial é um processo que permite que a empresa negocie com seus credores um plano de recuperação, que pode envolver a renegociação de dívidas, o pagamento em parcelas, a venda de ativos ou outras medidas que visem a reestruturação da empresa.

Já a recuperação extrajudicial é um processo de negociação entre a empresa e seus credores, sem a necessidade de intervenção do Poder Judiciário. Nesse caso, a empresa negocia diretamente com seus credores um plano de recuperação.

For more information, please click the button below.

Falência de Empresas

A falência de empresas é um processo previsto pela Lei de Falências e Recuperação de Empresas para o caso de empresas que não conseguem se recuperar financeiramente.

Para que uma empresa seja declarada falida, é necessário que ela esteja em situação de insolvência, ou seja, que não tenha condições de pagar suas dívidas. Além disso, é preciso que a empresa tenha sido citada em processo de execução fiscal ou tenha deixado de pagar dívidas trabalhistas.

Uma vez declarada a falência, a empresa é liquidada e seus ativos são vendidos para o pagamento dos credores. A falência também pode levar à responsabilização dos sócios da empresa, caso seja comprovado que houve má gestão ou práticas fraudulentas.

Conclusão

O direito falimentar é um importante ramo do direito empresarial, que regula as questões envolvendo falência e recuperação de empresas. A Lei de Falências e Recuperação de Empresas, em vigor desde 2005, trouxe importantes mudanças na legislação brasileira sobre o tema, criando novos mecanismos para a recuperação judicial e extrajudicial de empresas em crise financeira e ampliando os direitos dos credores.

FAQs

O que é recuperação judicial?

A recuperação judicial é um processo previsto pela Lei de Falências e Recuperação de Empresas que permite que empresas em crise financeira negociem com seus credores um plano de recuperação, com o objetivo de se reerguerem.

Qual a diferença entre recuperação judicial e extrajudicial?

A recuperação judicial é um processo que ocorre com a intervenção do Poder Judiciário, enquanto a recuperação extrajudicial é um processo de negociação entre a empresa e seus credores, sem a necessidade de intervenção do Judiciário.

O que acontece com uma empresa declarada falida?

Uma empresa declarada falida é liquidada e seus ativos são vendidos para o pagamento dos credores. A falência também pode levar à responsabilização dos sócios da empresa, caso seja comprovado que houve má gestão ou práticas fraudulentas.

Related video of de acordo com o direito falimentar embasado na lei

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait