Danças Juninas De Cada Região Do Brasil

Reza June 6, 2022
As cinco maiores festas juninas do Brasil Viagem e Turismo

As danças juninas são uma das principais manifestações culturais do Brasil e são muito populares durante as festas juninas, que acontecem no mês de junho em todo o país. Cada região do Brasil tem suas próprias danças típicas e características, que refletem as tradições, costumes e influências culturais de cada lugar.

Região Norte

Na região Norte do Brasil, as danças juninas são muito influenciadas pelas culturas indígena e africana. As danças mais populares são:

Boi-Bumbá

O Boi-Bumbá é uma dança típica do estado do Amazonas, que conta a história da morte e ressurreição de um boi. A dança é realizada por dois grupos, o grupo do boi vermelho e o grupo do boi azul, que se enfrentam em uma disputa simbólica. A música é acompanhada por instrumentos como maracás, tambores e violas.

Carimbó

O Carimbó é uma dança de origem indígena que é muito popular no Pará. A dança é realizada em pares, com homens e mulheres dançando juntos em movimentos sensuais e ritmados. A música é tocada com instrumentos como tambores, flautas e maracas.

Lundu

O Lundu é uma dança de origem africana que é muito popular em todo o Brasil, mas tem uma presença forte no Pará e no Amazonas. A dança é realizada em pares, com movimentos sensuais e ritmados. A música é tocada com instrumentos como tambores e chocalhos.

Região Nordeste

Na região Nordeste do Brasil, as danças juninas são muito influenciadas pelas culturas indígena, africana e europeia. As danças mais populares são:

For more information, please click the button below.

Bumba-Meu-Boi

O Bumba-Meu-Boi é uma dança típica do Maranhão, que conta a história da morte e ressurreição de um boi. A dança é realizada por vários grupos, cada um com seu próprio boi e sua própria história. A música é tocada com instrumentos como zabumbas, caixas, tambores e pandeiros.

Quadrilha

A Quadrilha é uma dança que tem origem na França e foi trazida para o Brasil pelos colonizadores portugueses. É uma dança coletiva, realizada por casais que seguem um roteiro pré-definido de passos e movimentos. A música é tocada com instrumentos como violões, sanfonas e zabumbas.

Coco

O Coco é uma dança de origem africana que é muito popular em todo o Nordeste do Brasil. É uma dança coletiva, realizada por homens e mulheres que batem palmas e cantam em coro. A música é tocada com instrumentos como tambores, ganzás e agogôs.

Região Centro-Oeste

Na região Centro-Oeste do Brasil, as danças juninas são influenciadas pelas culturas indígena, africana e europeia. As danças mais populares são:

Catira

A Catira é uma dança típica de Goiás, que tem origem indígena. É uma dança coletiva, realizada por homens que batem os pés no chão e fazem movimentos ritmados. A música é tocada com instrumentos como violas, violões e caixas.

Siriri

O Siriri é uma dança típica do Mato Grosso, que tem origem indígena. É uma dança coletiva, realizada por homens que fazem movimentos ritmados e cantam em coro. A música é tocada com instrumentos como violas, violões e caixas.

Congo

O Congo é uma dança de origem africana que é muito popular em todo o Centro-Oeste do Brasil. É uma dança coletiva, realizada por homens que batem tambores e fazem movimentos ritmados. A música é tocada com instrumentos como tambores, ganzás e agogôs.

Região Sudeste

Na região Sudeste do Brasil, as danças juninas são influenciadas pelas culturas africana e europeia. As danças mais populares são:

Caiapó

O Caiapó é uma dança típica de São Paulo, que tem origem indígena. É uma dança coletiva, realizada por homens que batem os pés no chão e fazem movimentos ritmados. A música é tocada com instrumentos como violas, violões e caixas.

Catira Paulista

A Catira Paulista é uma dança típica de São Paulo, que tem origem indígena. É uma dança coletiva, realizada por homens que batem os pés no chão e fazem movimentos ritmados. A música é tocada com instrumentos como violas, violões e caixas.

Fandango

O Fandango é uma dança de origem europeia que é muito popular em todo o litoral de São Paulo. É uma dança coletiva, realizada por homens que tocam violões, pandeiros e caixas. A dança é acompanhada por uma espécie de sapateado e movimentos rítmicos.

Região Sul

Na região Sul do Brasil, as danças juninas são influenciadas pelas culturas europeia e indígena. As danças mais populares são:

Chimarrita

A Chimarrita é uma dança típica do Rio Grande do Sul, que tem origem europeia. É uma dança coletiva, realizada por homens e mulheres que dançam em pares. A música é tocada com instrumentos como violões, sanfonas e acordeões.

Xote

O Xote é uma dança típica do Rio Grande do Sul, que tem origem europeia. É uma dança coletiva, realizada por homens e mulheres que dançam em pares. A música é tocada com instrumentos como violões, sanfonas e acordeões.

Vanerão

O Vanerão é uma dança típica do Rio Grande do Sul, que tem origem europeia. É uma dança coletiva, realizada por homens e mulheres que dançam em pares. A música é tocada com instrumentos como violões, sanfonas e acordeões.

Conclusão

As danças juninas são uma das principais manifestações culturais do Brasil e cada região tem suas próprias danças típicas e características. Essas danças refletem as tradições, costumes e influências culturais de cada lugar, mostrando a diversidade e riqueza cultural do país.

FAQ

1. Quais são as principais danças juninas do Brasil?

Cada região do Brasil tem suas próprias danças juninas típicas, mas algumas das mais populares são: Boi-Bumbá, Carimbó e Lundu (Região Norte); Bumba-Meu-Boi, Quadrilha e Coco (Região Nordeste); Catira, Siriri e Congo (Região Centro-Oeste); Caiapó, Catira Paulista e Fandango (Região Sudeste); Chimarrita, Xote e Vanerão (Região Sul).

2. Qual é a origem das danças juninas?

As danças juninas têm origem em diversas culturas, como a indígena, africana e europeia. No Brasil, essas culturas se misturaram ao longo do tempo, criando danças únicas e típicas de cada região.

3. Quando acontecem as festas juninas no Brasil?

As festas juninas acontecem em todo o Brasil no mês de junho, em comemoração ao dia de São João, que

Related video of danças juninas de cada região do brasil

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait