Dai A César O Que É De César Passagem

Reza December 23, 2022
Liturgia Daí a César o que é de César e a Deus o que é de Deus YouTube

A expressão “dai a César o que é de César” é uma passagem bíblica que se tornou muito conhecida. Ela está presente nos evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas e foi dita por Jesus em resposta a uma pergunta feita pelos fariseus.

Contexto Histórico

Na época em que Jesus viveu, a Palestina estava sob domínio romano. Os judeus eram governados por um rei local, mas o poder real estava nas mãos dos romanos. Isso gerava muitos conflitos entre os judeus e os romanos, que eram considerados pagãos pelos judeus.

Os fariseus eram um grupo religioso judeu que seguia estritamente a lei mosaica. Eles eram muito críticos do governo romano e acreditavam que os judeus deveriam se rebelar contra os romanos e tomar o poder de volta.

Para tentar colocar Jesus em uma situação difícil, os fariseus perguntaram a ele se era correto pagar impostos aos romanos. Se Jesus dissesse que sim, ele seria visto como um traidor pelos judeus. Se dissesse que não, seria acusado de subverter a ordem pública e poderia ser preso pelos romanos.

Significado da Expressão

A resposta de Jesus foi a seguinte: “Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus”. Com essa frase, Jesus mostrou que é possível viver em paz com os governantes, sem abrir mão da fé e dos valores religiosos. Ele pediu que os judeus respeitassem as leis romanas e pagassem os impostos, mas que não abandonassem a sua fé e os seus valores.

Essa expressão se tornou muito conhecida e é usada até hoje para se referir a situações em que é preciso reconhecer a autoridade de alguém ou alguma instituição, sem abrir mão dos próprios valores e princípios.

For more information, please click the button below.

Interpretação Teológica

Além do significado político e social, a expressão “dai a César o que é de César” tem uma interpretação teológica muito interessante. Ela mostra que é possível seguir a Deus e ao mesmo tempo viver em sociedade, respeitando as leis e as autoridades.

Jesus deixou claro que a fé não deve ser uma desculpa para se rebelar contra as autoridades e causar tumultos. Pelo contrário, é preciso viver em paz com todos, respeitando as leis e as autoridades, sem abrir mão dos valores e princípios religiosos.

Essa interpretação é muito importante na sociedade atual, em que muitas vezes há conflitos entre a religião e o Estado. É preciso encontrar um equilíbrio entre a liberdade religiosa e o respeito às leis e às autoridades.

Conclusão

A expressão “dai a César o que é de César” é muito conhecida e tem um significado muito importante. Ela mostra que é possível viver em paz com as autoridades, respeitando as leis e os valores religiosos. É preciso encontrar um equilíbrio entre a liberdade religiosa e o respeito às leis e às autoridades, para que possamos viver em uma sociedade justa e harmoniosa.

FAQs

O que significa “dai a César o que é de César”?

Essa expressão significa que devemos reconhecer a autoridade e os direitos das instituições governamentais, pagando impostos e respeitando as leis, sem abrir mão dos nossos valores religiosos e princípios éticos.

Qual é a importância dessa expressão na sociedade atual?

A expressão “dai a César o que é de César” é muito importante na sociedade atual, em que muitas vezes há conflitos entre a religião e o Estado. Ela mostra que é possível encontrar um equilíbrio entre a liberdade religiosa e o respeito às leis e às autoridades, para que possamos viver em uma sociedade justa e harmoniosa.

Que lições podemos tirar dessa passagem bíblica?

Podemos aprender que é possível seguir a Deus e ao mesmo tempo viver em sociedade, respeitando as leis e as autoridades. É preciso encontrar um equilíbrio entre a liberdade religiosa e o respeito às leis e às autoridades, para que possamos viver em uma sociedade justa e harmoniosa.

Related video of dai a cesar o que é de cesar passagem

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait