Curiosidades Sobre Os Povos Maias

Reza June 19, 2022
Liberte Sua Mente O SEGREDO DOS MAIAS!
Os maias foram uma das mais importantes civilizações pré-colombianas da América Central, que floresceu entre 2000 a.C. e 1500 d.C. A cultura maia foi uma das mais complexas e sofisticadas da época e deixou um grande legado em arte, arquitetura, astronomia, matemática e escrita. Aqui estão algumas curiosidades sobre os povos maias:

1. Sistema de escrita hieroglífica

Os maias foram um dos poucos povos pré-colombianos a desenvolver um sistema de escrita completo. Eles usavam hieróglifos, que eram símbolos que representavam palavras e ideias. Os maias escreviam em livros feitos de casca de árvore e as páginas eram dobradas em forma de acordeão. Infelizmente, a maioria desses livros foi destruída pelos conquistadores espanhóis durante a colonização.

2. Calendários precisos

Os maias eram extremamente avançados em astronomia e matemática. Eles desenvolveram dois calendários: o Tzolkin, que tinha 260 dias e era usado para fins religiosos e adivinhação, e o Haab, que tinha 365 dias e era usado para fins agrícolas e civis. Os maias também usavam um terceiro calendário, chamado de Longa Contagem, que era usado para medir grandes períodos de tempo. Esse calendário começou em 3114 a.C. e terminou em 2012 d.C., o que levou a especulações sobre um possível fim do mundo nessa data.

3. Cidades-estado

Os maias eram organizados em cidades-estado independentes, cada uma governada por um rei. Essas cidades-estado eram frequentemente em guerra entre si, mas também faziam alianças e trocavam recursos. As cidades-estado maias foram construídas em planícies e planaltos, e muitas vezes eram protegidas por muros altos. As maiores cidades-estado maias incluíam Tikal, Copán e Palenque.

4. Pirâmides e templos

Os maias construíram algumas das mais impressionantes estruturas arquitetônicas do mundo antigo, incluindo pirâmides e templos. Essas estruturas eram frequentemente decoradas com esculturas e relevos que retratavam cenas religiosas e rituais. Algumas das mais famosas estruturas maias incluem a Pirâmide do Sol e a Pirâmide da Lua em Teotihuacán, e a Pirâmide de Kukulcán em Chichén Itzá.

5. Jogos de bola

Os maias eram famosos por seus jogos de bola, que eram jogados em uma quadra retangular com paredes inclinadas. Os jogadores usavam as mãos, os cotovelos e os joelhos para passar uma bola pesada feita de borracha. O objetivo do jogo era fazer a bola passar por um aro na parede, o que era extremamente difícil devido à altura e ângulo do aro. Os jogos de bola eram frequentemente acompanhados por música e dança, e às vezes tinham um significado religioso.

6. Declínio misterioso

Apesar de ter sido uma das mais avançadas culturas da época, a civilização maia entrou em colapso no século IX d.C. As razões para o declínio dos maias ainda são um mistério, mas algumas teorias incluem guerras internas, mudanças climáticas, doenças e esgotamento dos recursos naturais. Os maias nunca desapareceram completamente, e muitos de seus descendentes ainda vivem na América Central hoje. Os povos maias foram uma das mais importantes civilizações pré-colombianas da América Central, e deixaram um legado duradouro em arte, arquitetura, astronomia, matemática e escrita. Eles eram extremamente avançados em muitas áreas, incluindo a construção de estruturas arquitetônicas impressionantes, o desenvolvimento de calendários precisos e o uso de um sistema de escrita completo. Apesar de terem entrado em colapso no século IX d.C., os maias ainda são lembrados como uma das culturas mais sofisticadas e fascinantes da história.

For more information, please click the button below.

1. Os maias ainda existem?

Sim, muitos descendentes dos maias ainda vivem na América Central hoje, principalmente nos países de Guatemala, Belize, Honduras e México.

2. Qual foi a religião dos maias?

Os maias tinham uma religião politeísta, com muitos deuses que representavam aspectos da natureza e da vida humana. Eles também acreditavam na vida após a morte e realizavam sacrifícios humanos para apaziguar seus deuses.

3. A civilização maia realmente previu o fim do mundo em 2012?

Não, isso é um equívoco comum. O calendário Longa Contagem dos maias terminou em 2012, mas isso não significa que eles previram o fim do mundo nessa data. Os maias nunca fizeram nenhuma previsão sobre o fim do mundo.

Related video of curiosidades sobre os povos maias

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait